Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Poderia multiplicar cobweb?

micologiadaluz

Hifa
Cadastrado
05/11/2019
29
8
30
Bom tarde irmãos e irmãs!! Me encontro na seguinte situação: fui abrir uns potes agora a tarde para fazer case e dei uma mini noiadinha quanto a esse micélio... Desculpem a ignorância eu ainda não tenho muito o olho pra cobweb e vendo umas fotos na net eu pensei tanto que é cobweb como também que não é, e só aumentou minha dúvida kkkkk. Enfim, o meu medo é que tenho mais um pote que ta assim igual esse, poderia isso ser cobweb ou posso ficar tranquilo?

* o sujo na boca do pote eh vermiculita que tinha na minha luva, e lá atrás é coco coir que caiu na água
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-12-03 at 15.21.17 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-03 at 15.21.17 (2).jpeg
    81.9 KB · Visualizações: 15
  • WhatsApp Image 2019-12-03 at 15.21.17 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-03 at 15.21.17 (1).jpeg
    66.4 KB · Visualizações: 15
  • WhatsApp Image 2019-12-03 at 15.21.17.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-03 at 15.21.17.jpeg
    70 KB · Visualizações: 16
Ufa!! Cara eu tava bem preocupado kkkk, então eu coloquei em uns potinhos de alumínio, aqueles de lasanha... fiz com coco coir e vermiculita..
O casing após colonizado qual seria o melhor choque pra ele Gteach? Frio...dunking ou os dois? Obrigado de novo pelas dicas irmão
Fiz tbm um testezinho com casca de arroz... cultivo sempre shimeji em casca de arroz então tenho sempre bastante desse substrato...,botei junto no coco+verm pra ver o que rola
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-12-03 at 21.49.03.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-03 at 21.49.03.jpeg
    75.5 KB · Visualizações: 4
Upvote 0
Carbohidratos na camada de casing sao contraproducentes.. A idea e que seja o mais inerte possivel..
Qual processo fiz nessa camada antes de colocar sobre o substrato ?

Apos o casing ser colonizado vc propoe DUNKING ?
Acho que vou te retornar para biblioteca..Da uma pesquisada por la.

Eu teria deixado nos potes de vidro que eles estavam e colocado so vermiculita umida e direto no terrario...

Boms estudos !!
 
Última edição:
Upvote 0
Carbohidratos na camada de casing sao contraproducentes.. A idea e que seja o mais inerte possivel..
Qual processo fiz nessa camada antes de colocar sobre o substrato ?

Apos o casing ser colonizado vc propoe DUNKING ?
Acho que vou te retornar para biblioteca..Da uma pesquisada por la.

Eu teria deixado nos potes de vidro que eles estavam e colocado so vermiculita umida e direto no terrario...

Boms estudos !!
Então... não é arroz, é casca de arroz... pensei como o pó de coco é muita lignina, a casca de arroz que tbm é lignina teria o mesmo efeito kkkk mas foi só um teste en ão botei ela pura
Do dunking perguntei mesmo como duvida, tenho o habito de perguntar qlqr possibilidade que me parece surgir kkkk aí me perguntei se dar mais uma boa rehidratada pelo dunking ainda na parte de cima seria uma boa indução dos frutos e seria uma viável, mas pelo jeito não é kkkkk e Gteach, não fiz isso não do dunking no case, coloquei hoje elas pra colonizar, vai uns dias ainda
 
Upvote 0
Então... não é arroz, é casca de arroz... pensei como o pó de coco é muita lignina, a casca de arroz que tbm é lignina teria o mesmo efeito kkkk mas foi só um teste en ão botei ela pura
Do dunking perguntei mesmo como duvida, tenho o habito de perguntar qlqr possibilidade que me parece surgir, perdão pla pergunta boba kkkk me perguntei se dar mais uma boa rehidratada pelo dunking ainda na parte de cima seria uma boa indução dos frutos e seria uma viável, mas pelo jeito não é kkkkk e Gteach, não fiz isso não do dunking no case, coloquei hoje elas pra colonizar, vai uns dias ainda
Outra duvida que eu tenho é sobre o uso de proteína.. no cultivo de shimeji se faz uso de 20g de farelo de soja pra cada 100 g de substrato e da um bom resultado. Sera que seria viavel tambem pro Psilocybe isso? hehehehe valeu!!
 
Última edição:
Upvote 0
Fala os passos de teu cultivo de shimeji..
Sempre estou querendo tentar..
A ver se vc conaegue que seja em esta vez..

Abç
 
Upvote 0
Fala os passos de teu cultivo de shimeji..
Sempre estou querendo tentar..
A ver se vc conaegue que seja em esta vez..

Abç
Então G, como aqui onde moro tem cultivo de arroz eu consigo a casca de arroz bem facil, por isso uso ela como substrato base.
Mas a casca de arroz ela é muito volumosa, por isso eu faço uma mistura entre casca triturada e casca não triturada.
Eu faço uma mistura de 1kg de casca de arroz triturada + uns 3 copos grandes de casca não triturada (eu nem peso isso pq vai dar bem pouco, uso esse copo como medida pra melhorar o tempo de trabalho) + 200 g de farelo de soja + 2g de cal (a proporção é 20% de soja e 2 % de cal). Aí misturo tudo isso, adiciono a água até próximo a capacidade de campo e faço 2 blocos com essa mistura, vão dar blocos de 1,5kg mais ou menos.
Essa mistura de casca moida e não moida foi o pulo do gato... só substrato moído fica tudo muito compacto e pouco aerado, e o substrato puro não moído é ruim pq umas 200g já é um volume enorme, já faz uma bag... essa mistura permite o meio termo ideal.... foi baseado na receita MasterMix do EarthAngel Mushroom do youtube, que usa a proporção 1:1 entre substrato volumoso substrato compacto (casca de soja e serragem).

Depois dos blocos prontos é só autoclavar ou pasteurizar... eu pasteurizo por 2h quando é pra shimeji em latões daqueles de óleo e dá ótimo, raras contaminações até agora, o shimeji é bem brutão
 
Última edição:
Upvote 0
Outra duvida que eu tenho é sobre o uso de proteína.. no cultivo de shimeji se faz uso de 20g de farelo de soja pra cada 100 g de substrato e da um bom resultado. Sera que seria viavel tambem pro Psilocybe isso? hehehehe valeu!!
As veces e melhor nos primeiros cultivos focar no que ja deu resultado e foi testado por outros membros...

Consegue a experiencia e resultados.

Logo vc vai agregando o que vc acha que soma...

Abç
 
Upvote 0
Back
Top