Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Placas de petri

NeuroFX

Viajante
Membro da Staff
Cultivador confiável
23/01/2005
904
83
Uma Placa de Petri, ou caixa de Petri é um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico que os biólogos utilizam para a cultura de micróbios. O nome foi dado a este instrumento de laboratório em honra do bacteriologista alemão J.R. Petri (1852-1921) que a inventou em 1877 quando trabalhava como assistente de Robert Koch. É constituído por duas partes: uma base e uma tampa. (fonte: Wikipedia)

Há várias utilidades para o uso delas em cultivos. O mais comum é adicionar na placa um meio nutritivo (agar-agar + carboidratos) para que o esporo ou micélio possa se desenvolver.

Lojas de materias laboratoriais vendem este produto que vem em vidro ou acrílico. Esta última tem vantagens porque é encontrada esterilizada e tem baixo custo, porém é descartável. A de vidro é mais cara, mas permite a reutilização através da esterilização por calor.
produto72.jpgPlacaas1.JPGtransfer.jpg
 
Back
Top