Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pf Tek Cambodian

Diário de cultivo completo.
Raças
Cambodian
Inoculação
30/11/2023
Inoculação via
Seringa de Micélios
Assepsia (Inoculação)
Ar livre próximo a chama
Aniversário
15/12/2023
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
PF TEK
Substratos
Vermiculita
Farinha de arroz Integral
Agua
Olá queridos!

Vou registrar meu primeiro cultivo caótico, logo depois da minha primeira CL contaminar (muito triste que meu primeiro contato com os fungos já resultou num desastre) comprei outra seringa de micélios e finalmente pude colocar a mão na massa.
Inicialmente ia começar pela técnica Casting porém após conhecer o blog fui convencida de começar pelo PF TEK.

Coloquei a mistura de Vermiculita e FAI em copos de plástico PP5 porém achei difícil o manuseio principalmente pra tampar devido o material ser mole, então iniciantes, deem prioridade pra copos de vidro.
IMG_4699.jpeg

Fiz furos nos e coloquei outra camada de papel alumínio apenas para não entrar agua na esterilização.
Levei na PP com um pano em baixo por 1h30min e deixei esfriando 8h (apenas 4 copos que foi o que coube) E partiu para temida inoculação.

30/11
Limpei todo o meu ambiente e meus materiais com álcool 70%, luvas e máscara, coloquei também uma roda de velas que é o que eu tinha para assepsia.
Coloquei em média 0,5 Ml em cada furo, totalizando 1ml por copo.

IMG_4717.jpeg

Tampei os furos com micropore e levei na incubadora improvisada que futuramente será o terrário.

Hoje 02/12 apenas 2 dias da inoculação já apareceram os primeiros sinais de micélio

IMG_4747.jpeg IMG_4748.jpeg

Que lindosssss
Confesso que estou morrendo de medo de contaminar.
Hoje mesmo pretendo inocular mais 3 copos que estão na panela de pressão.

Logo mais trago as atualizações, até 👋🏻




12/12, doze dias após a inoculação:


Todos os bolos estão sendo colonizados e felizmente, nenhum sinal de contaminante até o momento.

1702401848611.png Que lindo! ❄️


WhatsApp Image 2023-12-12 at 14.20.29.jpeg Esse é o mais avançado dos 7, observando dá pra ver algumas gotículas de agua na parede do copo.


WhatsApp Image 2023-12-12 at 14.20.29 (2).jpeg Outro bem avançado, acho que em alguns poucos dias já vou poder aniversariar esses dois.
Como posso saber exatamente a hora de aniversariar além de observar se está "todo branco" ?


Até o momento estou bem satisfeita com meu primeiro cultivo e feliz por não ter perdido nenhum copo!
Estou planejando testar Garrafas Pet 2L como terrário, uma opção sustentável e barata digamos assim, porém parece ser apertado e ter pouco espaço para frutificação.
Pensando aqui 🧐



15/12 - Aniversário.​


Decidi aniversariar o bolo mais avançado, sei que o mais prudente seria aguardar mais uns dias mas não me controlei kkk

Ele já estava todo branco e apresentando uma textura "algodoada" em cima do copo


WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.24 (1).jpeg WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.25.jpeg



Os micelios subindo pelas paredes, não sei o que significa.

WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.26.jpeg WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.26 (1).jpeg


Como estava com bastante gotículas de agua o copo, não fiz dunk.

O terrário improvisei numa garrafa 5L, decidi não colocar na de 2L porque não quero comprometer a frutificação com pouco espaço.
A tampa vedei com micropore porque é o que tinha em casa, a parte de cima da garrafa está apenas encaixada.

WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.27.jpeg WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.23 (1).jpeg


O bolo está com cheiro característico de cogumelo, com uma consistencia firme.

WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.27 (1).jpeg WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.29.jpeg

Por fim ficou assim! Vou deixar num armario sem tampa recebendo luz indireta.
Estou muito ansiosa para ver o que vai rolar daqui pra frente, estou gostando muito da experiencia de estar cultivando a primeira vez 🤩
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.25.jpeg
    WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.25.jpeg
    137.7 KB · Visualizações: 10
  • WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.24 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2023-12-15 at 13.44.24 (1).jpeg
    171.7 KB · Visualizações: 6
Última edição:
Que massa!! É muito gratificante quando aparece os primeiros sinais! por aqui também foi assim, vou acompanhar o seu diário !

Em relação ao PFTek ser mais indicado é porque evita contaminação por bactéria, o certo é testar a cultura primeiro no agar e depois passar do agar pro grão
 
Que massa!! É muito gratificante quando aparece os primeiros sinais! por aqui também foi assim, vou acompanhar o seu diário !

Em relação ao PFTek ser mais indicado é porque evita contaminação por bactéria, o certo é testar a cultura primeiro no agar e depois passar do agar pro grão
É de fato gratificante, olha como está rizomorfo ❄️❄️❄️
 

Anexos

  • IMG_4920.jpeg
    IMG_4920.jpeg
    1.4 MB · Visualizações: 10
Ruim é ter que esperar, eu estou com um flocão de milho inoculado quase finalizando, hoje pensei que ia ter finalizado e lembrei que não é no meu tempo! kkkkk

O seu myc ta muito bonito!! já tô ansioso por você!
 
Boa noite!
Parabéns pelo cultivo e obrigado por compartilhar.
Eu também faço terrário com esse tipo galão, 5 litros no meu caso. A única diferença é eu fiz dois orifícios, metade da area da tampa, na parte inferior para melhorar a troca de ar, também cobri os orifícios com fita microporo, assim como você fez na tampa.
Estou curioso para ver os resultados, pois é muito, muito parecido a forma com que eu faço.
 
Boa noite!
Parabéns pelo cultivo e obrigado por compartilhar.
Eu também faço terrário com esse tipo galão, 5 litros no meu caso. A única diferença é eu fiz dois orifícios, metade da area da tampa, na parte inferior para melhorar a troca de ar, também cobri os orifícios com fita microporo, assim como você fez na tampa.
Estou curioso para ver os resultados, pois é muito, muito parecido a forma com que eu faço.
da forma que eu fiz o terrário não ficou muito funcional, a troca gasosa não estava acontecendo de forma eficiente (justamente pq não fiz os furos laterais imagino eu) troquei a micropore da tampa por um pano tnt e agora parece estar mais ventilado.
vou atualizar o diário hoje com mais detalhes do que aconteceu
 
Esse bolo da garrafa pet foi um desastre!

O restante dos bolos deixei em dunk de um dia para o outro, e fiz a preparação do terrário:
Caixa organizadora clássica com 4 grandes furos na área inferior, vedadas com TNT.

Aniversário 21/12/23


WhatsApp Image 2023-12-30 at 01.24.16.jpeg WhatsApp Image 2023-12-30 at 01.24.16 (1).jpeg


Enquanto isso, nada do bolo da garrafa pet pinar até 3 dias atrás quando notei pins bem abaixo deles, mudei a posição e nada deles crescerem.
Estava com uma "espuma" estranha em alguns lugares do bolo. Descartei.


28/12

Inicio da pinagem, e sem um momento de paz, olha o estado desse bolo


WhatsApp Image 2023-12-30 at 01.23.55.jpeg

Cortei toda essa área contaminada e passei um cotonete com agua oxigenada vol 10.
Isolei no terrário de garrafa pet devidamente esterilizado.
Até então está fluindo, os pins estão crescendo, vamos ver no que vai dar.

WhatsApp Image 2023-12-30 at 01.25.11 (1).jpeg

Nesse cultivo pude entender a importância da ventilação no terrário. No início só abria a tampa e abanava 1 vez ao dia, e o bolos começaram a ficar cheios de espuma do micelio sufocando. É realmente importante abanar 3 vezes ao dia.


WhatsApp Image 2023-12-30 at 01.26.49.jpeg WhatsApp Image 2023-12-30 at 01.26.48 (2).jpeg WhatsApp Image 2023-12-30 at 01.26.48 (1).jpeg

É assim que está nesse momento, que fofos :linguadefora:
 
Muito massa seu terrário! Parabéns! Estão vindo muito bem!!!
 

Primeiro Flush 01/01​


A hora da colheita finalmente chegou!

WhatsApp Image 2024-01-02 at 14.31.31.jpeg

Uau :eba:


Esses 3 bolos deram um flush de 48g.

WhatsApp Image 2024-01-02 at 14.31.30.jpeg

Separado para carimbo!

WhatsApp Image 2024-01-02 at 14.31.30 (1).jpeg

O bolo da garrafa pet se recuperou da contaminação, porém só frutificou 2 pequeninos.

WhatsApp Image 2024-01-02 at 14.31.29.jpeg


Retirei todos os pins e levei todos os bolos para dunk, enquanto isso vou esterilizar os terrários para o segundo Flush.

A secagem faço na air fryer a 60ºC, dessa forma:

WhatsApp Image 2024-01-02 at 14.31.29 (1).jpeg

Assim os cogumelos recebem apenas o ar quente a distancia, em torno de 2h estão todos crocantes.
 
Que massa!!! Parabéns! é muito gratificante vê esses bebês sendo colhidos, que venha o segundo flush!!!
 
Parabéns pelo cultivo, e que venha o segundo flush!! 🍄🍄🍄

Vou aproveitar para perguntar e talvez vc saiba me responder.

No dunk pode ser usado água da torneira mesmo diretamente sem ferver nem nada, ou preciso usar água mineral esterilizada ??

Parabéns pelo cultivo, e que venha o segundo flush!! 🍄🍄🍄

Vou aproveitar para perguntar e talvez vc saiba me responder.

No dunk pode ser usado água da torneira mesmo diretamente sem ferver nem nada, ou preciso usar água mineral esterilizada ??
eu uso da torneira mesmo e até então não tive problemas
 
No dunk pode ser usado água da torneira mesmo diretamente sem ferver nem nada, ou preciso usar água mineral esterilizada ??
eu uso da torneira mesmo e até então não tive problemas
Poisé, eu já vi muitas pessoas usarem água da torneira mesmo e não dar nada, vê como é sua água, alguns lugares a água é ruim, aqui eu uso do garrafão que bebo água, mas é porque sou iniciante e tenho alguns medos ainda, mas depois que o bolo está bem colonizado, branquinho é difícil ele contaminar, eu já fiz várias maluquices aqui já, coisas que eu nunca imaginava como pegar com a mão" suja "( sem lavar ou passar álcool)

Geralmente quando o bolo contamina depois de colonizado é porque está fraco com bactérias, ou porque já estava para contaminar...
 

Segundo Flush 10/01​


D493A13D-3F98-4D28-BFA7-40F87DD5D051.jpeg

5705B910-431B-4795-A696-6B748753523B.jpeg

Esse segundo Flush totalizou 153g 🙏
Muito mais do que o primeiro flush.

eles esporularam no terrário e os bolos estão manchados, estão em dunk nesse momento, espero que venha um terceiro flush

07C5974E-E7F3-45E7-8E61-7215CF54B806.jpeg

Gigante!

Eu equipei o terrário com uma bomba de aquário submersa para melhorar a oxigenação

E735505F-9A54-4C9E-AC8F-CFBCD005F7FA.jpeg

Funcionou muito bem, o único problema é que pra funcionar tem que ter mais água na argila expandida do que o recomendado, então diversas vezes quando eu ia verificar a agua estava tocando os bolos mesmo eles estando num pires. Vou fazer mais testes e avaliar a melhor forma de usar essa bomba.
 
Última edição:
É isso ai!! Muito bom esse segundo flush!!!
 
Back
Top