Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA [+1ºCultivo]

Diário de cultivo problemático.
bom, desde sexta eu deixei o milho esterelizando de acordo com um topico do Mauricio eu axo
fiz o seguinte:
fervi o milho e deixei 24 horas de molho
troquei a agua e adicionei duas colheres de agua sanitaria e deixei mais 24 horas
troquei a agua e adicionei duas colheres de carbonato de calcio e deixei mais 24 horas

no domingo (11/05) eu preparei a seringa, e foi nessa parte q começaram os erros
1º: eu fui querer adicionar uma gota de detergente q nem falaram em um topico, soh q era uma gota pra 1L, eu adicionei uma gota pra 20 mls, imagina a espuma q fico
2º na hora de raspar o carimbo eu rasguei o aluminio

detalhe, eu tive q refazer a seringa com a espuma e usei o resto do carimbo, meio pequeno por sinal e dexei hidratando por cerca d 20 horas

ontem eu fui inocular o milho, a principio tudo ok, fiz a assepsia legal, tomei banho e usei luva durante todo o procedimento
coloquei 4 copos na panela de pressao e dexei la, com o volume de agua correto, soh q depois de uma hora, a agua seco e fico com mto cheiro d milho queimado, eu esperei a panela esfriar totalmente e abri
pra minha surpresa o milho tava umido ¬¬
legal neh, qse queimo e fico umido, mas esse num foi o pior dos problemas, uns copos eu tinha amarrado tudo bonitinho e coberto com alumio, o otro eu soh cobri pq era do copo da nutella, soh q a tampa derreteu e eu num vi, na hora q fui trocar o papel aluminio do lacre a tampa abrio e o milho foi exposto mas eu acabei inoculando do msmo jeito
lacrei bonitinho e tals e mandei pra incubadora com o aquecedor
hoje d manha abri pra ve a temperatura e estava em 29ºC, agora deve ta por ai tbm

a, eskeci de falar, a minha seringa fico mto fraca, ai eu tentei olha no microscopio pra ve se tinha esporos em uma gota de agua mas nem vi nada

nas fotos:

1ª o milho secando
2ª os copos com o lacre de aluminio antes de irem pra panela
3ª os copos esterelizados
4ª e 5ª: meu terrario

vlw ai pra qm leu
e vou atualizando a medida q as coisas forem acontecendo

abraços
 

Anexos

  • fotos021wr1.jpg
    fotos021wr1.jpg
    73.2 KB · Visualizações: 23
  • fotos022ei3.jpg
    fotos022ei3.jpg
    68.9 KB · Visualizações: 19
  • fotos023zg5.jpg
    fotos023zg5.jpg
    59.7 KB · Visualizações: 22
  • fotos024km3.jpg
    fotos024km3.jpg
    55.4 KB · Visualizações: 33
  • fotos026oy1.jpg
    fotos026oy1.jpg
    50.3 KB · Visualizações: 42
Que doidera hein!

Sobre o Milho talvez esteje ok, depois da esterilização o meu fica meio úmido também, mas depois as gotas "somem", sobre o copo de nutella, não a indicação na tampa de ser de polipropileno, eu uso-as e cubro com papel aluminio para então irem para a panela de pressão, o aluminio provavelmente a proteje de alguma forma, nunca derreteu uma tampa destas aqui.

Sobre os esporos creio que você deva ficar mais tranquilo, já que o pior não aconteceu ai, quanto quantidade de esporos utilizados, depende muito do tamanho do carimbo e se este era forte ou fraco...

Boa sorte ai Freak
 
ehh eu reparei q as gotas deram uma sumida mas estao no fundo do copo
espero q num atrapalhe mto

e qnto aos copos de nutella, eu coloquei uma folha de aluminio por cima, axei estranho eles derreterem
 
os copos continuam no escuro com a temperatura variando d 27~30ºC
eu resolvi testar o negocio do papelao e ontem eu pinguei duas gotas da seringa em um quadradinho, hoje d tarde ja vi dois pontinhos brancos, se forma micelio q q eu posso faze com eles???
ele ta sendo mantido na msma condiçao dos outros potes soh q ele pega luz de vez em qndo, sempre q eu abro pra ve a temperatura, foi mais um teste msmo
 
os copos continuam no escuro com a temperatura variando d 27~30ºC
eu resolvi testar o negocio do papelao e ontem eu pinguei duas gotas da seringa em um quadradinho, hoje d tarde ja vi dois pontinhos brancos, se forma micelio q q eu posso faze com eles???
ele ta sendo mantido na msma condiçao dos outros potes soh q ele pega luz de vez em qndo, sempre q eu abro pra ve a temperatura, foi mais um teste msmo

Então, eu nunca consegui germinar esporo no papelão, mas se você conseguir, você pode inocular outros pedaços de papelão ou outros potes com sementes(tem diversos substratos né).

essa água no fundo do pote com milho não é muito boa, podendo gerar algum contaminante, aqui o mais comum é bactéria nessa água do fundo, mas não sei, deixe para ver, se tudo correr bem ela só atrapalhará um pouco o micélio de avançar até o fundo do pote.
 
figurinha: desculpa ai, soh vi sua resposta hoje....
qnto ao papelao ele ta levemente branco soh, num sei se vai pra frente


AEEEE... 3 dos 4 copos tao com micelio se formando na lateral, o outro esta no fundo do copo, soh q eh coisa pouca ainda e eu axo q num consigo bate foto, entao vou esperar mais uns dias ai eu posto aqui pra galera

a temperatura fica entro 28~31ºC pq o tempo aqui em sao paulo anda mtoo louco ai qndo eu chego da facul ele ta em 31, soh q qndo eu saio num tem como deixar sem o lençol pq senaum a temperatura cai pra 27
axo q sem mais nenhum problema

aaaa, "agitei" os potes no domingo, foi qndo eu percebi o 1º sinal d micélio

vlwww ai :D
 
Só aguardar agora Fraka!

Vai estudando métodos de montagem de casing, camadas de casing, e verificando tudo que vai ser utilizado na etapa seguinte, após a incubação.

Depois da montagem dos casings, provavelmente vc vai ter que utilizar algo para manter a temperatura mais baixa, até seu cultivo mostrar os pins.

Leia muito, estaremos auxiliando.

good vibes:pos:
 
figurinha: desculpa ai, soh vi sua resposta hoje....
qnto ao papelao ele ta levemente branco soh, num sei se vai pra frente


AEEEE... 3 dos 4 copos tao com micelio se formando na lateral, o outro esta no fundo do copo, soh q eh coisa pouca ainda e eu axo q num consigo bate foto, entao vou esperar mais uns dias ai eu posto aqui pra galera

a temperatura fica entro 28~31ºC pq o tempo aqui em sao paulo anda mtoo louco ai qndo eu chego da facul ele ta em 31, soh q qndo eu saio num tem como deixar sem o lençol pq senaum a temperatura cai pra 27
axo q sem mais nenhum problema

aaaa, "agitei" os potes no domingo, foi qndo eu percebi o 1º sinal d micélio

vlwww ai :D

Fica sussa rapaz, pois as vibrações positivas já estão sendo enviadas, a temperatura de incubação parece estar ótima, agora só esperar as coisas no copo "clarearem"!!

Espero que futuramente aprenda muito com as lições dos cogus da "PESAda"...:)
 
o povo aki no forum eh mto gente boa, ajudam em tudo

e pod dexa, vo dexa clarea bastante viu
hahahahaha

e qnto aos materiais pro casing e tals eu ja vi tudo, soh falta compra mas no feriado num vai falta tempo

meu terrario ta montadinho, soh falta coloca a argila expandida e testa um jeito pra baxa a temperatura

vlw ai pelas good vibess :D
 
meus potes continuam na incubadora e todos ja apresentaram micelio
soh q eu reparei uma coisa, o micelio eh bem fraquinho, eh branco e tals, ta tomando conta do milho soh q ele num ta com mta força, pode ser pq o milho fico bem umido dps da esterelizaçao?
 
seguinte gente
eu tinha 4 copos, 3 estao uns 80~90% colonizados, um tinha estagnado nos 10% e hj eu resolvi abri-lo e fazer um cultivo de micelio, peguei uns graos de milho colonizados e coloquei em 3 potes, um com um pedaço de algodao, um com papelao, e um com algodao hidratado com agua e mel
acabei de leva-los para a incubadora e espero que consiga colonizaçao, qnto ao resto, ja comprei todo o material pro casing, eh soh esperar o micelio dominaro o copo todo :D

aaa, eskeci de falar
o que sobrou de graos com micelio eu juntei com o resto do milho e enterrei num vaso aqui, sobrou poca coisa
 
É HOJEEEE

os pobres esporos tao afogados e levando um cold shock, pra mais a noite irem para o seu novo lar
depois posto fotos


Edit: Tenho algumas duvidas, coisa poca

1ª eu escorro como a agua dps q tirar eles do cold shock???

2ª depois q eu preparar os casings eu posso manda-los de volta pra geladeira pro micelio se recuperar ou nao eh necessario???


desculpa ai gente, eh q num axei na biblioteca msmo =/
 
depois d um mes eles finalmente...

PINARAM

fui viajar pra praia, uma viagem animal, ai volto pra sao paulo e vejo variossss pins, to feliz pra caramba
eu ateh tirei fotos mas a camera acabo a bateria, vo espera eles crescerem mais e vo posta aki

valeu a todos q ajudaram ai
 
Back
Top