Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Perlita com sistema de troca de ar, sera que funciona?

maximus

Primórdia
Cadastrado
11/10/2012
21
23
43
Depois de meus tímidos êxitos de uns meses atras e com a chegada do inverno vou retomar a o cultivo:
Dessa vez consegui me fazer com um caixa de 60 litros, que vou usar de frutificadora.
Manta acrílica/Perlon...
Timer
Ventoinhas
Estou pensado em volar um esquema, para arejar o cultivo, sem ter que ficar abrindo e abanando, aumentando muito o risco de contaminação, porem meu método de humificação è com Perlita, será que rola?
Existe um método de humificação elétrico econômico, tenho visto vários aqui no fórum... porem todos por cima do meu orçamento.

Estou pensado em volar um esquema, para arejar o cultivo, sem ter que ficar abrindo e abanando, aumentando muito o risco de contaminação, porem meu método de humificação è com Perlita, será que rola?

A troca de ar baixa a umidade, pois é difícil que o ar externo esteja com mais 90% de umidade.

Mas a queda na umidade vai depender também de quão frequente e maciça é a troca. E talvez você possa usar um borbulhador, por exemplo, e umedecer um pouco o ar que entra.

É PF Tek? Se for, não precisa se preocupar tanto em abrir o terrário para abanar. Claro, para diminuir os riscos, mantenha a sua casa limpa. E quando for abanar, lave ao menos as mãos/braços.

Para umidificar um terrário de tamanho pequeno, não é necessário um grande esquema!

Basta argila expandida no fundo do terrário, que irá elevar a umidade próximo a 100%. Para a troca de ar, você pode fazer furos com média de 5cm de diâmetro e preenchê-los com polfill (lã acrílica). Faça quatro furos no nível da argila expandida e dois furos próximos à tampa do terrário. :)

Pessoal, eu estou com uma duvida relacionada.

No meu caso eu tenho uma caixa organizadora de 30L que pretendo usar como terrário com perlita e o terrário ficará em uma adeguinha que eu tenho de aproximadamente 1,5 m³ pois assim eu posso controlar bem a luz e tudo mais. mas como a adega é um ambiente fechado onde o ar não circula muito, fiquei em dúvida se o mais adequado seria usar uma motorzinho de ar para aquários ou se só alguns furos com lã acrílica seria o suficiente.

A minha idéia é mexer o mínimo possível no terrário uma vez que os bolos forem colocados.

A propósito, eu dei uma pesquisada e não encontrei nada, me desculpe se isso já foi discutido dentro de algum tópico que não encontrei, mas acho que seria de extrema ajuda se o pessoal mais experiente pudesse abrir um tópico na biblioteca com um pompilado sobre os diferentes métodos de troca de ar, vantagens e desvantagens quando uma técnica ou outra é indicada.

Valeu!

fiquei em dúvida se o mais adequado seria usar uma motorzinho de ar para aquários ou se só alguns furos com lã acrílica seria o suficiente.

Furos com lã acrílica é suficiente. Porém, recomendo que faça alguns testes no terrário antes de aniversariar os bolos.

acho que seria de extrema ajuda se o pessoal mais experiente pudesse abrir um tópico na Biblioteca com um pompilado sobre os diferentes métodos de troca de ar, vantagens e desvantagens quando uma técnica ou outra é indicada.

Não lembro se existe algum tópico similar, mas além da biblioteca temos subfórum específicos sobre terrários. Aqui é possível encontrar dicas sobre a troca gasosa.

Furos com lã acrílica é suficiente. Porém, recomendo que faça alguns testes no terrário antes de aniversariar os bolos.

Não lembro se existe algum tópico similar, mas além da biblioteca temos subfórum específicos sobre terrários. Aqui é possível encontrar dicas sobre a troca gasosa.

Valeu Cosmik.

Pois é, eu vasculhei nos subforuns de terrários tb e até dá pra encontrar comentários dispersos nos tópicos. Eu me referia mais a algo específico para quem procura informações sobre métodos de troca de ar, tipo um guia, até pra evitar perguntas e informações repetidas diversas vezes em vários tópicos.

abs

É PF Tek? Se for, não precisa se preocupar tanto em abrir o terrário para abanar. Claro, para diminuir os riscos, mantenha a sua casa limpa. E quando for abanar, lave ao menos as mãos/braços.

Eu vi já falando que precisa abrir pra ventilar as garrafas pets. Mas, no caso do terrário em garrafa pet dentro do método PF tek, basta fazer os buracos dos lados, colocar filtro de café, fechar em cima com o topo da garrafa e não mexer mais (supondo que umidade e temperatura permaneçam boas)? Ou esse espaço de "manutenção" pode ser mais longo? O manual sobre o cultivo PF tek é muito bom, mas ele é tão sucinto sobre o terrário em pet que imagino que tem algumas coisas que ele não cita. Se for tão simples assim, vou escolhê-lo pra primeira vez.

O ideal pra mim seria um terrário que pudesse ficar 36-48 horas sem ser aberto 2x na semana, por razões da minha profissão...

Aproveitando, vi também que a perlita é melhor do que a argila expandida em termos de umidificação. Isso se aplica ao terrário em garrafa pet no PF tek? Eu vejo que os métodos postados de terrário em pet envolvem perlita, mas como o manual diz argila expandida e tem aquela regra de fazer exatamente o que é dito, não me custa perguntar, já que a perlita pode não ser tão boa para o PF tek especificamente, não compensando o custo a mais...

Última edição:
no caso do terrário em garrafa pet dentro do método PF tek, basta fazer os buracos dos lados, colocar filtro de café, fechar em cima com o topo da garrafa e não mexer mais (supondo que umidade e temperatura permaneçam boas)?

A umidade pode ficar estável, mas a temperatura depende do ambiente. Nesse caso é essencial manter um termômetro próximo a garrafa.

O manual sobre o cultivo PF tek é muito bom, mas ele é tão sucinto sobre o terrário em pet que imagino que tem algumas coisas que ele não cita. Se for tão simples assim, vou escolhê-lo pra primeira vez.

O terrário em garrafa PET pode ser simples, mas se a temperatura ambiente está muito abaixo (+/- 16 graus Celcius) ou acima (+/- 30 graus Celsius) do recomendado, nesses casos o mais inteligente seria investir em um terrário tradicional para ter um maior controle sobre a temperatura.

Última edição:
Back