Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pergunta inocente

GlubGlub

Hifa
Membro Ativo
08/03/2024
134
5
23
Gente, sabe quando vc tava na aula e aquele aluno levantava o braço pra fazer uma pergunta que era pra ele saber a resposta, e aí todo mundo começa a zoar? Então, tô me sentindo assim

Mas enfim, é uma pergunta bem genuína kkkkkkk. Sempre reparei que nas embalagens de desinfetante estavam "mata 99,9% de bactérias e fungos". Desse modo, pq não dá pra utilizar desinfetante para esterelizar um Spawn? Deixar no molho, sei la

Acho que o motivo é que o que se quer criar é um fungo. O cogumelo é um desses fungos que o desinfectante mata. Mas é estranho comparar um micélio ou um cogumelo com uma bactéria né. Da mesmo para imaginar que são coisas diferentes.

Mas tipo, a ideia era matar os fungos do Spawn antes de inocular, assim como se faz com a panela de pressão. Estereliza o Spawn e dps inocula

O que vc acharia de alguém lavar o prato que vc vai comer com um detergente feito com cianureto? Tipo. Ou então lavar o arroz com veneno de cascavel para depois cozinhar? Acho que é a mesma coisa com os cogumelos. Já ouviu falar de gente que tem alergia a alguma coisa que só de ter o menor traço daquilo já vai pro hospital.

Você pode deixar os grãos de molho em água + cloro, a sequencia de preparo: pré cozimento para amolecer o grão, resfriamento, molho na água com cloro, lavar 2x a 3x, terminar de cozinhar (o calor evapora o cloro), embalar e esterilizar.
Eu fazia isso com o milho, que é um grão duro e que se não for bem preparado, pode contaminar mais facilmente, lembrando que, isso não elimina a necessidade de terminar o processo estelerelizando na panela de pressão.
Ah, eu fazia tudo isso pois usava uma panela de pressão que só atingia 5psi, qnd o ideal são 15psi. Não tinha perdas usando esse método mas o trabalho era muito maior, com uma panela adequada ou autoclave, pode ignorar esse método.
Dica: Vc pode garimpar a internet e encontrar uma panela de pressão de 21l que atinge 14.5psi, é praticamente uma autoclave, ela saiu de linha mas dá pra achar ainda, trata-se da Pamela de pressão Rochedo Turno Pró. Eu tenho uma 😉

Última edição:
É meio óbvio que se for usar só esse método ficará resíduo no material, no grão...
É exatametne como o @rodrigosf citou, já imaginou preparar seu alimento dessa forma? Você tá preparando comida para um cogumelo que não é nada sintético...
E como o @SpiritualMind falou, dá pra deixar de molho na água sanitária mas isso não exclui a esterilização na panela de pressão...
Já utilizei desse método também, no caso eu deixava o milho de molho em água da torneira por 24h, depois escorria essa água, colocava uma nova e para pacote de 500g de milho eu colovava apenas 1 colher de água sanitária e deixava mais 24h, depois escorria essa água, colocava uma nova, fervia o milho por umas 2h e aí depois escorrer, colocar num pote e mandar pra PP por 2h

Lembrando também que você sempre pode aumentar o tempo de esterilização na pressão se ela não atinge os 15 psi.

Minha panela só pega 11,6 psi. Meu ciclo para potes de 500 ml é 2h30min - 3h.

Para bags maiores: 4h30min.

Não tenho problemas com contaminação desse jeito.

Muitas pessoas não se atentam a esse detalhe ao esterilizar grão. A maioria das panelas que eu vejo nos diários não pega os 15 psi, mas alguns autores descrevem como se pegasse muitas vezes.

Lembrando também que você sempre pode aumentar o tempo de esterilização na pressão se ela não atinge os 15 psi.

Minha panela só pega 11,6 psi. Meu ciclo para potes de 500 ml é 2h30min - 3h.

Para bags maiores: 4h30min.

Não tenho problemas com contaminação desse jeito.

Muitas pessoas não se atentam a esse detalhe ao esterilizar grão. A maioria das panelas que eu vejo nos diários não pega os 15 psi, mas alguns autores descrevem como se pegasse muitas vezes.
Só vou deixar um alerta, sempre que aumentar o tempo, não esqueçam de aumentar a quantidade de água na panela.

Gente, sabe quando vc tava na aula e aquele aluno levantava o braço pra fazer uma pergunta que era pra ele saber a resposta, e aí todo mundo começa a zoar? Então, tô me sentindo assim

Mas enfim, é uma pergunta bem genuína kkkkkkk. Sempre reparei que nas embalagens de desinfetante estavam "mata 99,9% de bactérias e fungos". Desse modo, pq não dá pra utilizar desinfetante para esterelizar um Spawn? Deixar no molho, sei la

Na verdade não é uma questão tão boba assim não!!!
O pessoal falou sobre o problema de deixar resíduos, mas existe produtos que não deixam resíduos tóxicos depois de algum tempo, e mesmo esses não seriam muito eficientes.

Os dois pontos que eu acho chave para explicar pq não funcionaria estão ligados as condições de manipulação.
Eles matam 99,99% dos germes sobre quais condições?
Quando vc faz um teste sobre uma superfície lisa, com tempo correto de aplicação e depois testa isso em laboratório é uma coisa, outra coisa é aplicar em um material irregular, orgânico... e por ai vai. As vezes seus focos de contaminação não estão expostos ao agente sanitizante.
Outro ponto é sobre quais "germes" eles matam??? Raramente esses produtos dão cabo de esporos ou microrganismos que estejam protegidos por um biofilme.

Isso sem falar do momento do uso, digamos que vc coloque os grãos de molho no desinfetante, antes de inocular o micélio vc teria que secar eles de alguma forma. Esse momento seria uma janela forte para contaminação.

VW

Pessoal. Dúvida. Como vcs chegam a conclusão de quantos PSI chegam suas panelas de pressão. Tenho algumas, mas duvido que encontre em algum museu o manual com essa informação. Kkk

A propósito, vai aqui uma reflexão que me veio das aulas da quinta série. A água ferve a temperaturas diferentes em Sao Paulo e em Santos. Isso vai interferir na esterilização?

Duas formas de saber quantos psi chega sua panela: manual de instruções, o fabricante tem que dizer qual a pressao de operação do equipamento.

Outra forma é com aquelas panelas que vem com um manômetro. Que mede a pressão que o sistema ta operando.

Se o fabricante diz que a panela opera a 15 psi, significa que no nivel do mar ela opera em 15 psi. Se voce estiver em uma altitude mais alta, teria que aumentar o peso do pino da panela para que ela operasse em 15 psi. Quanto depende da altitude.

Por esses motivos alguns esterilizam em 17 psi, ou ate mais. Para compensar a altitude.

A maior parte das panelas que eu vejo opera em torno de 10 psi. 11,6 psi (90kpa) parece ser padrão aqui no BR.

A agua ferve 100 graus celcius no nivel do mar. Conforme a altitude aumenta e a pressao diminui, menor fica essa temperatura. Em uma panela de pressao a 15 psi, a agua chega a 120°C no nivel do mar. Mas se voce usar a mesma panela em la paz (3650m de altitude) a mesma panela vai pegar menos pressão, como consequencia a temperatura sera menor também.

Anexos

• FF8B2918-1F4D-4C23-B1F3-F8C2BF97C39F.png
    FF8B2918-1F4D-4C23-B1F3-F8C2BF97C39F.png
    22.3 KB · Visualizações: 4
Última edição:
A maior parte das panelas que eu vejo opera em torno de 10 psi. 11,6 psi (90kpa) parece ser padrão aqui no BR.

Aham, não tem mercado para panelas com pressões maiores, não por não serem úteis, mas o material, resistência, controle de qualidade elevam o custo que aqui ninguém compraria.
é bem lógico, o aumento de pressão demanda uma segurança muito maior

Tanto que esse que o Spiritual comentou, tiveram muitas reclamações de vazar o conteúdo pela tampa, não fechar corretamente e na época de lançamento era bem mais cara. Eu namorei ela por um tempo.

Um tempo também quis importar uma presto.
Ela custa 100 dólares sem qualquer taxa de importação ou frete, 550 reais já é ilógico se a maioria utiliza só para um feijão ou mandioca, ninguém compraria aqui.

Aqui até às com pressão "baixa" e que tenham manômetro já são mais que esse valor.

E em todos países elas estão perdendo mercado para as elétricas.

Ainda bem que as comuns funcionam bem para pftek e pra maioria dos grãos em quantidade de consumo.

Rapaz. Que gratidão e esse fórum e a vcs. Que qualidade de reposta. Graças a Deus não veio com uma fatura, senão eu tava lascado pra pagar por pareceres técnicos com esse gabarito. Kkk Valeu mesmo.

Back