Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pasteurização e esterelização

Capitu

Hifa
Cadastrado
11/03/2019
8
12
29
Oi, Pessoal. Estou com uns pf teks e um spaw de milho na metade da colonização e tenho umas dúvidas quanto aos próximos passos que vou adotar.
Posso utilizar o mesmo substrato bulk, tanto para um casing como para um monotube?
Posso esterelizar esse tipo de substrato (bulk) ou mais recomendado mesmo é a pasteurização?
Uma vez vi aqui pelo fórum uma esterelização de bulk com humus e fibra de coco naqueles sacos que suportam altas temperaturas na panela de pressão.
Queria saber mesmo pq pasteurizar e não esterelizar...
 
Olá @Capitu,

Sim você pode utilizar o mesmo substrato independente do tamanho do recipiente.

E a diferença entre esterilizar e pasteurizar é que o segundo preserva parte dos organismos vivos do material, os quais não competem com o micélio num nível expressivo mas contêm o avanço de contaminantes.

A esterilização mata tudo, o que torna mais fácil o desenvolvimento de seres indesejados, o que não é ideal pro substrato.
 
Back
Top