Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Pasteurização de Substrato para pf tek em panela elétrica.

Faceiro

:)
Membro Ativo
23/09/2011
179
59
Porto Alegre
Olá Pessoal.

Eu estava lendo sobre o motivo de se pasteurizar os substratos bulk e li que o processo de pasteurização evita que microrganismos benéficos sejam perdidos como no processo de esterilização.

Eu tenho uma panela elétrica de fazer arroz que eu usava quando eu vivia em turnê e que tem controle de temperatura, timer e tudo mais.

Gostaria de perguntar aos mais experientes se eu poderia usar essa panela para pasteurizar um substrato para pf tek (farelo de arroz e vermiculita) em vez de usar a panela de pressão. Isso me facilitaria pois não tenho muito tempo e enquanto a panela de pressão eu teria de ficar supervisionando constantemente a outra panela eu posso simplesmente programar e deixar pasteurizando enquanto faço outras coisas.


Agradeço de antemão a opinião de vocês.
 
Gostaria de perguntar aos mais experientes se eu poderia usar essa panela para pasteurizar um substrato para PF Tek (farelo de arroz e Vermiculita) em vez de usar a panela de pressão.

Independente da panela, não se pasteuriza PF tek. Entretanto, há técnicas de tindalização, mas eu recomendo usar esse método somente como última opção.

O bulk pode ser pasteurizado, mas diferente do PF TEk, ele não é inoculado diretamente com esporos, e sim com spawn. O que permite uma colonização rápida do substrato.
 
O bulk pode ser pasteurizado, mas diferente do PF TEk, ele não é inoculado diretamente com esporos, e sim com spawn. O que permite uma colonização rápida do substrato.

Valeu Cosmik. Tua resposta foi como me colocar um Amber Vision, agora vejo tudo mais claro ;)
Faz sentido agora.

Valeu pelo esclarecimento.

abs
 
Back
Top