Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Passo a Passo - Substrato Milho

musica

Cogumelo maduro
Cadastrado
27/11/2008
7
56
39
Galera, estou me apresentando somente agora, mas a muito tempo venho estudando o forum.

Vou começar meu primeiro cultivo, e um amigo meu deseja começar junto comigo também. Resolvi então criar um arquivo em excel mostrando TUDO que vou precisar, e onde devo comprar, incluindo preço. Assim como TODOS os passos do que devo fazer para este específico cultivo, o que acabou virando em uma técnica de cultivo com substrato milho passo a passo.

Além de ser uma forma de me organizar, acabo fixando os passos na mente e ajudando meu amigo, assim como acredito que ajude muitos aqui do fórum. :pos:

Vale a pena dar uma olhada, gostaria que me ajudassem a corrigir ou acrescentar algo ao arquivo, ta bem explicadinho (ta em zip porque não aceitou .xls nem .rar).

Abraços :luz:
 

Anexos

  • Cultivo.zip
    9 KB · Visualizações: 47
Arquivo atualizado, fiz umas imagens agora.

Alguem experiente podia baixar o arquivo e dar uma olhada, por favor ? Meu camarada não tem como ler o fórum (ta sem internet), então não posso enviar pra ele sem ter certeza que ta tudo certinho.

Valew.
Abraços.
 

Anexos

  • Cultivo - Milho de Pipoca.zip
    85.8 KB · Visualizações: 55
ei musica

Cultivar é simples, basta um tempo para ler alguns diarios de cultivo e seguir as tecnicas.

Comece com bolo PF de arroz integral e vermiculita, depois com mais experiencia passe para milho de pipoca e casings.
 
Putz cara, se nem baixou o arquivo não é ? Eu sei que deveria começar com PF Tek, mas me identifiquei tanto com o cultivo em milho que queria arriscar, me ajuda aí irmão, da uma olhada, fiz toda uma pesquisa, ia ser legal se alguem comentasse sobre o que eu escrevi, me empenhei.

Valew pelos toques.
 
aposto um braço que ele baixou o arquivo

e só pôde concluir, assim como eu, que é muita elaboração pra uma coisa que já está escrita, e que na verdade é algo muito mais prático do que fazer um arquivo bonitinho etc

passe pelos cultivos do nomade, em somente um deles você já tem todas as informações que foram esquematizadas, tabeladas e blablabla

estamos à disposição pra ajudar, e uma ótima dica é a simplicidade.

boa sorte e até logo
 
Meu intuito com esse esquema era deixar fácil para meu amigo, e assim ganhar um parceiro de cultivo. Resolvi compartilhar com vcs para ter a certeza de que não cometi nenhum engano, e também ajudar àqueles que por vezes tem dificuldade de achar uma ou outra informação pelo fórum.

e só pôde concluir, assim como eu, que é muita elaboração pra uma coisa que já está escrita, e que na verdade é algo muito mais prático do que fazer um arquivo bonitinho etc

passe pelos cultivos do nomade, em somente um deles você já tem todas as informações que foram esquematizadas, tabeladas e blablabla

estamos à disposição pra ajudar, e uma ótima dica é a simplicidade.

Ou seja, meu arquivo é inútil à comunidade e eu jamais deveria ter perdido tempo o fazendo. Ok, acabas de me desencorajar a compartilhar algo com o fórum.
 
poxa musica não precisa chorar

a idéia que tentei passar é que você aumentou o trabalho (tanto o seu quanto o de quem iria dar uma opinião) que deve ser muito simples para maior eficiência no cultivo.

não disse que o arquivo era errado ou inútil, aliás ficou sim muito bonito, três tabelinhas, cores diferentes, faltou só a musiquinha do mickey mouse

se você queria facilitar pro seu amigo em minha opinião era só imprimir um cultivo completo (como há muitos aqui no fórum) porque o material já estaria lá, poupando trabalho de pelo menos duas pessoas

por favor não fique magoado, minha intenção e acho que a do nomade também era a de simplificar e poupar trabalho, caso seus sentimentos estejam feridos peço sinceras desculpas
 
poxa musica não precisa chorar

a idéia que tentei passar é que você aumentou o trabalho (tanto o seu quanto o de quem iria dar uma opinião) que deve ser muito simples para maior eficiência no cultivo.

não disse que o arquivo era errado ou inútil, aliás ficou sim muito bonito, três tabelinhas, cores diferentes, faltou só a musiquinha do mickey mouse

se você queria facilitar pro seu amigo em minha opinião era só imprimir um cultivo completo (como há muitos aqui no fórum) porque o material já estaria lá, poupando trabalho de pelo menos duas pessoas

por favor não fique magoado, minha intenção e acho que a do nomade também era a de simplificar e poupar trabalho, caso seus sentimentos estejam feridos peço sinceras desculpas

Maguoou :(

faltou só a musiquinha do mickey mouse

Filho da p...
 
ok musica gostei como você levou 'na esportiva'

li seu arquivo com atenção, está mesmo muito bem organizado. tenho algumas ressalvas/sugestões, seguem:

no desenho do terrário você fez somente uma janela. no meu eu fiz duas porque a bombinha de ar é muito potente, e sem saídas adequadas corre-se o risco de criar uma pressão interna, fazendo com que a bomba não injete ar apropriadamente (isso é só um detalhe, coisa pequena). Ainda sobre a janela, eu uso além do perlon o carvão ativado (que filtra um pouco mais o ar que entra/sai por ali, garantindo mais segurança) e também máscaras cirúrgicas ou panos antibacterianos.

Já falando da questão 'sobre temperaturas e como trabalhar com elas', sugiro que uses um termostato com aquecedor acoplado, uma vez que ficar abrindo e fechando terrário para trocar garrafa d'água quente/gelo é uma porta para contaminações. No caso de precisar de resfriamento, observe alguns esquemas de terrário com serpentina, e no caso de poder gastar mais $$ existem placas de péltier (resfriadoras).

Na água do terrário costumo jogar água oxigenada; parece que ela se degrada rapidamente mas mesmo assim 'segurança nunca é demais'. Também faço um filtro de carvão ativado e perlon na bomba de ar para tentar filtrar o ar que a bomba injeta.

Para a colonização a temperatura otimizada gira em torno de 29ºC, e variações atrasam um pouco... então uso um aquecedor de 5W em uma garrafa de 600ml de água numa caixa de isopor pequena. Sempre consegui esta faixa de temperatura, mesmo que a externa girasse entre 26ºC e 18ºC.

Na esterilização costumo deixar mais do que 1 - 2 cm de água no fundo da panela, para garantir que esta não seque. Já aconteceu uma vez e não foi nada legal - o fundo da panela cedeu e a coisa quase explodiu. Você diz no arquivo 'cuidado para ver se a água não seca', mas não dá para ficar abrindo a panela e olhando, por isso vale a pena garantir. Pra efeitos práticos eu coloco água até a metade dos copos (quando são copos de 'nutella', um pouco baixos).

Do resto acho que está bem legal; parabéns pelo trabalho (que até podia ser poupado, enfim) e boa sorte no cultivo :pos:
 
Brigadão vinicius, você foi além do que eu esperava nas sugestões, ajudo mesmo, mas continua sendo um filho da p..., kakaka.

Hoje mandei minha cartinha solicitando alguns espóros e logo logo vo começar a postar meu diário de cultivo.

Abraços.
 
Back
Top