Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Parece cubensis mas coloniza rápido menos nos pontos de inoculação

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Então, algo muito estranho ocorreu na minha última inoculação, feita de seringa de micélio.

Dos 3 copos inoculados há cerca de 20 dias atrás, dois até esta data não apresentaram qualquer sinal de micélio. Em compensação, um deles, já no quarto dia, apresentou uma colonização de um fungo que logo em menos de uma semana dominou todo o copo, e só não dominou nos pontos de inoculação... :huh:

Essa foi uma situação que já ocorreu com outro membro, creio que no ano passado. Achei bem estranho.

A questão é que lembra em algo o micélio de cubensis, mas o estranho é:
  1. Colonização milagrosa de apenas uma semana;
  2. Não colonizar nos círculos dos pontos de inoculação.
Seguem abaixo as fotos de 360° do copo, na esperança que os mais experientes me digam se é um micélio de cubensis que cresceu rápido assim por ter sido fruto de clonagem (mas porque diabos não colonizou no ponto de inoculação?!?!?), ou se é um contaminante:

299.jpg --> frente
300.jpg --> direita
301.jpg --> trás
302.jpg --> esquerda


Agradeço a quem puder ajudar. :coffee:

----------​

Caso seja contaminante, vou passar a chamar de "parece cubensis mas cresce muito rápido menos nos pontos de inoculação". :D
 
Que coisa... pelas fotos consegui ver que é contaminante mais do que de olho nu. :atrapalhado: Talvez por ver outras fotos de outros membros com este mesmo aspecto (e nunca ter visto ao vivo?)... :huh: Fora da foto, o micélio parece bem mais vivo. Mas na foto dá pra ver claramente a translucidez dele, imprópria pra cubensis.

A menos que alguém desconfirme, vou descartar o copo até amanhã. :coffee:
 
Upvote 0
Ainda estou em meu primeiro cultivo, mas creio que pelos indicadores de que não colonizou apartir da inoculação dos esporos, creio que é muito provavel que seja.
Pela rapidez descrita me parece cobweb.. mais como a foto foi tirada de "longe" e ta compactado no copo não da para ter certeza.. mais micélio não é.
uma dúvida, li alguns posts no forum e vejo que cobweb é um termo recorrente e ao que me parece mal utilizado, o cobweb não seria um parasita dos frutos?

Fonte:
Cobweb é um parasita, não um competidor
 
Upvote 0
uma dúvida, li alguns posts no fórum e vejo que cobweb é um termo recorrente e ao que me parece mal utilizado, o cobweb não seria um parasita dos frutos?

Bem lembrado.. tirando do próprio tópico indicado:
Então, se não é cobweb o contaminante filamentoso branco que algumas vezes cresce rapidamente em substratos não colonizados por micélio de cubensis, qual seria este contaminante? Provavelmente espécies ou variações esbranquiçadas de Mucor ou Rhizopus.

Talvez o @Ecuador pode esclarecer melhor?
 
Upvote 0
Back
Top