Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Para quem tem muitos problemas com contaminantes

pooshmeu

Hifa
Cadastrado
07/03/2016
43
11
27
Eae galera , resolvi traduzir aqui porque eu achei esse texto útil, pelos menos para mim, ele me deu alguns "insights" sobre esterilização.
O texto é da www.shroomery.com ,
o link do texto específico é esse https://www.shroomery.org/8422/Sterilization-Tips,

Observação: o texto é da autoria de Ryche Hawk, e eu tentei preservar o estilo do autor na tradução , por isso o guia tem um tom narrativo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá entusiastas dos mágicos, escrevi esse documento para ajudar na esterilização do cultivo de cogumelos,você pode se considerar estéril quando você prepara os substratos mas pode ser que você tenha deixado passar alguma coisa,e esse texto pode ser útil para você que esta tendo problemas com contaminantes.

Antes de começar o processo de limpeza, eu gosto de deixa a casa fria com ar condicionado,e depois eu desligo quando a casa já esta fria, isso previne que contaminantes do ar entrem em sua casa. depois eu tomo um banho e ponho roupas limpas, não se esqueça de que nós carregamos mais bactérias do que qualquer outra coisa na casa, eu também prendo meus animais domésticos em algum lugar fechado com água e comida até o fim do processo. Depois eu começo na cozinha , tiro todos os matérias que irei usar da geladeira, pois não quero contaminantes (geladeira é uma ótima fonte de contaminantes). Comece esfregando todos os cantos da pia e de todos os lugares que você vai usar. Eu gosto de usar "Simple Green" , um produto de limpeza orgânico e efetivo, varro o chão e esfrego com "simple Green". Depois disso eu coloco meu "Filtro HEPA" no meio da cozinha , eu recomendo um desses , só custam 45dólares(kkkk). Agora eu uso Lysol dentro e fora da cozinha , uso lysol pra valer por fora da cozinha. Limpo os cantos e a pia com álcool , eu também uso uma mascara , para eu não ficar respirando essa química toda. Então eu espero 10 minutos até o lysol fazer seu trabalho , essa é uma boa hora para usar seu filtrador.

Limpe todos os materiais que ira usar com álcool , luvas , papel alumínio , tesouras ,etc. Use um pano para isso.

Quanto a hora de limpar os recipientes, se forem ser reusados, depois de tirar o substrato deles -faço isso com uma mangueira de pressão- eu embebedo eles num grande tubo de 10% de alvejante em aguá. Sempre que você for reusar recipientes, especialmente os que tinham substratos contaminados é muito importante deixa-los submersos em aguá com alvejante pois não são todos os contaminantes que são mortos por calor quente e sabão. Depois eu coloco todos meus recipientes e tampas na pia e esfrego eles usando uma esponja e "Simple Green",depois eu os enxáguo bem para tirar os alvejantes e os produtos de limpeza do recipiente. Depois eu penduro as tampas para secar, e pego todos materiais que irei usar e os lavo bem, lavo tudo com "Simple Green", tudo mesmo, tudo que está na cozinha eu aplico lysol e depois enxáguo, isso inclui perlita, vermiculita, arroz, comida de passarinho, qualquer utensilio, papel e caneta para anotações, tudo, resumindo tudo que está na zona de esterilização é limpo com alcool ou lysol. Uma coisa bem importante é você mesmo se limpar quando você for sair e voltar à zona de esterilização, não esqueça de usar mascara. Eu não uso mais luvas depois que eu descobri "germ X", você o coloca nas suas mãos e ele evapora bem rápido sem deixar nada de resíduo, diferente do lysol, eu uso ele constantemente quando eu estou trabalhando pois seus dedos irão depositar gorduras constantemente, e você não quer gorduras nos seus materiais. Eu também esterilizo a minha vermiculita ou perlita no microondas por 5 minutos antes de usa-las.

Quando for usar as jarras, se elas não estiverem secas, seque-as com papel higiênico, se estiver usando vermiculita tire qualquer vestígio de vermiculita da borda do recipiente com álcool. Depois é hora de esterilizar o substrato na panela de pressão. Outra boa prática é você esterilizar sua seringa em uma panela com aguá efervescente, tampe a panela e deixe por 25 minutos(mas abra a panela de vez em quando,e cuidado com seringas de plástico), isso só se aplica se você for reusar seringas, claro. Depois ferva a agulha da seringa, porém o calor pode matar os esporos, então você pode simplesmente mergulhar a agulha em álcool. Quando você terminar de inocular um substrato limpe a agulha com álcool antes de inocular o próximo substrato. Depois de inoculado vede o substrato e não se esqueça de tampar os furos com fita porosa para manter a troca de ar, se no meio da incubação você notar que algum dos substratos esta contaminado, imediatamente limpe o recipiente em um lugar com corrente de ar e bem longe dos outros substratos, após isso esterilize o recipiente em água quente. Quando for confeccionar carimbos esterilize a tesoura que você for cortar o chapéu, e esterilize o recipiente dos esporos em água fervente e depois com álcool quando frio, não esqueça de colocar um copo também esterilizado por cima do chapéu para evitar corrente de ar, que pode estar contaminada ou pode levar os esporos embora.

Também é muito, muito importante, quando você for abrir a incubadora para checar o crescimento do micélio, tenha certeza de que você esta muito limpo, eu mesmo só mecho com os recipientes depois do banho, mas mesmo assim eu uso uma mascara e deixo frasco de "germ X" e lysol perto da área da incubadora para me limpar quando for mexer com substratos... acredite, se algum cultivo contaminou com "Trichoderma", é porque provavelmente você trouxe o contaminante para a área de incubação.

Bem, isso é tudo, só não se esqueça de esterilizar tudo na cozinha até mesmo o pote de lysol e o fraco de álcool. Eu espero que isso te ajude.
- Luz e Paz
 
Back
Top