Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Palha de arroz

1Marcus

Esporo
Cadastrado
19/03/2024
11
2
28
Bom dia gurizada, duvida rápida, vou começa uma nova cultura e vou fazer palha de arroz, preciso colocar algum suplemento ou só ela?
ps: esqueci de disser a espécie
shimeji branco
 
Última edição:
Solução
@1Marcus é que a questão não é trivial, aliás é, mas também não é kkkkkkkkkkk

Como eu havia dito, existem alguns caminhos pra gente entender e ver qual seria o melhor pra você.
Então começando pelo substrato, é sim possível cultivar apenas na palha e acaba sendo a forma mais barata pra quem tem condição de produzir em escala, porém pra isso seria necessário também ter uma forma de esterilização em escala também.

Método 1 - Compostagem + Pasteurização
Em produções comerciais, é comum se iniciar com a compostagem onde se espalha a palha, enxarca com água, depois espera até sair todo o "chorume".
Quando, ao pressionar, a água sair clara ela tá pronta pra etapa seguinte no túnel de pasteurização. Ai uma caldeira quente vai ficar...
Amigo, não é só palha, qual tipo de cogumelo você pensa em cultivar ? tem que buscar os substratos ideais na literatura/internet do gênero, amigo.
Admiro a sua vontade de pegar e querer fazer acontecer, nunca desanime!

Um abraço e desejo muito sucesso em seus futuros cultivos.
 
Amigo, não é só palha, qual tipo de cogumelo você pensa em cultivar ? tem que buscar os substratos ideais na literatura/internet do gênero, amigo.
Admiro a sua vontade de pegar e querer fazer acontecer, nunca desanime!

Um abraço e desejo muito sucesso em seus futuros cultivos.
peço desculpa, esqueci de dizer a espécie de cogumelo mas é shimeji branco
 
Amigo, não é só palha, qual tipo de cogumelo você pensa em cultivar ?

O fórum tá cheio de drogadito que logo pensa em cubensis kkkkkk
Pior que se fosse shitake daria pra cultivar só na palha de arroz mesmo!

a espécie de cogumelo mas é shimeji branco

Daí nesse caso, a palha é boa pra oferecer sustentação mas não é suficientemente nutritiva.
O ideal seria adicionar serragem ou serragem + farinha de trigo/arroz.

Estou na correria agora mas se ninguém responder antes, te passo o preparo mais tarde.
 
O fórum tá cheio de drogadito que logo pensa em cubensis kkkkkk
Pior que se fosse shitake daria pra cultivar só na palha de arroz mesmo!



Daí nesse caso, a palha é boa pra oferecer sustentação mas não é suficientemente nutritiva.
O ideal seria adicionar serragem ou serragem + farinha de trigo/arroz.

Estou na correria agora mas se ninguém responder antes, te passo o preparo mais tarde.

Hahahahhahaha calma moça, ainda não estamos nessa vida
 
Agora minha duvida é como vou pasteurizar palha de arroz e farinha de trigo fiz algo parecido com isso
peguei a foto na internet só pra mostra
 

Anexos

  • 867b8fdc1848722d27cd6391ca198e47.jpg
    867b8fdc1848722d27cd6391ca198e47.jpg
    133.1 KB · Visualizações: 0
@1Marcus é que a questão não é trivial, aliás é, mas também não é kkkkkkkkkkk

Como eu havia dito, existem alguns caminhos pra gente entender e ver qual seria o melhor pra você.
Então começando pelo substrato, é sim possível cultivar apenas na palha e acaba sendo a forma mais barata pra quem tem condição de produzir em escala, porém pra isso seria necessário também ter uma forma de esterilização em escala também.

Método 1 - Compostagem + Pasteurização
Em produções comerciais, é comum se iniciar com a compostagem onde se espalha a palha, enxarca com água, depois espera até sair todo o "chorume".
Quando, ao pressionar, a água sair clara ela tá pronta pra etapa seguinte no túnel de pasteurização. Ai uma caldeira quente vai ficar jogando vapor dentro da câmara com a palha por algumas horas e aí tá pronto pra inocular.

Método 2 - "Pasteurização" a frio
Um método mais fácil de fazer e também mais fácil de dar errado é por meio da cao hidratada. Nesse caso você bota a palha numa lata e adiciona água até encher. Pra cada litro de água você bota 1,5g de cal. Dai deixa por um tempo, escorre parte da água, adiciona um pouco mais de água limpa pra tirar o excesso de cao, despeja tudo e ensaca junto com o inóculo.

Método 3 - Esterilização
Uma alternativa pra produção doméstica é tornar o substrato mais nutritivo por meio da adição de serragem e farinha de arroz. A serragem triturada é embalada num saco de cultivo junto com água e os demais ingredientes, depois de vedado vai pra panela de pressão. Ai é só esperar esfriar e inocular preferencialmente com cultura líquida, pq aí dá pra furar o saco com a agulha sem expor o conteúdo.

Não me aprofundei nos métodos, tempos e ingredientes pq a ideia foi mais dar uma visão geral. Cada um tem prós e contras, o método 3 por exemplo é o mais fácil e o que rende mais, mas o custo sobe e o substrato fica mais vulnerável a falhas no armazenamento. O método 2 é prático mas é o menos eficiente deles já que não dá pra garantir que toda a superfície da palha foi esterilizada. E o método 1 é o melhor pra produção em escala, mas precisa do aparato pra produzir o vapor.

Espero que não tenha ficado muito confusa a explicação e boa sorte nos cultivos!
 
Solução
@1Marcus é que a questão não é trivial, aliás é, mas também não é kkkkkkkkkkk

Como eu havia dito, existem alguns caminhos pra gente entender e ver qual seria o melhor pra você.
Então começando pelo substrato, é sim possível cultivar apenas na palha e acaba sendo a forma mais barata pra quem tem condição de produzir em escala, porém pra isso seria necessário também ter uma forma de esterilização em escala também.

Método 1 - Compostagem + Pasteurização
Em produções comerciais, é comum se iniciar com a compostagem onde se espalha a palha, enxarca com água, depois espera até sair todo o "chorume".
Quando, ao pressionar, a água sair clara ela tá pronta pra etapa seguinte no túnel de pasteurização. Ai uma caldeira quente vai ficar jogando vapor dentro da câmara com a palha por algumas horas e aí tá pronto pra inocular.

Método 2 - "Pasteurização" a frio
Um método mais fácil de fazer e também mais fácil de dar errado é por meio da cao hidratada. Nesse caso você bota a palha numa lata e adiciona água até encher. Pra cada litro de água você bota 1,5g de cal. Dai deixa por um tempo, escorre parte da água, adiciona um pouco mais de água limpa pra tirar o excesso de cao, despeja tudo e ensaca junto com o inóculo.

Método 3 - Esterilização
Uma alternativa pra produção doméstica é tornar o substrato mais nutritivo por meio da adição de serragem e farinha de arroz. A serragem triturada é embalada num saco de cultivo junto com água e os demais ingredientes, depois de vedado vai pra panela de pressão. Ai é só esperar esfriar e inocular preferencialmente com cultura líquida, pq aí dá pra furar o saco com a agulha sem expor o conteúdo.

Não me aprofundei nos métodos, tempos e ingredientes pq a ideia foi mais dar uma visão geral. Cada um tem prós e contras, o método 3 por exemplo é o mais fácil e o que rende mais, mas o custo sobe e o substrato fica mais vulnerável a falhas no armazenamento. O método 2 é prático mas é o menos eficiente deles já que não dá pra garantir que toda a superfície da palha foi esterilizada. E o método 1 é o melhor pra produção em escala, mas precisa do aparato pra produzir o vapor.

Espero que não tenha ficado muito confusa a explicação e boa sorte nos cultivos!

Agora entendi o que fiz de errado, estava misturando o método 1 e 3.
Montei uma espécie de churrasqueira pra fazer a pasteurização mas não removi o chorume, e agora estava pensando que precisava coloca algum suplemento.
agora eu to vendo que misturei dois métodos diferentes.
Isso deixou tudo mais claro, obrigado
 
@boiadeira
Eu tambem pensei shitake, mas imagino que na internet o queridinho deve ser o cubensis mesmo kkkkk.

@1Marcus
Leia esse livro mano

Substratos ideais
Pagina 88
Pleurotus ostreatus (shimeji-branco)

um abraço!
Vlw Blackcat, mas estava tentando encaixa a produção no que acho fácil na região que estou, Tipo tem algumas plantações de arroz e uma serralheira de eucalipto aqui perto
 
Vlw Blackcat, mas estava tentando encaixa a produção no que acho fácil na região que estou, Tipo tem algumas plantações de arroz e uma serralheira de eucalipto aqui perto
Esse que é o ponto mano, ir na tentativa e erro adaptando a cultura conforme a disponibilidade da sua região.
 
Já cultivei só em palha o shimeji. Se você usar bastante spawn dá boa, como eu faço meu próprio spawn pra mim isso é jogo, acaba "suplementando" usando uma quantidade maior de grão colonizado. O que torna possível preparar o sub só pasteurizando. Quando vc suplementa bags por ex vc é obrigado a esterilizar.
Até o cubensis já cultivei só usando palha, atualmente só uso fibra de coco como sub bulk. Se usar bastante spawn as colheitas são boas.
 
Já cultivei só em palha o shimeji. Se você usar bastante spawn dá boa, como eu faço meu próprio spawn pra mim isso é jogo, acaba "suplementando" usando uma quantidade maior de grão colonizado. O que torna possível preparar o sub só pasteurizando. Quando vc suplementa bags por ex vc é obrigado a esterilizar.
Até o cubensis já cultivei só usando palha, atualmente só uso fibra de coco como sub bulk. Se usar bastante spawn as colheitas são boas.
desculpa a demora pra responder estava muito ocupado esse dias, mas vlw pela dicas, mais ou menos quanto kg de palha pra gramas de spawn?
 
Back
Top