Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo P. Cubensis 'Shooting Stars'

Diário de cultivo completo.
Mais um grande cultivo, barrrdo.

Boa sorte com os próximos flushes e tomara que você consiga alguns chapéus ondulados.


Quanto à produção das diversas strains de cubensis, já li um texto, não lembro onde, que diz que a eficiência das mesmas é mais ou menos igual, em condições ideais de temperatura e cultivo axênico.

Esse texto dizia que a produção máxima de cogumelos secos é sempre uma porcentagem fixa da matéria seca do substrato. Creio que era por volta de 30%, mas tenho que achar de novo essa referência.
 
salve mestre Ecuador,

contando com essa proporção do número de frutos com o substrato, seria mais vantagem: 1 - o sistema que uso, com ao menos 2 camadas de inóculo e 2 de substrato; 2 - mais substrato que inóculo; 3 - não há diferença pois o inóculo, por ser nutritivo, entra nessa conta do substrato?

eu uso várias camadas pra que o substrato seja colonizado mais rapidamente (e também pela possibilidade de virar a quentinha de cabeça pra baixo rsrs)

abraços, irmão
 
Se o inóculo tiver a mesma quantidade de matéria seca que o substrato acho que vai dar no mesmo.

Mas não aumenta o risco de contaminação aumentar o substrato?

E ainda há outros fatores. Parece que a concentração de princípios ativos produzida depende da quantidade de fósforo e de nitrogênio livres no meio de cultura. Será que esse substrato com esterco não aumenta esses nutrientes?
 
Ecuador,
acho que aumentaria o risco de contaminação se usasse a mesma quantidade de substrato sem as camadas alternadas, pois demoraria mais pro micélio colonizar, dando espaço pra outros microorganismos indesejados.

Uma informação importante, eu uso microondas pra 'esterilizar' o substrato e nunca tive problemas. Coloco em potência 8 por quatro minutos, esfrio por um minuto, depois mais quatro minutos. Apesar de não recomendarem o microondas pra substratos, eu pessoalmente nunca tive problemas, e as quentinhas rendem vários flushes.

Abraços
 
Back
Top