Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Orgonite no cultivo de cogumelos mágicos

Cantaro

Cogumelo maduro
Membro Ativo
05/04/2015
135
59
Belo Horizonte
Olá amigos do CM, tudo na paz?

Criei esse tópico com objetivo de apresentar uma nova ideia à comunidade. Inusitada até onde sei, pois não encontrei nada parecido no fórum. Eu falo sobre a observação da evolução de bolos PF-Tek na presença de uma "orgonite."

Para quem não sabe o que isso significa: "orgonite é uma nova classe de material composto de uma mistura de partículas metálicas suspensas em um meio orgânico, por vezes combinados com cristais de quartzo ou outros minerais. Sua propriedade básica é atrair e converter energia etérica negativa em energia etérica saudável e equilibrada. Esta energia é denominada Orgônio." (Fonte:http://www.nosdiasdenoe.com/2013/02/orgonite-o-que-e-pra-que-serve-como.html#axzz3wZxaLrNp )

Inicialmente, o conceito de orgônio pode soar místico ou esotérico, já que se trata de uma energia imperceptível aos olhos humanos, que não se configura como elétrica ou eletromagnética. De fato, também tive minha insegurança com o assunto inicialmente obscuro. Mas, ao me enveredar com mais calma e afinco pela literatura desenvolvida pelo médico, psicanalista e cientista natural, ex-colaborador de Sigmund Freud, Wilhelm Reich, acabei me intrigando com tudo o que descobri. Principalmente, após saber que essa tal energia orgônica já havia sido verificada por outras áreas do conhecimento.

No meio acadêmico e religioso, por exemplo, essa energia que chamamos de orgônica foi descrita sob as mais diversas nomenclaturas. "Franz Anton Mesmer chamou-a de magnetismo animal; Charles von Reichenbach chamou-a de odyle; Para Henri Bergson era o elan vital ou força vital; enquanto que para Hans Driesch, se chamava enteléquia. Freud observou seu funcionamento nas emoções humanas e à denominou de libido. William MacDougall, o psicólogo americano, intitulou-a de energia hórmica." (Fonte: http://www.kelley-radix.org/downloads/what_is_orgone_energy.pdf)
De outro modo, essa energia ficou conhecida no hinduísmo como Prana; nas religiões orientais, como: Tao, Ki, Chi; Axé, no camdomblé; e Verde-escuro, na radiônica/radiestesia. São múltiplas as doutrinas do pensamento em que se pode encontrar a energia orgônica ou um conceito similiar.

Me interessei pelo assunto. Tanto que decidi reproduzir minha própria orgonite – que nesse exato momento está secando no molde, quase pronta – e agora estou me propondo a realizar esse teste subjetivo no cultivo dos ñinos mágicos. Mas, voltando-me para o experimento, estou prestes a retomar meu cultivo. Irei aniversariar 4 bolos de FAI e vermiculita e espero que, de alguma forma, a orgonite beneficie o processo.

Recomendo um vídeo para maior aprofundamento na terioria reichiana sobre o orgônio:

Referências:

Gostaria da opinião/feedback dos senhores. Estou aberto para a discussão...

Anexos

• Coiled-Bed-of-Crystals-Orgonite-Pyramid11.jpg
    Coiled-Bed-of-Crystals-Orgonite-Pyramid11.jpg
    151.3 KB · Visualizações: 20
Última edição:
Pois bem pessoal, dando início à experiência...

No sábado (09/01), coloquei os bolos no dunk dentro da geladeira e em seguida, dei início ao teste de funcionamento da orgonite, enchendo 4 copos (controle) com água da torneira e colocando-os dentro do congelador.

Inicialmente, deixei-os lá por 5 horas. Porém, ao retirá-los da congelador, notei que a água ainda não havia congelado. Decidi deixá-los lá por mais 6 horas, totalizando 11 horas.
1.jpg2.jpg
1.jpg
2.jpg 3.jpg
12557115_945740168812966_1037741396_o.jpg

Após essas 11 horas, notei que, ainda sim, a água na parte superior de todos os 4 copos não havia congelado completamentamente. Em seguida, decidi aniversariar os bolos, pois havia passado algumas horas, completando 24 horas de dunk. Fiz o roll em vermiculita pasteurizada e coloquei-os no terrário. Após isso, me dirigi ao congelador novamente, para realizar o teste com a orgonite.

4 copos cheios de água da torneira e mais 11 horas de espera:
3.jpg 4.jpg 5.jpg 6.jpg
12557016_945739565479693_1989359300_o.jpg

Bom, o que dizer...

Considerei um erro não ter feito a verificação desses copos após 5 horas na geladeira. Creio que eles já estariam todos congelados. Mas não é esse o ponto mais interessante. Quero atentar aqui que a forma adquirida pelo gelo no centro dos copos ficou mais definida do que nos copos de controle. Algo parecido com uma espiral.

Após o teste inicial, decidi introduzir a orgonite diretamente no cultivo. Infelizmente, não pude colocá-la dentro do terrário. Pois, iniciante que sou na prática de fabricar orgonites, fiz o processo sem calcular muito bem as medidas e a resina utilizada no processo ficou molenga e grudenta, sem nunca secar (coloquei pouco catalisador e não foi o suficiente para secá-la). Segue abaixo as imagens do que fiz: 7.jpg 8.jpg

E recapitulando todo o processo com os horários aproximados, ficará algo parecido com isso:

1. 09/01. 10h15min. | Copos de controle introduzidos no congelador; feito o dunk e introdução dos bolos na geladeira.
  2. 09/01. 21h~21h10min. | Copos retirados da geladeira para a coleta de imagem dos resultados.
  3. 10/01. 10h15min. | Bolos retirados da geladeira, rolados em vermiculita e aniversariados no terrário;
  4. 10/01. 19h~19h30min. | Introduzida orgonite e copos no congelador.
  5. 11/01. 06h30min. | Orgonite e copos retirados da geladeira para a coleta de imagem dos resultados; introdução da orgonite embaixo do terrário.

Agora, a novidade...

6. 13/01. 18h45min. | Ao chegar do trabalho me deparo com o surgimento dos primeiros pins.

Com apenas 3 dias de terrário, os bolos pinaram! 12562478_945740258812957_1715942199_o.jpg 12562915_945739625479687_1943397761_o.jpg

Isso nunca ocorreu comigo. Nos cultivos anteriores, não consegui visualizar nenhum pin antes dos dos 5~11 primeiros dias.
Tá certo que existem fatores que eu desconsiderei – grosseiramente diga-se de passagem – na realização desse experimento. Sem contar a série de variáveis que deveriam ter sido levadas em conta para que eu pudesse realmente me certificar de que a pinagem foi beneficiada pela orgonite. Mas, ainda sim, considero o resultado positivo para esse início de cultivo...

Ae, muito massa a forma como ficou a água congelada com orgonite perto! :eek:h:

Seu experimento é muito legal. Há mais coisas entre o céu e a terra... :)

Mas vão ser precisos alguns cultivos e anotações detalhadas com condições bem controladas para poder fazer uma afirmação mais objetiva da eficácia da orgonite :bigode:. Por hora, e como é a regra nos cultivos amadores, vai tudo no olhômetro e na experiência mesmo :coffee:.

Massa einh?! Acompanhando! Acho que vou fazer uma dessa nesse carnaval.

Na hora da experiência pendure essa orgonite no pescoço. :D

Atualizando:
  1. 09/01. 10h15min. | Copos de controle introduzidos no congelador; bolos colonizado colocados em dunk no congelador.
  2. 09/01. 21h~21h10min. | Copos retirados da geladeira para a coleta de imagem dos resultados.
  3. 10/01. 10h15min. | Bolos retirados da geladeira, rolados em vermiculita e aniversariados no terrário;
  4. 10/01. 19h~19h30min. | Orgonite e copos colocados no congelador.
  5. 11/01. 06h30min. | Orgonite e copos retirados da geladeira para a coleta de imagem dos resultados; orgonite colocada sob o terrário.
  6. 13/01. 18h45min. | Surgimento dos primeiros pins.
  7. 19/01. Entre 17h~22h. | Coleta do primeiro flush (6g secos) desse cultivo; orgonite colocada em cima da tampa do terrário.
  8. 24/01. 19h30min | Coleta do flush e carimbo de um dos bolos. (Imagens abaixo)
pKvbvsV.jpgW6Yy2JG.jpgriZXfwV.jpg

Aproveitando o tópico, fiz mais uma orgonite para mim. Dessa vez foi uma Tower Buster:
WP_20160122_010.jpg WP_20160122_011.jpg

EDIT:
9. 25/01. 22h50min | Coleta dos flushes que haviam sobrado. (Imagens abaixo)​
oKSbAOg.jpg c05BHft.jpg

Última edição:
Nas últimas semanas, colhi os cogumelos fora da ordem de pinagem dos flushes, pois pinaram aleatoriamente. Uma zaragata.
O detalhe é que os pins não pararam de surgir. Mesmo nos bolos esporulados. Seguem imagens de agora há pouco, quando tirei alguns bolos para o dunk e também aproveitei para limpar o terrário:
yvpdVri.jpg umy0qf3.jpg

No mais, a temperatura em BH está alta, se comparada com a temperatura média da época em que iniciei o experimento. Por conta disso, tive de ligar novamente a bomba de aquário.

Sei que isso só soma o número de imprecisões quantitativas do experimento, já que não estou fazendo nenhum tipo de medição. Mas, sem sombra de dúvidas, nunca tive um cultivo tão bem sucedido como o que estou tendo agora...

@brunopg, eu utilizei resina de poliéster, limalha de ferro, fios de cobre e cristais de quartzo. São os mesmos materiais existentes nos cabos de fibra ótica (com exceção da resina) e equipamentos eletrônicos em geral.
Para o molde, utilizei vidro.

Back