Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Onde encontrar sílica?

Laranjeira

Hifa
Cadastrado
23/01/2020
38
6
27
Santos
Boa tarde pessoal, ainda não comecei meu cultivo porém já planejando a secagem, funcionaria usar aquela sílica que vem em pacotinho? Colocar uma camada desses pacotinhos, uma camada de papelão e os cogumelos por cima num potinho funcionaria?? Mais uma dúvida, ONDE encontrar esses pacotinhos? Que tipo de loja? Desde já, obrigado!!!
 
Os problemas principais desses pacotes é não terem indicação da saturação (quanta água já têm absorvida), não serem apropriados para alimentos (pode não tocar mas podendo usar a atóxica é sempre melhor) e não serem reutilizáveis. Também iria precisar de muitos pacotes pois são quantidades muito pequenas.

Compra 1kg de silica laranja atóxica, usa 600g numa caixa estanque para fazer a secagem de cogumelos (onde os colocas depois de estarem 12h/16h a secar ao vento com ventoinha. Podes colocar cartão ou papel a separar os cogumelos da sílica.

Os outros 400g coloca noutra caixa estanque, usando o mesmo sistema, para ao fim de 48h/72h colocar os cogumelos já secos na primeira caixa e preservar durante MUITO tempo (+ de 2 anos, pelo menos).

Os 600 gramas de sílica vão saturar e mudar de cor ficando mais escuros ao fim de algumas secagens, mas basta colocar num tabuleiro no forno a 110º por cerca de 1h a 2h - eu coloco uma folha de alumínio por cima da sílica. Quando estiverem novamente laranja clarinho estão secas.
 
Última edição:
Back
Top