Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Oi, eu sou um ExPoro

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
73
Não sou mais um Poro. =D

Então, primeiro, muito bom o fórum. Antes de me inscrever li muita coisa e tenho umas observações a fazer:

1) Ótima moderação que conversa com os usuários e explica as coisas, mesmo com as regras sendo rígidas, como é necessário com um fórum sobre esse tipo de assunto, em que todo cuidado é pouco para não passar certas linhas danosas à sobrevivência da própria comunidade, devido à legislação vigente e ao preconceito de parte da sociedade contra os cogumelos;

2) Sou um iniciante nos cogus. Vou postar em local adequado minha única experiência anterior. Meu interesse é duplo: tanto espiritual quanto recreativo;

3) Quero cultivar meus próprios cogumelos, o que me atraiu até aqui. Achei fantástico ter uma comunidade sobre isso tão completa e... em português!!! Já estava cansado de falar só em inglês para ter boas informações;

4) Ler esse fórum me salvou de ser mais um a comprar o famigerado "kit de cogumelo" ou seja lá como chama, para minha primeira experiência. Muito bom saber dos motivos pra não comprar um, e por isso vou começar lá do começo. Mas só tem uma etapa que eu quero pular ao menos nessa primeira experiência. Eu realmente queria conseguir uma seringa de esporos de qualidade (em que não fosse enganação a genética alegada) pra reduzir as chances de contaminação e saber que se houve contaminação foi na fase da inoculação, e não ficar totalmente perdido sem saber quando foi que aconteceu a contaminação, caso ocorra. Mas tenho que aguardar o fórum de "Compartilhando & Trocando" ficar a mim disponível pra eu poder perguntar por algum banco de esporos confiável que entregue seringas, só não sei se só poderá ser citado algum que não possua caráter comercial (art. 6º das regras) apesar de confiável [alguém pode me esclarecer se poderei fazer essa pergunta lá? Não consegui uma conclusão certa pela leitura das regras, e eu reli umas 5 vezes o artigo 6º], sendo que já procurei nos fóruns e na biblioteca e o único banco confiável brasileiro que encontrei citado foi o "profungos" que só tem carimbo, e não tem seringa. Na prática, se não conseguir um local com seringa 100% confiável antes de começar esse cultivo, vou fazer um primeiro cultivo apenas de teste e não dar continuidade à genética. Aí no segundo cultivo eu faço as seringas a partir do carimbo, já mais confiante de que vou saber não contaminar nas fases posteriores. Mas eu mesmo concluo agora que provavelmente não existe banco confiável que envia seringas, porque fazer a própria seringa é meio que básico. Bem, eu vou aprender como fazer, e não falta orientação nesse fórum. Só a primeira vez é que quero reduzir as possibilidades de "onde foi que eu contaminei", e pra isso vou ter que abrir mão da certeza da genética.

5) É importante reforçar pra não ter mal-entendidos. Sobre o item 4, a única coisa que quero saber é o que está em negrito: se posso fazer essa pergunta por lá. Sugerir obter esse tipo de resposta aqui seria quebrar a regra do fórum, e eu não quero fazer isso! Enquanto o fórum em que se permite isso não abrir pra mim, eu me viro com o que tenho. Não estou aqui dando "indiretas" para saber informações que são vedadas de se passarem no fórum, isso seria considerá-los (meus novos cogumelos-amigos desse fórum) burros ou idiotas, o que vocês não são - como se prova pelas mensagens criticando novos usuários que fazem isso.

6) Juramento dos novatos: "Eu me comprometo a só perguntar alguma coisa depois de esgotar todas as pesquisas disponíveis para mim". Podia ter algo assim, hehehe.

Última edição:
Seja bem vindo... Então colega assim como você sou novato aqui no forum, me registrei no inicio do ano mas so dei inicio a meu cultivo cerca de 1 mês atrás, e me utilizei do conhecimento deste forum para tal.. se você leu bastante sabe que assepsia é sempre importante em todo o processo do cultivo dos sagrados, eu assim como você no inicio tinha um certo receio quanto a contaminação, mas mesmo assim tentei iniciar os cultivos com um carimbo e fazendo minhas proprias seringas, mesmo sem uma glovebox até o presente momento meus cultivos estão seguindo bem.. então não exite em tentar, sempre mantendo assepsia..

Olá @ExPoro, seja bem vindo a sua nova comunidade! :)

Mas tenho que aguardar o fórum de "Compartilhando & Trocando" ficar a mim disponível pra eu poder perguntar por algum banco de esporos confiável que entregue seringas, só não sei se só poderá ser citado algum que não possua caráter comercial (art. 6º das regras) apesar de confiável [alguém pode me esclarecer se poderei fazer essa pergunta lá? Não consegui uma conclusão certa pela leitura das regras, e eu reli umas 5 vezes o artigo 6º]

Não discutimos sobre bancos comerciais de esporos em qualquer parte do fórum.

sendo que já procurei nos fóruns e na biblioteca e o único banco confiável brasileiro que encontrei citado foi o "profungos" que só tem carimbo, e não tem seringa. Na prática, se não conseguir um local com seringa 100% confiável antes de começar esse cultivo, vou fazer um primeiro cultivo apenas de teste e não dar continuidade à genética.
...
Mas eu mesmo concluo agora que provavelmente não existe banco confiável que envia seringas, porque fazer a própria seringa é meio que básico. Bem, eu vou aprender como fazer, e não falta orientação nesse fórum.

Seringas de bancos comerciais não são garantia alguma de sucesso. Pois não adianta ter uma boa seringa se você falhar em outras fases do cultivo. A confecção de seringas ME são bem simples, além de ser passo importante para adentrar no mundo da micologia amadora.

Olá @ExPoro, seja bem vindo a sua nova comunidade! :)

Obrigado, @Cosmik !

Não discutimos sobre bancos comerciais de esporos em qualquer parte do fórum.

Seringas de bancos comerciais não são garantia alguma de sucesso. Pois não adianta ter uma boa seringa se você falhar em outras fases do cultivo. A confecção de seringas ME são bem simples, além de ser passo importante para adentrar no mundo da micologia amadora.

Eu ainda não tenho certeza de que caminho tomar, mas tô começando a me sentir mais à vontade pra criar minha própria seringa desde o primeiro cultivo, sim.

Eu ainda não tenho certeza de que caminho tomar, mas tô começando a me sentir mais à vontade pra criar minha própria seringa desde o primeiro cultivo, sim.

A insegurança e o medo de errar é comum, e vem da nossa ignorância. Então para diminuir os riscos, estude e anote os itens importantes. Antes de confeccionar a seringa ou inocular os potes, mentalize bem o que você deve fazer para não se atrapalhar na hora. Trabalhe rápido e limpo!

Além da PróFungos ou FSRE, outra alternativa viável para adquirir carimbos confiáveis é tornando-se contribuidor e assim ter acesso ao fórum "Compartilhando & Trocando". Lá você poderá fazer pedidos, tenho certeza que algum membro lhe doará um carimbo.

Além da PróFungos ou FSRE, outra alternativa viável para adquirir carimbos confiáveis é tornando-se contribuidor e assim ter acesso ao fórum "Compartilhando & Trocando". Lá você poderá fazer pedidos, tenho certeza que algum membro lhe doará um carimbo.

Que legal. É, eu já tinha achado os requisitos pra entrar no fórum "Compartilhando & Trocando", e se eu tivesse como já teria pago. Com certeza vou ajudar o site que tanto está me ajudando. É só que a situação financeira agora tá muitíssimo russa. Mas podem contar com mais um colaborador futuro em breve. :D

Yo man, tamo junto. Sempre me interessei por fungos como vc, e sempre acompanhei o forum. Mas ainda me falta coragem de começar minha propria cultura, ainda mais agr que acho q o profungos sair do Ar. Minhas experiencias foram tds com selvagens, mas com habilidades de reconhecimento adquiridas aqui. Flw ae e Seja bem vindo.

Back