Ocorrência e simbiose

GnomoLok

Cogumelo maduro
Membro Ativo
Olá gafanhotos,

Lendo um livro aqui da biblioteca da faculdade, encontrei uma informação relevante que antes me era desconhecida e queria saber de vocês se acham que procede. Lá vai:

GUERRERO, Rosa T.; HOMRICH, Maria H. Fungos Macroscópicos Comuns no Rio Grande do Sul - Guia Para Identificação. 2 ed. - Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999 (Coleção Livro-Texto) p. 39
"12 - Superfície do píleo vermelha a cor-de-laranja, com escamas brancas (Figuras 9Dm e 15B), soltas (resto do véu universal). Estípite com volva e anel membranoso (Figura 9Df, j). Esporada branca. Fungo micorrízico com espécies de Pinus e Eucaliptus, destacam-se, no final do outono, pelo seu tamanho, com chapéu de 10 a 20cm de diâmetro e seu colorido inconfundível. No estado juvenil, de botão, as escamas esbranquiçadas o revestem completamente. Espécie tóxica, alucinógena, segundo a literatura.
(Prancha IX)................................................................ Amanita muscaria"

Então moçada? Essa do Eucaliptus rola ou não? Fiquei na dúvida...
 

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
Então moçada? Essa do Eucaliptus rola ou não? Fiquei na dúvida...



Que eu saiba aqui no Brasil não rola. Basta verificar os artigos sobre amanita aqui no país, o próprio sub-fórum de caçadas e o tópico para identificação de cogumelos.

Mas creio que já li algo sobre amanitas ocorrendo junto a eucaliptos na Austrália.
 
Superior