Exatamente isso, realISTA. Desculpe se te ofendi com a expressão "pensamento pequeno", mas foi exatamente isso que quis dizer, suas palavras estão demais realistas.
Acho que a maioria aqui nesse fórum sabe que a "realidade" vai muito além desse moralISMO político, e também que uma revolução externa só demonstra que as coisas no interior não andam bem.
Suas idéias parecem comunistas (apenas parecem) ou seja lá o que for, têm um tom político e é isso que estou criticando.
A humanidade deve acordar e perceber que está rodando em círculos e que o DESPERTAR FEMININO vai muito além de mulheres mártires reivindicando direitos trabalhistas.
Não digo que as revoluções externas são insignificantes, mas acho que se comparadas com o OLHAR PARA DENTRO se tornam pequenas, pensamentos pequenos, egoÍSTAS.
O despertar feminino é uma questão de abrir os sentidos para o feminismo que está ao nosso redor, sempre esteve, só nos negamos a aceitar. Masculino e feminino na natureza são a mesma coisa em pólos diferentes.
E tanto os homens como as próprias mulheres se negam a enxergar o sagrado feminino na natureza.
Você não percebeu, mas o tópico se inicio falando sobre o dia internacional das mulheres e prosseguiu com comentários a respeito de como o feminismo e o orgulho feminino são desprezíveis. Ou seja, o tópico falou sobre política o tempo todo. Portanto, eu presumo que o que você reprova no meu comentário não é propriamente o "tom político", mas a posição política que ele defende. Tanto é que você inocentemente taxou essa posição de "comunista". Buuuuuuuuuu!
Fora isso, você rebate coisas que eu simplesmente não disse e extrapola o comentário para vários outros assuntos, fazendo uma salada do que parece ser aquela brisa do McKenna com essa terrível dicotomia entre interno e externo. Eu acho o McKenna um cara delirante (apesar de ser uma leitura divertida) e não acredito nessa dicotomia, que para mim é a base do individualismo e egoísmo que você citou. Para mim, não existe instância mais importante, interno e externo devem estar em harmonia sempre, até porque as fronteiras entre eles são imprecisas e permeáveis.
Para mim, não é possível atingir um grau de elevação espiritual superior enquanto você está em uma engrenagem que te faz oprimir o próximo. E também não acho que só a luta por transformações sociais, sem uma revolução espiritual, seja possível. Se você acha possível cultivar-se espiritualmente ignorando as condições concretas de vida das pessoas, se essa realidade é muito ISMO pra você, se olhar para ela é pensar pequeno, ótimo! Isso não me ofende nenhum pouco, como poderia?