Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O que dizer sobre o Dia Internacional da Mulher? Sobre mulheres...

Rommmm

Xamã Aprendiz
Membro Ativo
09/12/2010
148
50
Maringá - PR
O que vocês pensam a respeito do dia internacional da mulher? É uma data justa? É realmente uma data bonita? Ou acima de tudo, é realmente uma data da feminilidade?

Qual o papel da mulher no mundo hoje em dia? Será que mudou tanto assim de tempos antigos para cá?

O que dizer sobre o sagrado feminino e a mente de Gaia?

Por que não vemos muitas mulheres aqui no fórum ou em qualquer outro lugar!? Sei que há muitos exemplos de boas artistas, excelentes escritoras, mas é sempre a minoria, por que nossa sociedade ainda é modelada pela expressão masculina? A bagagem histórica de repressão sobre as mulheres está sofrendo alterações? Mudando como? Onde?

MULHERES, ONDE ESTÃO???

awww.contentious.com_wp_content_uploads_2011_10_botticelli_birth_venus.jpg

Com todo respeito mas imagina so se eu sair de casa com uma camiseta escrita 100% homem, ou 100% branco....
acho uma merda o dia internacional das mulheres e o dia do orgulho negro.
e o dia do indio tambem.
muito bossal.

Eu acho deboa que existe um dia para representar as mulheres apesar de que quando chega ao ponto do FEMINISMO chega a ser obviamente tão ridiculo quanto o machismo, mas dou motivo para as mulheres terem seu dia pra refletir e pensar que nós precisamos mais da presença feminina no mundo moderno!!

Pra mim o dia das mulhers são todos dias, isso tudo e balela pra ganhar grana
com presentes.

Eu acho que hoje é UM DOS dias mais machistas do ano. E a situação está cada vez mais preocupante, o mundo está sempre perdendo o seu lado feminino, os homens estão perdendo seu lado feminino (maturidade com esse comentário por favor!) e as mulheres também estão perdendo sua feminilidade, pois para mim feminilidade não tem nada a ver com brincos, maquiagem, vestidos, esmaltes e conversas de salão de beleza.
Acho que um renascer do lado feminino no mundo iria melhorar muita coisa.

A mulher é um efeito deslumbrante da natureza.

cade as mulheres do cm?:whistle:

ENTAO EU DECLARO AMANHA O DIA DA PARCERIA HUMANA.
pronto.
dia 9 de marco, junto com o dia mundial do DJ esta declarado por mim, com o poder que o universo me deu quando eu era farao no egito antigo SERA O DIA DA PARCERIA HUMANA.

Por mais que a intenção do dia seja boa, declarar um dia internacional é um ato de egoísmo e preconceito sempre.

Pra mim é um dia como qualquer outro, assim como em outras datas "comemorativas". Nem o meu aniversário eu comemoro, que na verdade só serve para definir a quantos anos estou neste planeta. Resumindo... todo dia é o dia de todo mundo, é onde tudo acontece, aqui e agora!

Gostaria de ler algo feminino aqui.
O que impede as mulheres da sociedade hoje de experimentarem cogumelo, buscarem auto-conhecimento e depois se informarem em uma comunidade que partilha opiniões sobre o assunto???

todo dia deveria ser dia da mulher e do homem e dos pássaros e de Deus e dos carteiros e dos palhaços e da Natureza!!! enfim todo dia devia ser um dia pra darmos valor ao dia e a tudo e a nós mesmos.
Mas não é assim q acontece e então a vida passa sem ser vivida e precisamos de um diazinho (quando temos todos!) para homenagearmos alguém ou sentirmo-nos um pouco especiais.
É muito pouco...

O que impede as mulheres da sociedade hoje de experimentarem cogumelo, buscarem auto-conhecimento e depois se informarem em uma comunidade que partilha opiniões sobre o assunto???

Não viaja. Têm diversas mulheres por aqui, mas elas são pouco ativas. Elas participam mais lá no PE, deve ter algo a ver com os espíritos desses elementais mágicos.

Assistir o noticiário no Dia da Mulher dá nojo. Só falta elas amarrarem um homem em um poste e dar paulada durante as entrevistas.

Mulher é mais do que trabalhar como pedreira. E isso passa despercebido.

Que tal, ao invés de dizer algo sobre o dia internacional das mulheres, pesquisar um pouco sobre ele? Isso bastaria para evitar peguntas sobre a justiça ou a beleza da data...

Esse dia nasceu e marcou várias lutas das mulheres por melhores condições de trabalho, por direitos e por igualdade. Inclusive, para quem não sabe, as manifestações (diferente de comemorações) de 8 de março foram o estopim da revolução russa.

Para mim, o mais importante dessa data é a recuperação da memória. Se hoje as mulheres tem direitos civis e políticos etc. é porque elas lutaram muito por eles e porque muito sangue correu por debaixo da ponte. Ao contrário do que muitos pensam, esse mínimo de igualdade de gênero que nós temos hoje não caiu do céu.

Cultivar a memória das opressões e lutas contra as injustiças é essencial para evitar que as mesmas injustiças sejam cometidas no futuro. É por isso que eventos como auschwitz, a escravidão, o genocídio dos índios americanos etc devem ser lembrados sempre. Lembrar que as mulheres não votavam, não estudavam, não tinham direito a propriedade etc etc e que conquistaram esses direitos através de muita luta é absolutamente necessário, até porque vivemos em um mundo que elas ainda detêm apenas 1% da riqueza mundial, para ficar em apenas um dado.

O feminismo não é a opressão do homem pela mulher. Eu nunca li nenhum manifesto de coletivo feminista que pregasse isso, nem nunca ouvi nenhuma militante dizer isso. É tão somente uma luta contra a opressão machista. Portanto, não se trata "da mesma merda que o machismo", como se ouve dizer (chucramente) por aí...

A questão da baixa participação das mulheres no CM é interessante mesmo... eu arriscaria dizer que um dos fatores que contribuem para isso é a falta de tempo, porque as mulheres além de serem trabalhadoras assalariadas, elas ainda lavam nossas cuecas, fazem nossa comida e cuidam dos nossos filhos (por favor, ao usar "nossos" eu não me refiro a nós aqui desse tópico ou dessa comunidade... o "nós" é sinônimo de "homens").

Sinto muito, mas vejo em suas palavras um pensamento muito pequeno, algo muito "ista".
Mas é apenas minha opinião, por isso respeito a sua. =D

O feminismo não é a opressão do homem pela mulher. Eu nunca li nenhum manifesto de coletivo feminista que pregasse isso, nem nunca ouvi nenhuma militante dizer isso. É tão somente uma luta contra a opressão machista. Portanto, não se trata "da mesma merda que o machismo", como se ouve dizer (chucramente) por aí...
.

Isso é porque você provavelmente nao vive em um pais feminista, como aqui na alemanha por exemplo. Quando digo que é a mesma merda que o machismo, nao me refiro a ideia encontra aopressao machista, acho isso bom tambem, mas o que digo é a mesma merda é esse orgulho podre e sexista de superioridade e classificação de generos, "ser orgulhoso por ser FEMINISTA ou MULHER", ou "ser orgulhoso ser MACHISTA ou HOMEM."

Entao acredite, apesar do feminismo ter mais causa justa que o machismo, existe SIM a opressao do homem pela mulher, te digo isso por experiencia propria.

Classificar minha resposta como improdutivo só afirmou o que eu disse sobre ser "ista". =)

Sinto muito, mas vejo em suas palavras um pensamento muito pequeno, algo muito "ista".
Mas é apenas minha opinião, por isso respeito a sua. =D
Talvez o "ista" que te incomoda seja de realista, algo que atrapalha as suas considerações abstratas e vagas sobre o "feminino"...

Isso é porque você provavelmente nao vive em um pais feminista, como aqui na alemanha por exemplo. Quando digo que é a mesma merda que o machismo, nao me refiro a ideia encontra aopressao machista, acho isso bom tambem, mas o que digo é a mesma merda é esse orgulho podre e sexista de superioridade e classificação de generos, "ser orgulhoso por ser FEMINISTA ou MULHER", ou "ser orgulhoso ser MACHISTA ou HOMEM."

Entao acredite, apesar do feminismo ter mais causa justa que o machismo, existe SIM a opressao do homem pela mulher, te digo isso por experiencia propria.
Eu não vou falar da minha experiência pessoal com feministas e com o feminismo, acho que isso não vem ao caso e leva a discussão para o âmbito pessoal, o que não é o meu propósito aqui.

Você diz que odeia o sexismo, mas você não percebe é que o feminismo luta ferozmente contra ele, ou seja, contra a idéia de que existem comportamentos intrinsecamente femininos ou masculinos, determinados biológicamente, e contra a idéia de superioridade de gênero...

É claro que o feminismo escorrega para a misandria as vezes. E que o próprio machismo oprime os homens... basta entrar em uma loja de brinquedos e identificar as alas "menininho" e "menininha", limitando certos brinquedos e brincadeiras a apenas um gênero ou outro, e sociabilizando as meninas com o lar, a comida, o bebê, etc. e os meninos com a rua, a aventura, a violência etc. Os homens acabam sendo um pouco vítimas do machismo, apartados de uma série de aspectos da vida, assim como as mulheres. Só que as mulheres são apartadas exatamente de todos os postos de poder da sociedade, e é aí que entra a assimetria e a opressão.

A gente tem que saber diferenciar esse tipo de "opressão" que nós sofremos do que as mulheres enfrentam cotidianamente: a falta de liberdade sobre o corpo, jornada de trabalho dupla (na empresa e em casa), violência sexual... a lista vai longe, e existem muitos dados para comprovar que elas é que objetivamente são subjugadas. Não dá pra colocar tudo no mesmo balaio e relativizar tudo isso

Você pode até odiar esse "orgulho de ser mulher", mas se você prestar atenção, todos os grupos que sofrem opressão de ideologias hegemônicas, como o machismo e o racismo, acabam tendo que recuperar a própria autoestima, porque os próprios indivíduos acabam internalizando certos preconceitos consagrados contra ele.Isso é uma etapa necessária na luta por igualdade, se reconhecer como um igual.

Exatamente isso, realISTA. Desculpe se te ofendi com a expressão "pensamento pequeno", mas foi exatamente isso que quis dizer, suas palavras estão demais realistas.
Acho que a maioria aqui nesse fórum sabe que a "realidade" vai muito além desse moralISMO político, e também que uma revolução externa só demonstra que as coisas no interior não andam bem.
Suas idéias parecem comunistas (apenas parecem) ou seja lá o que for, têm um tom político e é isso que estou criticando.
A humanidade deve acordar e perceber que está rodando em círculos e que o DESPERTAR FEMININO vai muito além de mulheres mártires reivindicando direitos trabalhistas.
Não digo que as revoluções externas são insignificantes, mas acho que se comparadas com o OLHAR PARA DENTRO se tornam pequenas, pensamentos pequenos, egoÍSTAS.
O despertar feminino é uma questão de abrir os sentidos para o feminismo que está ao nosso redor, sempre esteve, só nos negamos a aceitar. Masculino e feminino na natureza são a mesma coisa em pólos diferentes.
E tanto os homens como as próprias mulheres se negam a enxergar o sagrado feminino na natureza.

Pô meu, pergunta pra Dilma!
Passarinho,passarinho...mas que gaiola confortável...ai ai ai

no dia da mulher é bom fazer "a" janta , comprar aquele vinho caro e depois se demoraaaar nas preliminares...

nego complica o que é tao simples.

é só viver a vida.

Back