Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O preço de um cultivo eficiente - Discussão

Lilica

Esporo
Cadastrado
03/08/2023
8
2
19
Olá amigos fungicultores, tudo bem? Hoje, gostaria de abordar um tópico importante que percebo ser uma realidade, especialmente entre nós, os iniciantes: o "preço" de se trabalhar corretamente no cultivo de cogumelos.

Introdução:

Primeiramente, vamos esclarecer o que quero dizer com "trabalhar corretamente". Aqui falo sobre o uso de materiais adequados para a função, o oposto de gambiarras improvisadas.

Visão sobre Gambiarras:

Com essa definição em mente, compartilho minha visão sobre o assunto. Recentemente, comecei a estudar sobre fungos e observei que muitos iniciantes recorrem a gambiarras por diversos motivos. Vejo trocas de ingredientes, substituição de materiais e criação de receitas malucas e soluções improvisadas. Acredito que, em grande parte, isso se deve à falta de acesso a informações claras e decisivas sobre o que é prioritário para o cultivo. Como resultado, os iniciantes podem ficar confusos sobre o que comprar e acabam acreditando que precisam de tudo. Por falta de recursos, optam por improvisar, o que pode levar a alguns problemas que gostaria de discutir hoje.

Problemas das Gambiarras:

Os problemas das gambiarras, em minha opinião, estão relacionados à falta de eficiência e precisão no processo. Muitas vezes, improvisar, especialmente no início da jornada como cultivador, pode resultar em problemas e até mesmo desistência pela frustração de estar perdendo muita coisa.

As gambiarras podem introduzir riscos de contaminação quando utilizadas em procedimentos, podem levar a um cultivo com deficiências nutricionais quando um substrato é "inventado" sem base e experiência, e podem causar inúmeras dificuldades ao longo do processo.

O Preço de Cultivar "Corretamente":

Aqui entra o ponto central da discussão que desejo levantar: Qual o preço de cultivar "corretamente"? À primeira vista, um cultivo "profissional" pode parecer caro, e talvez seja mesmo, mas vale a pena questionar se, ao avaliar todos os fatores, realmente sai caro trabalhar corretamente dentro do seu objetivo de cultivo.

Exemplo do Arroz na Receita PFtek:

Tomemos como exemplo a própria receita de PFtek, uma indicação geral para iniciantes (desde quem almeja cultivar para uso próprio a uso comercial a maioria começa aqui). Muitas pessoas optam por substituir o arroz integral por arroz comum ou de outros tipos (Já vi até quem nem usou arroz). Vamos refletir sobre isso. O arroz integral, próprio para o cultivo, custa cerca de 10 reais por quilo, enquanto o arroz comum pode ser comprado pela metade do valor e até mesmo já está disponível em muitas casas. Parece uma solução econômica, certo? Será mesmo?

Analisando mais de perto, o arroz integral, apesar de mais caro, oferece uma garantia maior de sucesso devido à sua nutrição, resultando em melhores resultados em menos tempo. Além disso, ao produzir seu PF, você também gasta dinheiro com gás para a panela de pressão, recipientes, vermiculita e outros insumos, materiais e procedimentos. Você também investe um dia de trabalho preparando, esterilizando e esperando para inocular.

Equilíbrio entre Economia e Qualidade:

Isso nos leva a refletir: será que a diferença de preço no arroz comum é realmente mais barata (ou pelo menos, significativa a ponto de compensar) do que usar o ingrediente adequado? Muitas vezes, o que parece mais barato pode se revelar uma escolha cara. Arriscar seu procedimento dessa maneira não parece interessante em minha opinião, dito que na ponta do lápis o resultado de um bom cultivo faz essa diferença se tornar bem pequena.

Conclusão:

Acho que honestamente o orçamento do cultivo deveria ser direcionado para aquilo que você vai precisar e usar, se você inicia no PF e foca nisso, aprimorando seus materiais para extrair o máximo do PF, você provavelmente terá resultados melhores do que aqueles que saem fazendo gambiarras logo de cara. Acredito de verdade que você deveria ficar no PF até atingir esse nível ''máximo'' de qualidade, trabalhando sem pular degraus com bastante foco neles.

Gostaria de ouvir a opinião de vocês, principalmente dos mais experientes que já passaram da fase em que estamos, sobre tudo isso. Atualmente, acredito que vale mais a pena um trabalho simples, porém executado da forma ideal, do que inúmeras gambiarras e trabalhos "mais ou menos" que vão trazer alguma dor de cabeça desnecessária. Quais gambiarras vocês conhecem que são ineficientes ou prejudiciais ao cultivo? Qual é a sua opinião sobre esse equilíbrio entre economia e qualidade no cultivo de cogumelos? quais dicas vocês tem para dar?
 
Muitos cultivadores iniciantes tentam reinventar a roda antes de ter entendido como uma roda funciona.
A regra básica é "siga um método do começo ao fim e não invente moda".

Cultivar cogumelos é muito barato, a principio envolve poucos custos e a maioria das coisas podem ser feitas com o que nós em geral já temos em casa. O maior erro de muitos iniciantes é querer montar um setup profissional achando que isso vai resolver o maior problema: a inexperiência.

Um cultivo simples é barato e simplesmente funciona.
 
Última edição:
Tem também a questão de que o iniciante não tem tanta preocupação com assepsia nem das mãos, imagina do ambiente... Eu to começando com PF, e tive sucesso usando técnicas simples de assepsia com inocular na tampa do forno, e reesterilizar as aluvas a cada 5 minuto, óbvio um banho, uso de toca e mascaras ajudaram. isso é investimento para cultivos de sucesso e colheitas fartas.
 
Back
Top