Você não entendeu. Não houve redução da população nesses lugares.
Houve aumento da população em outros lugares. Europa e depois EUA aumentaram a densidade populacional antes do resto do mundo, seguidos por Japão, China etc.
Agora o antigo terceiro mundo está também alcançando densidades mais altas.
Acabei perdendo o foco da meada porque não pude terminar o post nem editá-lo, mas vamos lá.
De acordo com notícias e dados estatístico as taxas de natalidade e mortalidade vem diminuindo ano a ano. A população está ficando mais velha, hoje, de forma geral. De início houve uma explosão demográfica, mas agora parace que há uma estagnação no crescimento vegetativo. Países escandinavos, por exemplo penam para aumentar suas taxas de natalidade. De forma parecida ocorre com os países em processo de industrialização. Há um crescimento demográfico durante esse processo, mas as expectativas e os esforços são para que esse quadro se estabilize e vá diminuindo.
-----------------------
Queria poder chegar ao tema do tópico por isso tenho que quebrar uma argumentação apropriada que se faz necessária. Vamos lá:
O projeto do PSDB que não vingou, era acabar com as cadeiras da área de Humanas no ensino superior, talvez, Direito e Psicologia estariam fora desse disparate. Os cursos de humanas seriam ministrado em um pós-ensino médio.
Embora o PSDB não tenha conseguido o objtivo, a sombra dessa atitude possui reflexo ainda hoje por meio das várias faculdades particulares que pipocaram, graça a FHC, e que oferecem graduação em 18 meses para qualquer área de licenciatura. Se quatro anos são pouco para se ter uma formação em nível de graduação razoável, 18 meses...
A lógica é: pra que investir dinheiro em um bando de delirantes verborrágicos se as máquinas estão paradas por falta de mão de obra especializada. Foi assim nas décadas de 50-90, e é assim conteporaneamente. Assim caminha nossa mudança de percepção da realidade perpetradas pelo nosso sistema de ensino.
Disso resulta que as pessoas não pensam duas vezes antes de ganhar um salário digno, tanto na iniciativa privada quanto nas empresas estatais, mesmo sabendo que a atividade dessa empresa cause prejuízos a natureza e as pessoas do lugar.
E não se enganem, não existe mais cidade do interior, logo logo uma empresa multinacional vai chegar e poluir sua cidade e causar indignação à população local que logo será manipulada por algum burocrata pulha para se reestabeler o caos na ordem.
Alô alô CST, alô alô Vale do Rio Doce, alô alô PETROBRÁS, alô alô Total Agroindústria Canavieira S.A., alô alô extratores de granito e mármore, alô alô NASA, alô alô WBrazil... receba meu repúdio, o de minha família, e de todos os meus amigos. _|_