Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O impossível desenvolvimento sustentável!

O problema é que todos os grupos humanos e países estão em uma corrida.

Ninguém vai parar se não tiver garantias que os outros vão parar também.

Quem vai costurar esse acordo? Ainda mais sabendo que os grupos desenvolvimentistas não querem fazer nenhum acordo?

Acho que deveríamos proibir a instalação de indústrias multi-mega-ultra-nacionais, dar um calote nos credores internacionais. A retaliação internacional é inevitável, então lascados até o osso, poderíamos, enfim, implantar um sistema educacional voltado para as nossas verdadeiras realidades e quem sabe dentro de 20 anos possa surgir daí um país menos desigual.

Desculpem foi um arroubo adolescente.

Punk is not dead!!! :)

Hj em dia ta foda mesmo, ninguém vai abrir mão do seus recursos pra ajuda a melhorar o mundo, é uma corrida mesmo.

Mas como disse antes, acho que vai chegar a um ponto, aonde nos vamos tomar consciência dos riscos que se supõe o modelo arcaico de sociedade humana que ainda usamos, baseado em recursos naturais infinitos(oq obviamente nao existe), e talvez exista uma mudanca geral de atitude e valores nas pessoas. Se isso nao acontecer, é caida no buraco na CERTA man, nao tem outro.

É igual essa fabula do Centésimo Macaco, ja ouviram?

Nos anos 40-50 uns cientistas fazem testes nucleares em uma ilha, e depois começam a pesquisar em quanto tempo demoraria até a radiação nessa ilha desaparecer e começar a ter vida outra vez? Entao decidem repovoar a ilha com macacos.
Eles colocam uns 10 macacos na ilha, tudo era perfeitamente saudavel e os macacos se alimentam dos coqueiros da ilha, a única coisa é que a casca dos coqueiros estavam levemente contaminada com radiação das bombas. Então os cientistas ensinaram os macacos a lavar a casca do coco antes de abrir o coco e consumi-lo.
Então de uns 10000 macacos, uns 20, 30, começaram a lavar o coco antes de abrir pra come-lo.
Então conforme se reproduziam os macacos, mais macacos iam lavando a casaca do coco pra limpar a radiacao.
Ai quando chegou no 100° macaco que lavava o coco, espontaneamente todos os outros 900 macacos começaram a lavar o coco antes de come-lo também.
Ou seja, uma especie de consciência coletiva, o que acho que encaixa perfeitamente em nós humanos tambem.

To esperando chegar o dia do 100° macaco, e que o resto do mundo comece a fazer o mesmo tambem.

"To esperando chegar o dia do 100° macaco, e que o resto do mundo comece a fazer o mesmo tambem. "

Perfeito isso. Eu também espero por esse dia.

Lave seu côco, macaco. E a macacada se quiser que comece também a lavar o seu...

Acho que deveríamos proibir a instalação de indústrias multi-mega-ultra-nacionais, dar um calote nos credores internacionais. A retaliação internacional é inevitável, então lascados até o osso, poderíamos, enfim, implantar um sistema educacional voltado para as nossas verdadeiras realidades e quem sabe dentro de 20 anos possa surgir daí um país menos desigual.

Desculpem foi um arroubo adolescente.

Punk is not dead!!! :)

Um ensino que formasse um ser humano consciênte de si mesmo e não apenas mão de obra para o mercado!

Um ensino que formasse um ser humano consciênte de si mesmo e não apenas mão de obra para o mercado!

Como diria o filósofo Serginho Malandro: glu-glu!! yeah-yeah!!

------------------------

Esse sistema peidagógico que está aí é um modelo norte-americano do pós segunda-guerra.
A ditadura achando que estava fazendo grande negócio, implantaram esse sistema já ultrapassado. Hoje, naturalmente há os remendos: as LDB´s (Lei de Diretrizes e Bases)

Quem ouviu falar do CONAE? Que repercussão teve?

Foi a coisa mais importante para a educação desde o descobrimento do Brasil, e qual foi o efeito disso?

http://conae.mec.gov.br/

Não acho que é questão de sistema pedagógico, mas de valores.

Quem quer viver indefinidamente com o que tem hoje? Quem paga mais por produtos menos poluentes ou danosos ao meio-ambiente? Quem se livra dos confortos da sociedade moderna, tipo luz elétrica e computadores?

Isso sem falar na energia elétrica para sustentar todo esse consumo de eletro-eletrônicos.
Não sei o que é pior: mais e mais fontes naturais de água terem que ser represadas ou oficializar o uso das usinas nucleares como fonte de energia.

Dizem que a luz solar e a energia eólica são boas soluções... Não sei... Imagino daquia vinte , 30 anos, o quanto de energia estará sendo gasta por uma população super aparelhada.

1024px-Earthlights_dmsp.jpg

Há alguns problemas difíceis para resolver.

Na China, Índia e África, para não falar de outros lugares, há bilhões de humanos vivendo com muito pouco. Eles querem naturalmente melhorar as condições em que vivem. Em boa parte dos lugares miseráveis faltam itens básicos para as grandes aglomerações humanas, como água potável e saneamento básico. Como ficaremos quando esse pessoal quiser itens de consumo mais custosos ambientalmente?

Será que a Terra consegue sustentar tantos humanos? Se a resposta for não, como diminuir a população? Ou vamos esperar um desastre fazê-lo?

o cogu me flo para lavar o côco e sempre que estou consciente lavo, é o minimo que devo fazer e o máximo é tentar ensinar os outros a lavarem tambem, dificil porque ainda estou aprendendo.
Lavar o côco é da o valor que a VIDA tem.
Paz ae pra nois

o cogu me flo para lavar o côco e sempre que estou consciente lavo, é o minimo que devo fazer e o máximo é tentar ensinar os outros a lavarem tambem, dificil porque ainda estou aprendendo.
Lavar o côco é da o valor que a VIDA tem.
Paz ae pra nois
eu nao entendi o que voce falou.

Pobre quer ser burguês também, como bem ilustrou Chico Buarque de Holanda: "O malandro é o barão da ralé".

Os valores são construídos históricamente mas por quem detêm a produção de capital e se as escolas não possuíssem "muros" e fosse agente de catalisação de vontades individuais ao invés de fábricas de zumbis, ela seria um espaço para a existência plena, além de ser mais um espaço comum de convivência e desenvolvimento social, cultural e psicológico, abriria caminho para que os outros espaços se transformarem também.

O problema é que o colapso está aí às portas, e com certeza países com melhores níveis escolares vão se safar e América fica com a latrina.

Agora em relação do sacrifício individual, esquece!!! são raros os que deveras não se deixam moer pela roda do sistema.

Venho pregando a indigência como forma de empenar a roda do Capital, não é novidade isso, mas às vezes precisamos incorporar algumas lições de outros mestres.

Quando provei que é viável teve camarada que verdadeiramente surtou, o cara perdeu o plumo, mas hoje, reestabelecido do susto vive uma vida confortavelmente burguesa... remedinho, enfermeira, blablabla.
O cara tem que ter colhão pra dançar o créu na velocidade do 10.

Isso sem falar na energia elétrica para sustentar todo esse consumo de eletro-eletrônicos.

Acho que os avanços tecnológicos permitem tanto uma expansão na produção de energia quanto o controle do consumo dos eletros-eletrônicos, é uma balança sensível, mas as grandes corporações sabem o que estão fazendo. Alguns de nós sabemos também o que eles fazem e protestamos mas isso é imperdoável para eles.

Há alguns problemas difíceis para resolver.

Na China, Índia e África, para não falar de outros lugares, há bilhões de humanos vivendo com muito pouco. Eles querem naturalmente melhorar as condições em que vivem. Em boa parte dos lugares miseráveis faltam itens básicos para as grandes aglomerações humanas, como água potável e saneamento básico. Como ficaremos quando esse pessoal quiser itens de consumo mais custosos ambientalmente?

Será que a Terra consegue sustentar tantos humanos? Se a resposta for não, como diminuir a população? Ou vamos esperar um desastre fazê-lo?

Realmente acho que o poderosos, mascarados pela ONU, controlam a miséria nos países emergentes e pobres como forma de controle populacional, alimentam a guerra civil e disseminação de doenças criadas em laboratório passando descaradamente sobre a soberania nacional.

O que penso sinceramente é que se eles pudessem agiriam novamente como Hitler. Trancafiaria todos os miseráveis, lazarentos, malucos, inúteis, enfim, e tacava fogo. Eles gostam do gosto de sangue. Eles gostam de ver os gritos dos ensadecidos pela miséria. Eles querem apertar o botão e passar para próxima fase do jogo.

Realmente acho que o poderosos, mascarados pela ONU, controlam a miséria nos países emergentes e pobres como forma de controle populacional, alimentam a guerra civil e disseminação de doenças criadas em laboratório passando descaradamente sobre a soberania nacional.

Não há indícios de controle populacional nos países pobres.

Ao contrário. As vacinas e os antibióticos estão promovendo uma explosão populacional.

Por exemplo, historicamente a África quase sempre teve por volta de 1/4 da população da Terra. Ficaram para trás com a revolução industrial e o avanço tecnológico do ocidente. Agora estão se recuperando e aumentando a população.

Quanto aos poderosos, sempre fazem o que fizeram. E eu acho que na verdade falta poder à ONU. Os poderosos agem por conta própria. E independente do viés ideológico. EUA, China, Japão e Europa vão às compras sem muitas preocupações, a não ser uns com os outros. A ONU assiste sem poder para interferir.

A ONU é uma vergonha mesmo... ja fizeram bastante coisa mas quando existe muito interesse detras eles nao tem poder em nada, sao só uns palpiteiros detras do jogo dos grandes porcos

Não há indícios de controle populacional nos países pobres.

Ao contrário. As vacinas e os antibióticos estão promovendo uma explosão populacional.

Por exemplo, historicamente a África quase sempre teve por volta de 1/4 da população da Terra. Ficaram para trás com a revolução industrial e o avanço tecnológico do ocidente. Agora estão se recuperando e aumentando a população.

Quanto aos poderosos, sempre fazem o que fizeram. E eu acho que na verdade falta poder à ONU. Os poderosos agem por conta própria. E independente do viés ideológico. EUA, China, Japão e Europa vão às compras sem muitas preocupações, a não ser uns com os outros. A ONU assiste sem poder para interferir.

Realmente não há controle populacional ainda justamente pelo que você apresentou: a África e grande parte da Ásia passaram por processos de exploração brutal, reduziram a população, todas as colônias são assim, como penso que não existe o lá e o aqui, tudo que aconteceu com o Brasil pode ser transposto para se tentar entender o que acontece com eles.

O mais incrível nisso é que é simples demais: se coloniza à base do terror e opressão generalizada, implantação do sistema econômico e cultrural do colonizador; explora-se até o máximo inviável, muda-se a perspectiva histórica das pessoas; disso cria-se o momento de abertura da opressão e finalmente o mercado consumidor. Parece-me que ocorreu assim no Brasil e acontece ou vai acontecer com outros países não "desenvolvidos"

Realmente não há controle populacional ainda justamente pelo que você apresentou: a África e grande parte da Ásia passaram por processos de exploração brutal, reduziram a população,

Você não entendeu. Não houve redução da população nesses lugares.

Houve aumento da população em outros lugares. Europa e depois EUA aumentaram a densidade populacional antes do resto do mundo, seguidos por Japão, China etc.

Agora o antigo terceiro mundo está também alcançando densidades mais altas.

Você não entendeu. Não houve redução da população nesses lugares.

Houve aumento da população em outros lugares. Europa e depois EUA aumentaram a densidade populacional antes do resto do mundo, seguidos por Japão, China etc.

Agora o antigo terceiro mundo está também alcançando densidades mais altas.

Acabei perdendo o foco da meada porque não pude terminar o post nem editá-lo, mas vamos lá.

De acordo com notícias e dados estatístico as taxas de natalidade e mortalidade vem diminuindo ano a ano. A população está ficando mais velha, hoje, de forma geral. De início houve uma explosão demográfica, mas agora parace que há uma estagnação no crescimento vegetativo. Países escandinavos, por exemplo penam para aumentar suas taxas de natalidade. De forma parecida ocorre com os países em processo de industrialização. Há um crescimento demográfico durante esse processo, mas as expectativas e os esforços são para que esse quadro se estabilize e vá diminuindo.

-----------------------
Queria poder chegar ao tema do tópico por isso tenho que quebrar uma argumentação apropriada que se faz necessária. Vamos lá:

O projeto do PSDB que não vingou, era acabar com as cadeiras da área de Humanas no ensino superior, talvez, Direito e Psicologia estariam fora desse disparate. Os cursos de humanas seriam ministrado em um pós-ensino médio.

Embora o PSDB não tenha conseguido o objtivo, a sombra dessa atitude possui reflexo ainda hoje por meio das várias faculdades particulares que pipocaram, graça a FHC, e que oferecem graduação em 18 meses para qualquer área de licenciatura. Se quatro anos são pouco para se ter uma formação em nível de graduação razoável, 18 meses...

A lógica é: pra que investir dinheiro em um bando de delirantes verborrágicos se as máquinas estão paradas por falta de mão de obra especializada. Foi assim nas décadas de 50-90, e é assim conteporaneamente. Assim caminha nossa mudança de percepção da realidade perpetradas pelo nosso sistema de ensino.

Disso resulta que as pessoas não pensam duas vezes antes de ganhar um salário digno, tanto na iniciativa privada quanto nas empresas estatais, mesmo sabendo que a atividade dessa empresa cause prejuízos a natureza e as pessoas do lugar.

E não se enganem, não existe mais cidade do interior, logo logo uma empresa multinacional vai chegar e poluir sua cidade e causar indignação à população local que logo será manipulada por algum burocrata pulha para se reestabeler o caos na ordem.

Alô alô CST, alô alô Vale do Rio Doce, alô alô PETROBRÁS, alô alô Total Agroindústria Canavieira S.A., alô alô extratores de granito e mármore, alô alô NASA, alô alô WBrazil... receba meu repúdio, o de minha família, e de todos os meus amigos. _|_
sustentabilidade1.jpgsustentabilidade3.jpgsustentabilidade4.jpgsustentabilidade2.jpg

Back