Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

O cultivo de cogumelos em pequena escala - 2 Agaricus e Volvariella

Walterjps

Primórdia
Cadastrado
10/08/2011
15
38
37
Prefácio - No primeiro Agrodok sobre ‘O cultivo de cogumelos em pequena escala’, Agrodok n˚ 40, descreve-se a técnica do cultivo de cogumelos em substratos que apenas necessitam ter um tratamento pelo calor (tratamento térmico). Contudo, certas espécies de cogumelos, como sejam os cogumelos de palha de arroz (Volvariella spp.) e os champignons (Agaricus spp.) podem ser cultivados apenas em substrato fermentado ou composto. Os cogumelos de palha de arroz são cultivados nos climas quentes das regiões tropicais, enquanto que o cultivo dos champignons se realiza, sobretudo, nos climas mais temperados. O processo da formação de composto para o cultivo de cogumelos é mais complexo do que a preparação de substratos que apenas recebem um tratamento térmico. Por conseguinte, pareceu-nos oportuna a publicação de um segundo Agrodok que satisfaz a procura e que compensa a carência de informação neste âmbito específico. Neste livro tratam-se o processo completo da formação de composto a partir de resíduos agrícolas e também o cultivo das espécies apropriadas, supramencionadas. Para além disso, mostrou-se necessário tratar, de modo detalhado e num capítulo separado, do processo da obtenção de semente de boa qualidade e da produção de semente. Foi dada ênfase particular aos requisitos mínimos no que diz respeito às condições de cultivo, às salas de produção de cogumelos e equipamento para ambas as espécies, de forma a evitar problemas e de realizar uma produção rentável. Também se prestou atenção à colheita e aos tratamentos pós-colheita. Nas regiões suburbanas e urbanizadas existe uma procura alta de cogumelos processados (na sua maioria enlatados). Por conseguinte, os aspectos básicos do processamento de cogumelos são tratados num capítulo separado. Como o conhecimento da comercialização no âmbito do cultivo de cogumelos em pequena escala é ainda bastante deficiente, também nos pareceu oportuno incluir um capítulo sobre a comercialização, no qual se destacam a importância e as possibilidades dos mercados locais e regionais.
 

Anexos

  • agromisa-ad-41-p.pdf
    886.3 KB · Visualizações: 79
Back
Top