Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O coronel Emir Larangeira, da PM do Rio de Janeiro..

Epicurista

Cogumelo maduro
Membro Ativo
03/08/2007
50
69
A liberação do uso de drogas no Brasil



Necessidade ou temeridade?

O filme Tropa de Elite tem gerado discussões e falácias. Uma delas se refere ao pseudo-ineditismo dos que surgem propondo a liberação do uso de drogas. Ora, em outubro de 2006, fui entrevistado por uma equipe do informativo da UFF/RJ (AFASTA DE MIM ESTE CALE-SE), e na ocasião gravei duas frases: a) “Eu sou favorável à descriminalização total do uso da droga, para mim o uso da droga não devia ser crime.”; b) "Há hoje um percentual de viciados na sociedade e dentro do aparelho policial também. Eu presumo que um considerável percentual da tropa use drogas.” Na verdade, cheguei até a especular um percentual, talvez uma temeridade, mas é o que ouço à boca pequena no meio policial-militar, especialmente em vista do excessivo consumo de álcool entre os PMs.

É fácil verificar: basta entrar no Google grafando “coronel Emir Larangeira”. Lá está resumida a minha opinião forjada em reflexões e ações que encetei contra o tráfico em favelas, pelos idos de 1989, na Zona Norte do Rio. Quem conhecer minha modesta obra literária (www.emirlarangeira.com.br) concluirá que falo com a autoridade de quem prendeu o mais famoso traficante daqueles tempos (Cy de Acari). Ele faturava em média um milhão de dólares de dez em dez dias e mantinha estupenda indústria de processamento de drogas na favela, empregando idosos e crianças às centenas.

Quando eu comentava sobre esses valores, os jornalistas duvidavam de mim. Enfim, montei uma operação policial, numa sexta-feira, em apenas uma rua no interior da favela (Rua Piracambu), com duração de uma hora. Foram detidos, nesse tempo cronometrado pelo Jornal O DIA, 250 viciados. Se ficássemos um pouco mais, nem sei, os viciados vinham de enxurrada. Relato o fato em livro disponível no meu site (Cavalos Corredores – a verdadeira história). Aliás, na contramão da afirmação de que os “rapazes de classe média” sustentam o tráfico nas favelas, só se agora é assim, pois naqueles idos em que detive os viciados, todos, sem exceção, eram pobres; como se dizia na gíria: pés-de-chinelo. E assim era alimentada a famigerada “robauto”, que funcionava impunemente nas imediações da favela de Acari, local o­nde se vendia de parafusos a automóveis geralmente furtados e/ou roubados e utilizados como moeda de troca pelos consumidores de maconha e cocaína.

A verdade é que, comparando o potencial repressor dos EUA com o nosso, por exemplo, estamos 200 anos atrasados em relação ao Tio Sam. Sabemos, portanto, que nenhum poder financeiro acabará com o tráfico; fomenta-o, isto sim. Sabemos que a droga apreendida no Brasil não passa de um mínimo em relação ao todo que segue ao consumo local e internacional. Somos rota segura e bons consumidores.

Sobre o assunto eu poderia muito mais escrever, porém me prendo tão-somente ao fato de que a repressão jamais erradicará de nosso orbe o tráfico de drogas e de armas (um alimenta o outro e vice-versa), sendo certo que os países fabricantes de armas dependem sobremodo do tráfico para sustentar esse outro ignominioso comércio. As guerras não são suficientes para atender à insanidade dos fabricantes de material bélico.

Sejamos realistas. Por acaso a droga proibida é menos danosa à saúde que o álcool ou o cigarro?... Que manancial de drogas existe à disposição dos usuários? Quem são eles?... Esta última indagação é meu apoio para a defesa da descriminalização do uso de drogas: não se pode cuidar de um problema sem o conhecer em extensão e profundidade. Proibir o uso da droga é empurrar para o submundo do crime toda a verdade contida no consumo, único caminho para resgatar os usuários. Pois a prisão de traficantes não conduz a solução nenhuma. Tal afirmação me faz lembrar do tempo em que a lança-perfume era liberada. Alcancei esses tempos dos carnavais regados a lança-perfume, que era espirrada nas costas das meninas e cheirada à larga. Somente no carnaval, pois a cultura do seu uso limitava-se ao período momesco. Mas hoje, criminalizada, circula no submundo o ano todo. Enfim, primeiro a proibição e depois o pecado...

Outro exemplo marcante resume-se na “lei seca” norte-americana. Durante 13 anos, 11 meses e 24 dias os americanos se encharcaram de bebidas contrabandeadas ou clandestinamente fabricadas por mafiosos. Jamais se bebeu tanto nesse período iniciado em 1920 por conta da 18ª Emenda à Constituição daquele país; jamais o crime faturou tanto como nesse período de proibição; jamais morreram tantos americanos envenenados por bebidas ruins.

Ora!... Essa idéia, decorrente do filme Tropa de Elite, de que o usuário fomenta o tráfico, faz-me lembrar outras falácias retumbantes: o favelado é culpado por existirem as favelas, o miserável é culpado pela miséria, os doentes sem eira nem beira são culpados pela falência do sistema estatal de saúde e por aí se vão avolumando os silogismos erísticos.

Contudo, devo evidenciar que minha opinião sobre a liberação do uso de drogas não se reduz a um anárquico “libera geral”. Penso que o tema deva ser discutido com seriedade e transparência, e que as medidas propostas garantam o fim do tráfico nas favelas como também em quaisquer outros lugares. Mas como a favela “vendedora de drogas para mauricinhos e patricinhas” é o foco primordial do filme, devemos então bradar: “Chega de principado do crime!” Pois a reconquista da liberdade do povo humilde justifica qualquer medida governamental e societária no sentido de erradicar o Poder Paralelo do tráfico. Mas de uma coisa eu tenho certeza: repressão policial jamais acabará com o tráfico, nem na favela, nem no asfalto, nem aqui, nem algures.

Emir Larangeira
Escritor

Fonte:
http://www.queronoticia.com.br/artigos.php
http://minhanoticia.ig.com.br/materias/468501-469000/468862/468862_1.html
 
Eu sou a favor da liberação inicialmente da maconha, pois ela tem 1001 utilidades, só uma delas é fumar..

Serve para: Tecido canhamo de alta qualidade


Sementes para passaros (acho que substrato tambem)

Fonte de protéina

Uso Médico

Alimento

Faz um otimo oléo da semente

Entre outros..

além de que os males da proibição, são beeeeeeeeeeeeem maiores que os males da própria ""Droga""
 
DESCRIMINALIZADO já foi, o uso da cannabis.
mas se tiver em 2 pessoas eles dao um jeito ainda de te ferrar.
 
Com uma ainda rola de fazer vc assinar a lei 2.000 e pouco e troxar..

ter que fazer trabalho comunitário..

Além dos remédios que contem THC não podem ser produzidos no brasil.

Nem as fibras/tecidos

Nem as comidas


Nem as sementes passarais
 
Com uma ainda rola de fazer vc assinar a lei 2.000 e pouco e troxar..

ter que fazer trabalho comunitário..

Além dos remédios que contem THC não podem ser produzidos no brasil.

Nem as fibras/tecidos

Nem as comidas


Nem as sementes passarais
Resumindo, ainda não mudou nada.
 
Em alguns pontos mudou sim, a lei agora prevê pena separada pra usuários e traficantes. Usuário a pena é leve, vc nem vai em cana mais, leva uma sabugada e tal. Mas é sempre bom ficar esperto!
 
eu moro nos EUA, sim o imperio babilonico. mas moro num estado onde uso medicinal eh legalizado, voce pode cultivar ou pagar alguem para cultivar para voce. a lista de motivos para conseguir permissao para uso medicinal consitste em: cancer, aids, glaucoma, dor cronica (pode ser muita coisa) entre outras. mesmo quem nao tem permissao e for pego com quantidade de usuario, leva-se apenas uma multa, nao eh nem algemado, como se fosse uma infracao de transito. eu compro no supermercado mais capitalista granola de hemp, uma delicia e tem omega 3 entre outros nutrientes muito bons. na california onde o uso medicinal eh legalizado, existem "lojas" do governo onde voce pode comprar o fumo prontinho, nao precisa nem dar uma de fazendeiro. o que quero dizer eh que se nesse pais onde o governo espia os seus emails e grampeia telefones e extremamente capitalista e malefico isso eh possivel, porque nao no brasil, deve ser porque alguem lucra muito com as coisas do jeito que estao.
 
eu moro nos EUA, sim o imperio babilonico. mas moro num estado onde uso medicinal eh legalizado, voce pode cultivar ou pagar alguem para cultivar para voce. a lista de motivos para conseguir permissao para uso medicinal consitste em: cancer, aids, glaucoma, dor cronica (pode ser muita coisa) entre outras. mesmo quem nao tem permissao e for pego com quantidade de usuario, leva-se apenas uma multa, nao eh nem algemado, como se fosse uma infracao de transito. eu compro no supermercado mais capitalista granola de hemp, uma delicia e tem omega 3 entre outros nutrientes muito bons. na california onde o uso medicinal eh legalizado, existem "lojas" do governo onde voce pode comprar o fumo prontinho, nao precisa nem dar uma de fazendeiro. o que quero dizer eh que se nesse pais onde o governo espia os seus emails e grampeia telefones e extremamente capitalista e malefico isso eh possivel, porque nao no brasil, deve ser porque alguem lucra muito com as coisas do jeito que estao.

""Mad World"

All around me are familiar faces
Worn out places, worn out faces
Bright and early for their daily races
Going nowhere, going nowhere
And their tears are filling up their glasses
No expression, no expression
Hide my head I want to drown my sorrow
No tomorrow, no tomorrow
And I find it kind of funny
I find it kind of sad
The dreams in which I'm dying
Are the best I've ever had
I find it hard to tell you
'Cos I find it hard to take
When people run in circles
It's a very, very
Mad World
Children waiting for the day they feel good
Happy Birthday, Happy Birthday
Made to feel the way that every child should
Sit and listen, sit and listen
Went to school and I was very nervous
No one knew me, no one knew me
Hello teacher tell me what's my lesson
Look right through me, look right through me"
 
Ola galera...

Como nós somos os principais interessados nisso, temos que realmente discutir isso a fundo.
A minha opinião é que deve-se LEGALIZAR, com a legalização vem a colocação de impostos ALTÍSSIMOS para suprir a necessidade da saúde pública para atender a demanda que irá aumentar (teóricamente, pois as pessoas já são tratadas das doenças por uso de drogas porém não falam que usam drogas, apenas em casos específicos relacionados diretamente às drogas como overdose ou coisa do gênero que o SUS não cobre).
A grande oposição do Governo é justamente essa. "Não podemos legalizar por o sistema de saúde não suportara atender as pessoas com problemas relacionados às drogas".
Imaginemos, para se produzir cogumelos o custo é baixíssimo, para se produzir maconha, gasta-se 1 reais para 5 kg, e o preço final sai a 1.000 reais/kg, no atacado, mais barato claro.

Agora, se colocassemos esse preço final, como acontece nos cigarros, onde 17 cigarros de cada maço são impostos, 2 é custo e 1 é lucro. Na inglaterra os cigarros são caríssimos, por 2 motivos:

1o - Para se coibir o uso, coisas caras não se consomem com freqüência.
2o - Para suprir o aumento do gasto com a saúde.


Aqui no Brasil, se não me engano, apneas 3% da população não usam drogas (alcool, tabaco, maconha, cocaína, LSD, ecstasy, cogus, salvia, crack, etc), e é muito alto o indice de usuários de drogas ilícitas. Contudo o governo insiste em combater um negócio onde a demanda é sempre maior que a oferta, exatamente por ser ilegal.

Levando em consideração a parte social, com a LEGALIZAÇÃO vem junto a DISCRIMINALIZAÇÃO do Usuário e a regularização do Vendedor/Produtor. A receita do governo aumentaria com os impostos (que na minha opnição pode chegar a 1.000%. (R$ 0,20/ kg + 1.000% = R$ 2,40 Kg).

Como aumento de impostos para drogas desse tipo, poderiam abaixar os impostos para bens necessários, como alimentação, saúde e moradia.

Porém esse é uma grande caminhada que teremos que percorrer se quisermos comer nossos cogus sentados na beirada da praia (ou poderia ser camarões tb, lula a dorê, rs) fumando um cigarro de maconha sem sermos perturbados por homens que se dizem mais importantes que nós e que não tem um conhecimento profundo a respeito da situação e preferem ESPECULAR sobre o que poderia ocorrer com a Legalização.

Claro que com a legalização também deve vir a educação para tais substâncias, como ocorre na Holanda, que as crianças aprendem isso na escola, podendo ter a escolha de querer ou não. A conseqüencia disso foi excelente, apenas quem gosta fuma, não há um movimento de CONTRA-CULTURA como ocorre aqui no Brasil, onde muitas pessoas usam drogas pra dizer que são doidões, pra entrar para um grupo, pra se autopromover, o que acaba gerando problemas de violência, tanto nas ruas quanto em casa (pais que repreendem o filho ou que o tratam com preconceitos, isso são as maiores violências que alguém pode receber).

As drogas não podem ser usadas para se afirmar uma coisa, ou para agredir entes queridos (Também o meu pai/mãe vai ver, vou encher a cara de maconha pra falar que a culpa é deles, ou, o meu pai é tão otário que eu prefiro fumar um do que ficar com ele. Sendo que o ideal seria, o seu pai tomar uma cerveja e vc fumar um, já que vc não gosta de alcool e ele não gosta de maconha, ou cogus, ou qualquer coisa.).


Hoje a "loucura" do alcool é usada de forma engraçada, as pessoas comentam sem preconceito (Nossa, vc viu o fulano, encheu a cara, pulou no rio de roupa e tudo, depois teve que sair carregado até o quarto. Hoje ele já deve tá melhor, mas não deve lembrar de nada. ahueauehauehuaheahueh).

O alcool, por ser liberado, junta os amigos, o beck tb, os cogusm idem, tudo...

Devemos só repensar uma forma do governo ganhar com a Legalização, aliás, ganhar mais do que ganha com o Lobby dos enormes traficantes para que continue a ser proibida. Só pra relembrar, Al Capone na década de 20..... Durante a lei seca americana. Ele SÓ contrabandeava alcool. Uma garrafa de winsk 12 anos na mão dele saia por US$ 1.500,00, além de ter uma organização criminosa que matava pessoas pra se manter. Hoje uma garrafa não sai por mais que R$ 200,00.

Essa luta é nossa, não é do governo, se deixar nas mãos deles isso nunca vai parar. Vamos reagir..


Um abraço a todos.
 
Back
Top