Tenho certeza que essa discussão vai terminar com um chá.
Para sucesso com a
frutificação, sabemos que é imprescindível uma
troca de ar eficiente.
Porém, não quero dizer que uma troca de ar eficiente, venha acompanhada de borbulhadores, ventiladores, umidificadores, enfim, vamos manter distintos os conceitos de eficiência X aparatos utilizados.
Lembrando que, sem utilização de nenhum esquema de troca de ar, já é possível cultivar, sendo que o ambiente de frutificação tem que ser aberto com uma certa periodicidade, para que haja a troca de gases, aumentando o nível de oxigênio da atmosfera de frutificação.
Acho que a discussão sobre o "peso" do CO2, nos remete diretamente a um método utilizado na construção dos terrários utilizados pelo pessoal aqui. - é a repetida instrução de como fazer os furos no
terrário, o diâmetro, e principalmente a altura dos mesmos em relação ao fundo do terrário.
Sendo então o CO2 mais "pesado", ou de maior densidade que o O2, um furo para o escoamento deste gás para fora do terrário, devidamente tampado com filtros (perlon, filtro hepa), vai melhor funcionar se este estiver localizado na mesma altura que os
bolos os casings, isto para mim é indiscutível.
Porém, vejo que mesmo com furos localizados em pontos mais altos do terrário, a troca de ar é feita com perfeição, não chegando a interferir na qualidade e quantidade de frutos, desde que esta troca de ar seja promovida neste caso, com uso de oxigenador de aquário.
Se não for utilizado nenhum meio que "injete" ar para dentro do terrário, aí sim então, a medida em que o nível de CO2 aumenta (gerado pelo
micélio), este gás tende a se depositar na parte mais baixa (no seu cultivo), o que pode trazer problemas, se não feitas as trocas de ar necessárias.
O mais importante a saber é: a troca de ar é necessária, pois o micélio exige nível alto de oxigênio para frutificar.
obs.: para quem se aventurar a utilizar umidificador ultrassônico no cultivo, são necessários testes, até encontrar um regime de acionamentos bom para o cultivo, névoa máxima não deve ser utilizada, e nesse caso, borbulhadores e pedras porosas podem até ser dispensados, pois o umidificador já promove uma troca de ar quando acionado.
Bom post, saudações fúngicas a toda irmandade