Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O CO2 é mais pesado e ponto.

Vincent

Cogumelo maduro
Membro Ativo
05/06/2008
298
62


"A mistura de bicarbonato de sódio com vinagre gera esta
forte reação de espuma, liberando um gás, que é dióxido
de carbono. Ele é mais pesado que o ar, assim pode ser
derramado como se fosse um líquido. Quando derramado,
ele empurra para fora o oxigênio do ar e sem oxigênio, o
fogo não se propaga. Aí as velas apagam."

Postei aqui porque além de ser interessante, alguém
aqui esses tempos tinha me dito que essa estória de
CO2 ser mais pesado era balela.

Paz e luz a todos!

OBS: desculpe não aparecer o vídeo direto é que não
sei colocar, se alguém souber dá um toque.
 
É óbvio que é balela.

Pesado é indicativo de peso. E o que estamos discutindo aqui é densidade. Dá para perceber a diferença?

Só por isso dá para ver que essa discussão ainda está enrolada em conceitos básicos, e que seria melhor as pessoas estudarem mais a questão antes de querer decidir baseado em um vídeo do youtube !

De preferência podem achar, como sugeri em outro post, uma situação análoga a um terrário, ou estudarem a fundo a dinâmica de mistura de gases no ar.
 
Tenho certeza que essa discussão vai terminar com um chá.

Para sucesso com a frutificação, sabemos que é imprescindível uma troca de ar eficiente.

Porém, não quero dizer que uma troca de ar eficiente, venha acompanhada de borbulhadores, ventiladores, umidificadores, enfim, vamos manter distintos os conceitos de eficiência X aparatos utilizados.

Lembrando que, sem utilização de nenhum esquema de troca de ar, já é possível cultivar, sendo que o ambiente de frutificação tem que ser aberto com uma certa periodicidade, para que haja a troca de gases, aumentando o nível de oxigênio da atmosfera de frutificação.

Acho que a discussão sobre o "peso" do CO2, nos remete diretamente a um método utilizado na construção dos terrários utilizados pelo pessoal aqui. - é a repetida instrução de como fazer os furos no terrário, o diâmetro, e principalmente a altura dos mesmos em relação ao fundo do terrário.

Sendo então o CO2 mais "pesado", ou de maior densidade que o O2, um furo para o escoamento deste gás para fora do terrário, devidamente tampado com filtros (perlon, filtro hepa), vai melhor funcionar se este estiver localizado na mesma altura que os bolos os casings, isto para mim é indiscutível.

Porém, vejo que mesmo com furos localizados em pontos mais altos do terrário, a troca de ar é feita com perfeição, não chegando a interferir na qualidade e quantidade de frutos, desde que esta troca de ar seja promovida neste caso, com uso de oxigenador de aquário.

Se não for utilizado nenhum meio que "injete" ar para dentro do terrário, aí sim então, a medida em que o nível de CO2 aumenta (gerado pelo micélio), este gás tende a se depositar na parte mais baixa (no seu cultivo), o que pode trazer problemas, se não feitas as trocas de ar necessárias.

O mais importante a saber é: a troca de ar é necessária, pois o micélio exige nível alto de oxigênio para frutificar.

obs.: para quem se aventurar a utilizar umidificador ultrassônico no cultivo, são necessários testes, até encontrar um regime de acionamentos bom para o cultivo, névoa máxima não deve ser utilizada, e nesse caso, borbulhadores e pedras porosas podem até ser dispensados, pois o umidificador já promove uma troca de ar quando acionado.

Bom post, saudações fúngicas a toda irmandade:pos:
 
Tenho certeza que essa discussão vai terminar com um chá.

Para sucesso com a frutificação, sabemos que é imprescindível uma troca de ar eficiente.

Porém, não quero dizer que uma troca de ar eficiente, venha acompanhada de borbulhadores, ventiladores, umidificadores, enfim, vamos manter distintos os conceitos de eficiência X aparatos utilizados.

Lembrando que, sem utilização de nenhum esquema de troca de ar, já é possível cultivar, sendo que o ambiente de frutificação tem que ser aberto com uma certa periodicidade, para que haja a troca de gases, aumentando o nível de oxigênio da atmosfera de frutificação.

Acho que a discussão sobre o "peso" do CO2, nos remete diretamente a um método utilizado na construção dos terrários utilizados pelo pessoal aqui. - é a repetida instrução de como fazer os furos no terrário, o diâmetro, e principalmente a altura dos mesmos em relação ao fundo do terrário.

Sendo então o CO2 mais "pesado", ou de maior densidade que o O2, um furo para o escoamento deste gás para fora do terrário, devidamente tampado com filtros (perlon, filtro hepa), vai melhor funcionar se este estiver localizado na mesma altura que os bolos os casings, isto para mim é indiscutível.

Porém, vejo que mesmo com furos localizados em pontos mais altos do terrário, a troca de ar é feita com perfeição, não chegando a interferir na qualidade e quantidade de frutos, desde que esta troca de ar seja promovida neste caso, com uso de oxigenador de aquário.

Se não for utilizado nenhum meio que "injete" ar para dentro do terrário, aí sim então, a medida em que o nível de CO2 aumenta (gerado pelo micélio), este gás tende a se depositar na parte mais baixa (no seu cultivo), o que pode trazer problemas, se não feitas as trocas de ar necessárias.

O mais importante a saber é: a troca de ar é necessária, pois o micélio exige nível alto de oxigênio para frutificar.

obs.: para quem se aventurar a utilizar umidificador ultrassônico no cultivo, são necessários testes, até encontrar um regime de acionamentos bom para o cultivo, névoa máxima não deve ser utilizada, e nesse caso, borbulhadores e pedras porosas podem até ser dispensados, pois o umidificador já promove uma troca de ar quando acionado.

Bom post, saudações fúngicas a toda irmandade:pos:
Esse era o tipo de informação que estava buscando, agradecido por sua contribuição @MuiLok ;)
 
Postei aqui porque além de ser interessante, alguém
aqui esses tempos tinha me dito que essa estória de
CO2 ser mais pesado era balela.

Anos depois...

A balela é que por causa disso dentro do terrário a saturação de CO2 seja suficiente para furos na parte debaixo do terrário drenarem melhor o CO2 e assim entrar ar novo em cima.

Apenas o formato do terrário influi quanto à troca passiva de ar com certa eficácia, até onde sei. É o diferencial de se usarem garrafas como terrários.

Que o CO2 "pesa" (densidade) mais que o O2, quem diz que é balela, não acredita em química... kkkkk
 
Última edição:
Se não for utilizado nenhum meio que "injete" ar para dentro do terrário, aí sim então, a medida em que o nível de CO2 aumenta (gerado pelo micélio), este gás tende a se depositar na parte mais baixa (no seu cultivo), o que pode trazer problemas, se não feitas as trocas de ar necessárias.
Pra quem ler anos depois...

Na verdade, o CO2 se expande por todo o ambiente interno do terrário, que não é grande o suficiente (como a atmosfera terrestre) para que a diferença de densidade concentre mais CO2 em baixo.
 
eu lendo anos depois... surge uma duvida. num cultivo sem equipamento nenhum, num ternário sem furos quanto em quanto tempo é preciso fazer a troca de ar?
esclarecendo, peguei um esterco e fiz um teste num terrario que era nada mais do que uma sacola com zíper eu abria de manhã e de noite e pinou 3 panaeolus e um monte de outros cogumelos que deve ser de contaminantes pinou muito pequeno tbm. será que o bubenses b+ guenta num terrario assim?
 
Back
Top