Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O Absurdo como motor primeiro.

brunomg

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/06/2006
314
73
Ser e Não Ser, essa foi uma e ainda é uma das grandes questões que a filosofia se depara, desde Heraclito e Parmenides, irresoluta!!
As coisas são o que são, afinal? Ou será que o Ser das coisas, ele ainda não é e tendemos a ser ? Ou ainda, será que um dia as coisas foram e ja não são mais e na verdade o Ser está se corrompendo e degradando ?
Afinal, o não-ser é possível? Não seria o não-ser impossível até mesmo em pensamento? Equivalente a morte, impossível de ser projetado, mas apensar representado analogamente como algo que diminui tanto até se estinguir?
E o Ser, seria compreensível compreender o Ser pleno? Ja não seria equivalênte a um Deus isto? Ter um modo de ser pleno não é equivalente a Ser Tudo, e seria possível ser tudo ? Ou pensar no Ser pleno não seria analogo também, pensando em algo que é tanta coisa que abarca tudo, sem mesmo o ser essas tantas coisas e conseguir abarcar tudo ?
Devir a Ser, o que é não é, mas está em fluxo constante para uma realização, essa é a ideia de base de Heráclito, e contrasta radicalmente com as objeções de Parmenides: "O que é, é. Jamais poderia ser o que não é".
Afinal, ambos os lados não são ao mesmo tempo verdadeiros e ao mesmo tempo mutuamente excludentes entre sí? Quer dizer, se assumirmos uma, não nos parece razoavel que tenhamos que abrir mão da outra, idéias ?
Mas não é o que acontece! Esse é o absurdo, nós encaramos dois opostos dessa maneira, vemos co-existirem e não se resolvem e não se cancelam em modos, e nem por outro lado esgotam todas as possíbilidades dos seres e dos não seres.
Não seria por volta deste absurdo que vermos a verdade, o absurdo como um ponto de interrogação nas mais profundas entranhas do Ser?
Não seria a realidade um enigma absurdo, do qual giramos em torno e reforçamos ainda mais, ao passo que tentamos resolve-lo ?
Não seria na verdade as explicações umas complicações maiores ainda, inversamente a propósta de explicar: "Conhecer a verdade" Tendo em vista a simples constatação de que quantoa MAIS se sabe, MAIS se tem dúvidas?
O enigma, seria ele em sí mesmo, antes de ser nos seres? Como um deus? E portanto, parte da estrutura mesma do universo, ou seria o enigma absurdo o motivo e a razão de todas as coisas ?

eh absurdo

somenter a propia pessoa pode indentifcar seu ser em um estado mto alem do que ela imagina

Bruno, a própria idéia de ser já é algo além do pretendido!Pretende-se ser apenas e nada mais. "Já sendo" apenas "tendendo a ser" propriamente dito. Ora, pois a não-existência se desperia tentando ser o que pretendia não ser. Não há como correr disso. O que já é algo não volta ao estado de não ser, mesmo que não ser esteja tão inserido no fato já consumado de ser.

partir do absurdo é sempre um ponto valido.
como entender melhor as reaçoes de outros SERES do que testando-os em situaçoes limitrofas entre a sanidade e loucura.
Muito nobre sua participaçaoBrunoMg, mesmo que nao haja intento algum por trás dela.

eh absurdo

somenter a propia pessoa pode indentifcar seu ser em um estado mto alem do que ela imagina

Bruno, a própria idéia de ser já é algo além do pretendido!Pretende-se ser apenas e nada mais. "Já sendo" apenas "tendendo a ser" propriamente dito. Ora, pois a não-existência se desperia tentando ser o que pretendia não ser. Não há como correr disso. O que já é algo não volta ao estado de não ser, mesmo que não ser esteja tão inserido no fato já consumado de ser.

partir do absurdo é sempre um ponto valido.
como entender melhor as reaçoes de outros SERES do que testando-os em situaçoes limitrofas entre a sanidade e loucura.
Muito nobre sua participaçaoBrunoMg, mesmo que nao haja intento algum por trás dela.

Obrigado pelos comentários!!

Esses ultimos tempos tive muitos embates filosóficos com um único amigo, acho que é meio tendêncioso meu filosofar atual, ele se justifica exclusivamente com a constatação da síntese das nossas duas filosofias.

Percebí que havia entre eu, um ex-ateu e cético extremo, e ele, um filosofo escolástico e cristão, havia algo em comum entre todas as diferenças.

Que poderia haver de comum entre dois tipos de pensar, tão distintos?
Havia que parecia que eu negava tudo que era as coisas, eu estava permeado pela filosofia do devir-a-ser, ao passo que ele afirmava tudo, ele era um crente num deus, num ser pleno.

Ser e Não-Ser são dois paradigmas tão altas e impossíveis, que atribuí a isso os objetivos da minha e da vida dele, ele como tendo um valor maior, ele ERA, e eu também como tendo um valor maior, eu Não-ERA.
Isso ficou claro nas nossas disputas sobre o Ser e o Não-Ser, pois eu Não queria Ser, ao passo que ele Não Queria Não-Ser, e eu Queria Não-Ser e ele queria Ser...

Constatei então que isso era um absurdo completo.. Como poderia ser que dois Seres poderiam co-existir e se relacionar, sendo um Ser e outro Não-Ser?
Ja não estariam fora do mesmo suporte metafísico? Não estariam os dois ja em lugares diferentes? Mas mesmo assim estavamos ali frente a frente conversando...

Dai cheguei a conclusão é de que o ABSURDO daquela situação é que realmente existia, o absurdo daquelas centenas de encontros na faculdade jamais poderia existir da maneira como eu projetava as coisas, totalmente diferente das deles, afinal, se cada um tem valores diferentes, como ainda temos algum valor em comum? Se cada pessoa tem um objetivo diferente, como ambas tem o mesmo objetivo ainda? Continuar ali a filosofar??

Ficou claro pra mim a noção deste absurdo em torno do qual o homem rodeia, e partindo dessa noção é que expus aqui essa idéia, tão somente mais uma idéia, tão somente mais uma pequena nota adicional ao conceito de "absurdo", mas que posso dizer com honestidade que é parte de mim, e eu poderia até não dizer isto que disse aqui, mas não poderia não-ser isto.

Ser Ou Nao Ser: Na Duvida Surge O Medo, E O Medo Traz Fracasso
E Enquando Nao Ouver Um Decisao, Vc Ainda Nao E Ninguem.decisoes Podem Ser Tomadas E Retomadas Porque Estamos Sujeitos Sempre A Aprender...

Obrigado pelos comentários!!

Esses ultimos tempos tive muitos embates filosóficos com um único amigo, acho que é meio tendêncioso meu filosofar atual, ele se justifica exclusivamente com a constatação da síntese das nossas duas filosofias.

Percebí que havia entre eu, um ex-ateu e cético extremo, e ele, um filosofo escolástico e cristão, havia algo em comum entre todas as diferenças.

Que poderia haver de comum entre dois tipos de pensar, tão distintos?
Havia que parecia que eu negava tudo que era as coisas, eu estava permeado pela filosofia do devir-a-ser, ao passo que ele afirmava tudo, ele era um crente num deus, num ser pleno.

Ser e Não-Ser são dois paradigmas tão altas e impossíveis, que atribuí a isso os objetivos da minha e da vida dele, ele como tendo um valor maior, ele ERA, e eu também como tendo um valor maior, eu Não-ERA.
Isso ficou claro nas nossas disputas sobre o Ser e o Não-Ser, pois eu Não queria Ser, ao passo que ele Não Queria Não-Ser, e eu Queria Não-Ser e ele queria Ser...

Constatei então que isso era um absurdo completo.. Como poderia ser que dois Seres poderiam co-existir e se relacionar, sendo um Ser e outro Não-Ser?
Ja não estariam fora do mesmo suporte metafísico? Não estariam os dois ja em lugares diferentes? Mas mesmo assim estavamos ali frente a frente conversando...

Dai cheguei a conclusão é de que o ABSURDO daquela situação é que realmente existia, o absurdo daquelas centenas de encontros na faculdade jamais poderia existir da maneira como eu projetava as coisas, totalmente diferente das deles, afinal, se cada um tem valores diferentes, como ainda temos algum valor em comum? Se cada pessoa tem um objetivo diferente, como ambas tem o mesmo objetivo ainda? Continuar ali a filosofar??

Ficou claro pra mim a noção deste absurdo em torno do qual o homem rodeia, e partindo dessa noção é que expus aqui essa idéia, tão somente mais uma idéia, tão somente mais uma pequena nota adicional ao conceito de "absurdo", mas que posso dizer com honestidade que é parte de mim, e eu poderia até não dizer isto que disse aqui, mas não poderia não-ser isto.

sua ideia eh absurda :luz:

:pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos:

;):):D

Seja bem vindo BrunoMG. Também sou mineirinho uai so, que trem bão mais um de Minas aqui!

Back