Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Nunca mais obtive sucesso com seringa - Esperança de um novo método

PedroMelco

Hifa
Cadastrado
10/03/2019
35
13
É isso mesmo. Comprei uma cultura líquida que me proporcionou 2 bolos que se consolidaram de maneira saudável e que já deram 2 flushes cada.
Mas estão acabando...
E meus outros mais de 15 bolos com seringa de esporos não vingaram. *As tentativas foram em períodos diferentes*.
Eu sei, tem algo de muito errado no meu processo. O principal é que eu venho me recusando a comprar água destilada. Já fiz com água da torneira, água fervida e já destilei a água num processo caseiro. Anyway......

Indo direto à minha dúvida

Haja visto que, às vezes, na etapa de frutificação, o micélio "avança" para a vermiculita colocada, quer seja no roll do bolo, quer seja na camada externa do casing, não seria viável pegar um naco, um pedaço de substrato consolidado e colocar dentro de um pode com substrato novo?
 
Haja visto que, às vezes, na etapa de frutificação, o micélio "avança" para a vermiculita colocada, quer seja no roll do bolo, quer seja na camada externa do casing, não seria viável pegar um naco, um pedaço de substrato consolidado e colocar dentro de um pode com substrato novo?


Sim é possível sim pegar um pedaço de micélio do bolo e transferir ele para outro meio. Isso é uma clonagem. Este é o processo de nas placas petri, por exemplo, fazer isolamentos, selecionar um pedaço de micélio para transferir pra outro meio a fim de isolar uma strain por assim dizer.

E meus outros mais de 15 bolos com seringa de esporos não vingaram. *As tentativas foram em períodos diferentes*.
Eu sei, tem algo de muito errado no meu processo. O principal é que eu venho me recusando a comprar água destilada. Já fiz com água da torneira, água fervida e já destilei a água num processo caseiro

Estes bolos deram errado com seringas que você mesmo confeccionou? Simplesmente não germinaram os esporos ou todos contaminaram?
No inicio eu acho que pra cada bolo saudável que eu fiz outros 5 ou mais contaminaram. Faz parte do processo aos poucos ir aprimorando a técnica.
Depois que você dominar a clonagem fica fácil isolar um micélio de qualquer contaminante a partir de bolos contaminados.

As vezes pode ser a panela de pressão também. Se ela não pega pressão direito (no minimo 15psi se não me engano) a esterilização pode não ocorrer de forma adequada. Talvez o problema esteja na confecção dos carimbos que também já podem vir contaminados. É bom investir numa Glovebox ou numa SAB pra ter melhores condições de assepsia.
 
Última edição:
Upvote 0
Sim é possível sim pegar um pedaço de micélio do bolo e transferir ele para outro meio. Isso é uma clonagem. Este é o processo de nas placas petri, por exemplo, fazer isolamentos, selecionar um pedaço de micélio para transferir pra outro meio a fim de isolar uma strain por assim dizer.



Estes bolos deram errado com seringas que você mesmo confeccionou? Simplesmente não germinaram os esporos ou todos contaminaram?
No inicio eu acho que pra cada bolo saudável que eu fiz outros 5 ou mais contaminaram. Faz parte do processo aos poucos ir aprimorando a técnica.
Depois que você dominar a clonagem fica fácil isolar um micélio de qualquer contaminante a partir de bolos contaminados.

As vezes pode ser a panela de pressão também. Se ela não pega pressão direito (no minimo 15psi se não me engano) a esterilização pode não ocorrer de forma adequada. Talvez o problema esteja na confecção dos carimbos que também já podem vir contaminados. É bom investir numa Glovebox ou numa SAB pra ter melhores condições de assepsia.
Agradeço a resposta!! Eu sou bem prolixo, portanto vou preferir responder sobre como foram meus fracassos à noite, com mais tempo pra escrever de forma clara.
Obrigado por enquanto, acho que só vou encabeçar novos substratos a partir de outros pedaços consolidados.
 
Upvote 0
Um problema recorrente que eu observei são micro poros na folha de alumínio, devido a trincas nos cantos quando se dobra a folha. Se ela estiver oxidada é mais fácil de acontecer isso. E esses poros ou trincas são porta de entrada para possíveis contaminantes livres no ar.

Se você já não estiver utilizando, procure utilizar duas folhas ao invés de uma durante a esterilização. Boa sorte.
 
Upvote 0
Back
Top