Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

No caminho tinha um Cogumelo

figurinha

Amor decompositor
Contribuidor
01/05/2006
1,285
88
Olá pessoal, hoje caminhando entre pinheiros encontrei alguns cogumelos. Tenho poucas informações sobre identificação de cogumelos comestíveis e/ou venenosos.

Estes acredito que possam ser do Gênero Boletus, talves seja uma das espécies Boletus luteus ou Boletus badius, que até onde li, são cogumelos considerados comestíveis.

Os cogumelos que colhi hoje crescem em grandes grupos ao redor das árvores de pinus, possuem píleo marrom, anel branco quando no campo, mas quando armazenei-os depois de muito manipular o anel ficou mais escuro. No local das lamelas temos tubos de esporos (parece uma esponja) que quando maduro tem uma coloração amarelo esverdeada (mais puxado para amarelo), o interior da estípie é carnoso branco que pode adiquirir coloração amarelo clarinho quando o cogumelo é mais velho.

Mas não tenho certeza sobre a identificação, então trago aos meus caros irmãos as fotos dos benditos:

Acredito que pelas características macromorfológicas observadas trata-se do:

Boletus luteus.
awww.pilzbriefe.de_aquarelle_boletus_luteus.jpgaupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_e_e0_Boletus_lut2e057ff9afaba3ea34fa7cd445966b8b.jpg

Mais informações em:

http://www.cosmovisions.com/bolet-jaune.htm
http://chestofbooks.com/flora-plant...ushrooms-Edible-Poisonous/Boletus-Luteus.html

100_6012.JPG100_6009.JPG100_6010.JPG
 
Bem, segundo algumas informações que obtive quanto à ingestão de Boletus luteus, é aconselhável retirar a película gelatinosa de coloração marrom presente na superfície do píleo.

À moda da ciência antiga de sobrevivencia, confiei em meu faro e resolvi por "saborear" amostras do cogumelo.

Experimento 1 Cogumelo Crú
Metodologia: limpeza em água corrente, simples mastigação e descarte de amostra.

Resultado: sabor semelhante ao cheiro, lembra muito Champignon/Portobello ou Shiitake frescos, aquele "sabor" acentuado de floresta.

Experimento 2 Cogumelo Cozido
Metodologia: Utilizei metade de um jovem cogumelo fatiado ao meio, limpeza em água corrente, fervura em água com sal por alguns minutos em fogo alto até o cogumelo ficar macio e mais claro, mastigado e engolido.

Resultado: sabor muito agradável, suave. Textura macia.



ATENÇÃO: Este experimento não deve ser repetido para a identificação de espécies selvagens.
É sempre aconselhavel procurar informações sobre os cogumelos coletados. A ingestão deve somente ser feita após a devida confirmação da não toxicalidade da amostra.

Caso ocorram problemas decorrentes desta ingestão eu vos informarei de qualquer maneira.
 
Última edição:
Caso ocorram problemas decorrentes desta ingestão eu vos informarei de qualquer maneira.

:ROFLMAO: figurinha suicida pró-mushrooms!

Belos cogumelos camarada! Estes parecem mesmo com os Boletus especificados. Creio que pela experimentação, são eles mesmo, pois o gosto e o cheiro não foram agressivos.

bom ver você postando de novo por aqui! (...à casa sempre retorna!)
 
Boa figurinha !

Sao com certeza comestiveis, ja cansei de caça-los poraqui, apesar de ser outra especie de boletus comestiveis, estes parecem ter o caule mais compridos que os daqui... tenho a impressao que sao mais "fat-asses" aqui na alemanha e as lamelas(tubos de esporos) sao mais rechonchudos saindo mais pra fora do chapeu que esses.

Sao otimos em sabor, fiz uma macarronada ao molho branco orgasmica com eles! Se nao fossem fungos micorrizais ja os teria cultivado a tempo...
 
Olá queridos irmãos do CM, acabei de acordar nessa manhã fria e sem qualquer problema aparente, tudo indica que acertei na identificação, Boletus luteus. :) Posteriormente farei mais fotos, in natura.

Bom dia a todos.
 
Olá queridos irmãos do CM, acabei de acordar nessa manhã fria e sem qualquer problema aparente, tudo indica que acertei na identificação, Boletus luteus. :) Posteriormente farei mais fotos, in natura.

Bom dia a todos.

Bom dia meu amigo, que bom te ver por aqui, fiquei preocupado!

figurinha é do tipo vai na frente :D
 
Hoje servi um banquete de Boletus aqui tupy ! Maravilha sem tamanho que é coletar e alimentar.

Muito saboroso e de sabor suave. Conquistou mesmo aqueles que não apreciam o sabor dos cogumelos tradicionalmente comercializados.
 
Maravilha de banquet figurinha mandou bem.
 
Hoje servi um banquete de Boletus aqui tupy ! Maravilha sem tamanho que é coletar e alimentar.

Muito saboroso e de sabor suave. Conquistou mesmo aqueles que não apreciam o sabor dos cogumelos tradicionalmente comercializados.

Meu amigo, quem sou eu pra dizer alguma coisa ao contrário, você é exótico e sabe disso.
"Maravilha sem tamanho que é coletar a alimentar"
:)
 
Bom pessoal, como disse que faria, fui ao campo tirar fotos dos benditos Boletos...

B.luteus1.jpg

Caminhando assustei-me, pego de surpresa, os segundos viraram horas, congelei em uma descarga de emoções, senti meu corpo tremular diante do mais incrivel fato da vida.

Locais onde a vida permeia, existe comida, gratidão por ela, e com isso descobrimos também a mágica da vida, contida em pequenos detalhes que semeiam Amor.

Assim realiza-se o sonho meu e de minha querida irmã. Muito tempo relatamos sonhos semelhantes, um com o outro, esperando para um dia poder presenciar e realizar juntos, este belíssimo sonho vivo.

É meus caros amigos. Não sei o que vos digo mais... S2

B.luteus2.jpg B.luteus3.jpgA3.jpgA4.jpg a1.jpg A2.jpg
 
Última edição por um moderador:
cara tem que registrar isso, sao as amanitas mais ao norte ate agora!
 
:love: vamos crescendo, ampliando os horizontes, esporulando o amor.

A3b.jpgA1.jpgA2.jpgA3.jpgA4.jpg
 
Última edição por um moderador:
pode mudar o nariz do palhaco de um cubensis pra amanitas, e comecar a produzir ambrosia com suco de uva LOGO.
 
´´ ♪ ♫ '' o figurinha é caçador, eu gosto de ver caçar, de dia caça nas matas, de noite caça ... ´´ ♪ ♫ ''
 
Caro fi
Olá pessoal, hoje caminhando entre pinheiros encontrei alguns cogumelos. Tenho poucas informações sobre identificação de cogumelos comestíveis e/ou venenosos.

Estes acredito que possam ser do Gênero Boletus, talves seja uma das espécies Boletus luteus ou Boletus badius, que até onde li, são cogumelos considerados comestíveis.


Os cogumelos que colhi hoje crescem em grandes grupos ao redor das árvores de pinus, possuem píleo marrom, anel branco quando no campo, mas quando armazenei-os depois de muito manipular o anel ficou mais escuro. No local das lamelas temos tubos de esporos (parece uma esponja) que quando maduro tem uma coloração amarelo esverdeada (mais puxado para amarelo), o interior da estípie é carnoso branco que pode adiquirir coloração amarelo clarinho quando o cogumelo é mais velho.

Mas não tenho certeza sobre a identificação, então trago aos meus caros irmãos as fotos dos benditos:

Acredito que pelas caracteristicas macromorfológicas observadas trata-se do:

Boletus luteus.awww.pilzbriefe.de_aquarelle_boletus_luteus.jpg

aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_e_e0_Boletus_lut2e057ff9afaba3ea34fa7cd445966b8b.jpg

Mais informações em:

http://www.cosmovisions.com/bolet-jaune.htm
http://chestofbooks.com/flora-plant...ushrooms-Edible-Poisonous/Boletus-Luteus.html
Figurinha,
Pra identificá-los com mais precisão, é necessário se fazer uns testes químicos simples, como colocar em solução de KOH, azul de metileno, azul diaman, solução de iodo e fazer observações de microscopia óptica dos poros para se observar trama do himênio, estruturas estéreis (cistídios), etc. De posse dessas informações, juntamente com os aspectos macroscópicos do carpóforo e do hábito do mesmo, entra-se numa chave de identificação. Identificar cogumelo não é fácil, já fiz muito isso, mas já pendurei as chuteiras. Meu negócio agora é só cultivo.
awww.pilzbriefe.de_aquarelle_boletus_luteus.jpgaupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_e_e0_Boletus_lut2e057ff9afaba3ea34fa7cd445966b8b.jpg
 
Figuraçaaa, mais que belo achado ta tudo no seu nome;)

amanita ao norte:eek:

FUJAM PRAS COLINAS GALERA!
 
Back
Top