Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

MUTACAO! DUVIDA

MPK

Esporo
Cadastrado
05/03/2024
5
2
24
MUTAÇÃO / DUVIDA
Salve galera, estou cultivando pela primeira vez,
Tenho 2 bolos feitos com o carimbo do MDK Leucistico.

Um dos bolos sofreu uma mutacao, pelo que falaram se chama mutação cérebro, mas nao consigo encontrar nada sobre o assunto na internet nem algum relato sobre, agradeço qualquer informacao, sobre a mutacao e se devo tomar cuidados adicionais com o processo de frutificacao por tersofrido a mutacao. (Um lado ficou mais escuro que o outro)

E o segundo bolo é menor, foi meio que um teste, mas o micelio cresceu de uma maneira muito diferente, podem me dizer se teve alguma contaminacao ou chance de tambem ter sofrido uma mutacao? Obrigado, vou anexar fotos ao post
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 48
  • image (1).jpg
    image (1).jpg
    1.2 MB · Visualizações: 19
  • image (2).jpg
    image (2).jpg
    1.3 MB · Visualizações: 17
  • image (3).jpg
    image (3).jpg
    1.3 MB · Visualizações: 17
Salce @MPK , tudo bom mano?

Cara, você falou assim " pelo que falaram se chama mutação cérebro"
A pergunta que fica no ar é: Quem falou? É um cultivador seguro?

Cara, na boa, eu nunca vi nenhuma " mutação " em um micélio saudável, o que eu já vi foi muuuuita contaminação... e pelo que eu to vendo isso é uma...

Por muito menos já é para ser isolado e jogado bem longe da sua casa, algumas dessas contaminações fazem mal a saúde, não brinque...

Esse outro que está sem nada parece saudável, cuida dele que vai vingar, agora esses outros mutantes, na minha humilde opinião, mesmo que vingasse algo eu não teria coragem de comer nada que venha disso.

Lembre-se: sua saúde é mais importante que qualquer intoxicação.
 
Upvote 0
Salce @MPK , tudo bom mano?

Cara, você falou assim " pelo que falaram se chama mutação cérebro"
A pergunta que fica no ar é: Quem falou? É um cultivador seguro?

Cara, na boa, eu nunca vi nenhuma " mutação " em um micélio saudável, o que eu já vi foi muuuuita contaminação... e pelo que eu to vendo isso é uma...

Por muito menos já é para ser isolado e jogado bem longe da sua casa, algumas dessas contaminações fazem mal a saúde, não brinque...

Esse outro que está sem nada parece saudável, cuida dele que vai vingar, agora esses outros mutantes, na minha humilde opinião, mesmo que vingasse algo eu não teria coragem de comer nada que venha disso.

Lembre-se: sua saúde é mais importante que qualquer intoxicação.
Bom dia, tudo tranquilo, e por ai?
entendo a preocupacao, tive a mesma reacao.

Respondendo sua pergunta, quem me disse foi um cultivador MUITO experiente, muito conhecido aqui no blog e pelo que vi aqui, no brasil tambem hahah.

É uma mutaçao rara, tanto que nao encontrei nada em portugues ou relatos de brasileiros sobre, oque me levou a postar aqui no blog.

Ele esta crescendo IDENTICO a especie 'ENIGMA'

Pesquise sobre a genetica ENIGMA e BLOB MUTATION e voce encontrara algumas coisas sobre.
apos alguns dias finalmente encontrei pessoas falando sobre o assunto em comunidades fechadas, oque aconteceu foi uma ``BLOB MUTATION``.

Entao estou bem confiante que foi uma mutaçao boa, e vou continuar cuidando do bolo ate alguem que teve experiencia com esta mutaçao conseguir me dar mais informaçoes, pois ate agora pelo que pesquisei, é sim uma mutaçao muito boa. Apenas bem estranha hahah
 
Upvote 0
Te desejo boa sorte aí na empreitada!
 
Upvote 0
Salce @MPK , tudo bom mano?

Cara, você falou assim " pelo que falaram se chama mutação cérebro"
A pergunta que fica no ar é: Quem falou? É um cultivador seguro?

Cara, na boa, eu nunca vi nenhuma " mutação " em um micélio saudável, o que eu já vi foi muuuuita contaminação... e pelo que eu to vendo isso é uma...

Por muito menos já é para ser isolado e jogado bem longe da sua casa, algumas dessas contaminações fazem mal a saúde, não brinque...

Esse outro que está sem nada parece saudável, cuida dele que vai vingar, agora esses outros mutantes, na minha humilde opinião, mesmo que vingasse algo eu não teria coragem de comer nada que venha disso.

Lembre-se: sua saúde é mais importante que qualquer intoxicação.
Discordo em partes.

Sim existem mutações causadas por agentes externos como produtos químicos ou bactérias, exemplo alguns tipos de rosecombs ou reversão de mutação, alguns podem confundir dry-bubble ou wet bubbles com blobs(dino egg).

Porém existem muitas mutações que são causadas por motivos genéticos, exemplo: albinismo, leucisticismo, blob, brains/coral.

A princípial diferença entre ambos é que a ma-formação não é transmitida pra próxima geração através da clonagem, já a mutação é passada.
Um exemplo que pode confundir, falei em cima sobre a ma-formação chamada rosecomb que pode ser causada por produtos químicos porém existe uma strain chamada "Toque" que tem esse tipo de mutação no chapéu.

Então é preciso ter cuidado na hora de julgar o que é um ou outro.

A forma mais sensata de se fazer é, analisar se há indícios que indiquem contaminação, como cheiro, formações estranhas de cores diferentes... Em caso de dúvida, isole o cultivo e tente clonar o tecido.

Nessa em específico, parece sim com mutação tipo brain/coral. Porém a condição do bloco está bem suspeito, inclusive o a do outro bloco.
Eu sei de onde saiu a matriz desse micélio e posso confirmar que foi de um dos melhores cultivadores que eu conheço. Mas como a inoculação foi feita via ar-livre, já deixa muitas variáveis para tornar suspeito, inclusive a possibilidade de estar nascendo outro tipo de fungo aí, um exemplo de fungo com essa formação é o Sparassis Crispa (nasce em árvores, se alimenta da raiz do Pinheiro)


Um bom teste que vc pode fazer é tirar um pedaço de tecido e ver se há um azulamento


Como entusiasta que eu sou, espero que dê tudo certo nesse cultivo, e que seja uma mutação viável de clonagem e vc consiga estabilizar!
Mas caso não seja possivel, paciência...
 
Última edição:
Upvote 0
Discordo em partes.

Sim existem mutações causadas por agentes externos como produtos químicos ou bactérias, exemplo alguns tipos de rosecombs ou reversão de mutação, alguns podem confundir dry-bubble ou wet bubbles com blobs(dino egg).

Porém existem muitas mutações que são causadas por motivos genéticos, exemplo: albinismo, leucisticismo, blob, brains/coral.

A princípial diferença entre ambos é que a ma-formação não é transmitida pra próxima geração através da clonagem, já a mutação é passada.
Um exemplo que pode confundir, falei em cima sobre a ma-formação chamada rosecomb que pode ser causada por produtos químicos porém existe uma strain chamada "Toque" que tem esse tipo de mutação no chapéu.

Então é preciso ter cuidado na hora de julgar o que é um ou outro.

A forma mais sensata de se fazer é, analisar se há indícios que indiquem contaminação, como cheiro, formações estranhas de cores diferentes... Em caso de dúvida, isole o cultivo e tente clonar o tecido.

Nessa em específico, parece sim com mutação tipo brain/coral. Porém a condição do bloco está bem suspeito, inclusive o a do outro bloco.
Eu sei de onde saiu a matriz desse micélio e posso confirmar que foi de um dos melhores cultivadores que eu conheço. Mas como a inoculação foi feita via ar-livre, já deixa muitas variáveis para tornar suspeito, inclusive a possibilidade de estar nascendo outro tipo de fungo aí, um exemplo de fungo com essa formação é o Sparassis Crispa (nasce em árvores, se alimenta da raiz do Pinheiro)


Um bom teste que vc pode fazer é tirar um pedaço de tecido e ver se há um azulamento


Como entusiasta que eu sou, espero que dê tudo certo nesse cultivo, e que seja uma mutação viável de clonagem e vc consiga estabilizar!
Mas caso não seja possivel, paciência...
Muito obrigado pelas dicas, vou responder sua mensagem por partes para infomar sobre o processo.

O cheiro continua o mesmo desde o momento de colonizaçao, lembra cheiro de terra molhada, um dos lados ficou mais escuro mas ja esta clareando novamente.

Irei retirar um pedaço do tecido e clonar com agar para tentar cultivar com metodos mais apropriados para mutaçao.

Acredito que o outro bloco esta contaminado pois parecem bolas de algodao, mas irei esperar mais um pouco antes de jogar fora.

Se eu retirar um pedaço agora ja teria o azulamento?
 
Upvote 0
Exemplo de strains com essa mutação:


CKB (Chocolate Krinkle Brains) - Chocolate Krinkle {Dave Wombat
IMG_20240306_134920.jpg
Screenshot_2024-03-06-13-50-52-454_com.reddit.frontpage-edit.jpg

Enigma - B+xPE {Boomer Smith}
images (31).jpegimages (32).jpeg

Omni - Homestead PE (Melmak OG) {Steven Kootenai}
*Pode ou não apresentar o fenótipo
images (37).jpeg

Lista de strain com esse fenótipo com nome e cultivador que fez o isolamento

BMB (Blue Meanie Blob) - Blue Meanie {Joseph McLean}

Caramel Popcorn - Phobos {MycoCat}

Cthulhu - B+xPE {Joseph McLean}

CKB (Chocolate Krinkle Brains) - Chocolate Krinkle {Dave Wombat}

Enigma - B+xPE {Boomer Smith}

MAPE - APE {Mando Sporian}

Marvel - APE

Morpheus - El Choco {Aaron Wheeler}

N4N - APE

Omni - Homestead PE (Melmak OG) {Steven Kootenai}

Pneuma - B+

Puerto Freaken - Puerto Rican

Stormtripper - Jedi Mind Fuck {Joseph McLean}

TATTOO - GTA {Kujo Threeseventeen
 
Última edição:
Upvote 0
Exemplo de strains com essa mutação:


CKB (Chocolate Krinkle Brains) - Chocolate Krinkle {Dave Wombat
View attachment 212981
View attachment 212982

Enigma - B+xPE {Boomer Smith}
View attachment 212983View attachment 212984

Omni - Homestead PE (Melmak OG) {Steven Kootenai}
*Pode ou não apresentar o fenótipo
View attachment 212985

Lista de strain com esse fenótipo com nome e cultivador que fez o isolamento

BMB (Blue Meanie Blob) - Blue Meanie {Joseph McLean}

Caramel Popcorn - Phobos {MycoCat}

Cthulhu - B+xPE {Joseph McLean}

CKB (Chocolate Krinkle Brains) - Chocolate Krinkle {Dave Wombat}

Enigma - B+xPE {Boomer Smith}

MAPE - APE {Mando Sporian}

Marvel - APE

Morpheus - El Choco {Aaron Wheeler}

N4N - APE

Omni - Homestead PE (Melmak OG) {Steven Kootenai}

Pneuma - B+

Puerto Freaken - Puerto Rican

Stormtripper - Jedi Mind Fuck {Joseph McLean}

TATTOO - GTA {Kujo Threeseventeen
Realmente é uma comunidade muito pequena hahah estou em contato com alguns dos nomes citados.
Muitissimo obrigado pelas fotos e informaçoes, cada dia que passa estou mais confiante sobre essa mutaçao.
 
Upvote 0
Back
Top