Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Monotube ou PFTEK?

juliacastro

Esporo
Cadastrado
02/06/2022
2
2
21
Pessoal, vocês acham seguro eu fazer meu primeiro cultivo com a técnica monotube? Vejo que essa forma
é muito mais produtiva que PF TEK. Vou investir em uma caixa organizadora 50l, um borbulhador, termostato (pois moro no sul) e etc. O que vocês me aconselham?
 
@juliacastro bem vinda a esse ambiente rico em informação! :D

Então, na minha singela opinião, como você está começando agora, seria mais interessante primeiro tentar a pftek! Com ela você consegue acompanhar mais de perto o desenvolvimento e amadurecimento dos cogus e isso trás muitas informações úteis que geralmente só se consegue fixar na prática hehe
O monotub é uma técnica um pouco mais avançada e sim, ela realmente gera mais frutos, mas isso geralmente acontece junto de algumas técnicas de isolamento do micélio e seleção de fenótipos por meio de clonagem. Não é nada do outro mundo, mas a experiência que você ganha nos cultivos mais simples ajuda muito no processo :positivo:
Fora que sua caixa que servirá de terrário pra uma possível pftek, também pode se ajustar pra um cultivo em monotub ^^

Acho que seria interessante você dar uma lida em diários de outros membros com ambas as técnicas e vê se realmente se sente preparada pra esse salto e evitar um possível desperdício de materiais.

Boa sorte e boas safras! :sorrisão:
 
Por que, nobre @Texugo? Pergunto por ignorância mesmo.
Resposta simples:
Porque não se faz monotub com borbulhador, mas pra pftek ainda é aceitável


Resposta completa:
Porque borbulhador é técnica ultrapassada.
Não é tão eficiente quanto acreditavam.

Ele não forma a corrente de ar que, normalmente, as pessoas imaginam.
E a umidade já tem que ser provida de forma passiva, que fica muito mais estável

Estudando o mínimo sobre monotub e terrários em geral você consegue chegar a conclusão que terrários bem feitos, com furos nos locais certos são muito melhores do que a poor man's pod.

Mas que não compensa o trabalho se você for usar pftek ou multiesporos.
Aí não tem tanto benefício e ficar no mais fácil já é suficiente

E fica até inviável usar borbulhador com monotub
Eu nunca vi
 
@Texugo desculpe ir off-topic, mas não consegui lhe enviar mensagem diretamente por algum motivo do site (a janela de seu perfil simplesmente não abre para mim). Vi sua postagem sobre o parecer da Anvisa e o processo judicial do comerciante, e estava buscando o nº para acompanhar também. Sempre segui a informação de que não haveria a criminalização de cogumelos alucinógenos no Brasil, mas é bom ver isso ser discutido de forma mais clara agora. Agradeceria muito se pudesse compartilhar a informação.
 
Back
Top