Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Monotub cheio e clonagem

GlubGlub

Esporo
Cadastrado
08/03/2024
91
3
23
Olá, pessoal. Continuo minhas aventuras pelos monotubs, e recentemente comecei a pensar o porquê dos meus monotubs não ficarem igual as imagens do Google. Apesar de nascerem muitos cogumelos, não fica aquela coisa totalmente completa. Fui ler em alguns fóruns e disseram que a melhor forma de conseguir isso, seria clonando um cogumelo, pois essas seringas adquiridas na internet acabam sendo de gerações muito passadas. Queria saber se a clonagem ajuda mesmo e se tem outras dicas para conseguir esses Full monotubs.

Pretendo tentar a minha primeira clonagem com a técnica do papelão que tem aqui no site. Qual cogumelo eu devo escolher para clonar? Tem alguma diferença em clonar um cogumelo do primeiro flush ou de outro?
 
Para conseguir reproduzir um grow "full canopy" a genética com certeza é muito importante. Não dá pra saber há quanto tempo essa cultura já está viva se você não germinou os esporos. Fazer um clone pode ser útil, mas em algum momento as espécies (umas mais rápidas que outras) encontram senescência. Posso estar enganado, mas geralmente esses conselhos sobre fazer clones e selecionar os cogumelos faz mais sentido em cultivos a partir de multi esporos.

O que na minha experiência faz bastante diferença e traz bastante resultado quando trabalho com culturas de boa qualidade é usar uma proporção de até 1:4 (spawn/sub), profundidade de 3-4 polegadas, boas condições de humidade e superficie o mais plana possível. A saúde do spawn é muito importante, é muito mais fácil produzir bons flushes se ele não estiver lutando contra alguma infecção. Também gosto de usar humus de minhoca ao invés de só fibra de coco e vermiculita, acho que dá uma nutrição a mais!
 
Muito obrigado. Existem strains que facilitam o "full canopy"? Se sim, você saberia citar quais? Pois o conteudo que tenho acesso sobre as strains é basicamente "Rendimento: Baixo/muito baixo/médio/alto/muito alto", esse tipo de informação é muito impreciso para mim. Atualmente to com um monotub de Golden Halo X, nasceram frutos bem compridos e não muito numerosos, o que me surpreendeu, porque eu li que eles eram em maior quantidade e menores (acredito que a temperatura pode ter influenciado, aqui ta bem calor por esses dias).

A superfice plana é algo que eu preciso melhorar na montagem dos meus monotubs, na hora que to montando ali parece que ta tudo bem, depois começo a reparar as imperfeição e fico com medo de mexer novamente.

E por fim, tentei hoje a minha primeira clonagem de um cogumelo Golden Halo X. Vou ver como se sairá.

Myco, você sempre agrega muitas informações para o meu cultivo, agradeço pelas interações. Aproveitando o espaço, surgiu outra dúvida. Por exemplo, eu fiz a clonagem desse cogumelo, entretanto foi um cultura liquida adquirida na internet, então não sei qual a procedência e o tempo em que essa cultura está andando por ai. Quando eu faço uma clonagem, a espécie é "nova"? Ou ela carrega essa senescência da cultura liquida que ela se originou?

A clonagem também é uma tentativa de iniciar cultivos sem ter que adquirir culturas pela internet, visto que não há exatidão na procedencia e tempo dessa CL
 
Última edição:
A única forma de conseguir uma cultura nova é germinando novos esporos.

Demora um pouco até os cubs atingirem esse envelhecimento, mas eventualmente eles envelhecem e tem dificuldade pra colonizar o substrato, frutificam menos.

Mais fácil do que fazer clones de cogumelos no papelão é fazer um G2G antes de seu spawn acabar. Muito mais chance de sucesso e o efeito é o mesmo: clonagem da cultura que você está trabalhando.

Se você quer se libertar de comprar LC, tire carimbo de esporos. Germine esses esporos em um meio que dê bastante chance de sucesso para inóculos sépticos (como um bolo ou "placa" com substrato PF TEK) e selecione as culturas a partir desses bolos por meio de clonagem.

Nas minhas condições, os Cambodians nunca decepcionaram e sempre produziram boas colheitas. Eles sao bem resistentes a temperaturas mais elevadas na minha opinião, correm o substrato rápido.

Sobre os frutos alongados e em menor número que você comentou, pode ser falta de troca de ar. Vale a pena pensar em como estão suas condições de frutificação.

Fico feliz em ser útil, glubglub. Sempre bom poder compartilhar experiências com quem tb tá nessa jornada em busca dos cogs.
 
Última edição:
Back
Top