Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Momento certo para colheita.

Vivi Westwood

Esporo
Cadastrado
06/05/2024
74
3
Salve!

Estou com duvidas sobre o melhor ponto para coleta dos cogumelos.
Lento dos tópicos do forum, quase todos, recomendam coletar a hora que o véu começa a romper.
Porem, vendo as fotos, muitos aqui colhem com eles mais aberto, com as lamelas aparecendo.

Então, qual o momento melhor para isso?
tem alguma desvantagem em colher ele mais "maduro"?

Eu tenho colido mais ou menos nesse ponto.

Alguns passaram por vacilo meu.
Tem algum problema com eles? Perda de potencia ou algo assim?

Obrigado pela ajuda.
VW

Fala @VIvi Westwood,

Existe essa informação circulando de que os cogumelos devem ser colhidos um pouco antes de romper o véu completamente né?
Sempre me pareceu razoável, pq pra produzir esporos o micélio torra a energia que poderia estar usando pra produzir os alcaloides.

Maaaas na prática não sei se isso se sustenta kkkkkk
Olha essa situação aqui:

Os cogus já estavam molengas de tão velhos, ainda por cima foram usados pra fazer um bolo de fubá

E mesmo tendo sido submetidos aos 200º do forno e continuaram extremamente fortes, tive que trabalhar chapado depois de comer 2 fatias kkkkkkkkkkkkkkkk

Imagino que o mito do ponto de colheita tenha vindo dos cultivadores que fazem chá de cogumelo fresco.
Pesando ainda frescos, quando comparamos cogus com píleo fechado vs a mesma quantidade de cogus esporulando, os primeiros serão mais potentes simplesmente pq o percentual de água é mais baixo. Se a comparação for feita com os cogus crack & dry a diferença me parece ser nula, faz sentido?

Pra mim ha alguns percalços em demorar e colher com o chapéu aberto. O primeiro é a sujeira que faz, caso a strain deposite esporos e o segundo é que qnd a gente vai desidratar, principalmente se for uma quantidade maior, o cogumelo fica mais frágil, o chapéu é meio desengonçado e pode ficar quebradiço, por último na hora de armazenar ele toma mais espaço.
Esses dois últimos eu não ligo tanto e pro primeiro problema eu busco resolver cultivando strains que pouco ou não esporulam. As vezes não dá tempo de colher tudo de uma vez só ou eles insistem em abrir o chapéu na hora de mimir...

Há uma crença entre vários cultivadores no exterior que, em certo ponto do estágio de vida, o cubensis interrompe a síntese de alcalóides. E que a partir só aumenta a massa. Esse ponto seria justamente assim que o véu se rompe.

Não consegui encontrar as referências, entretanto.

Outro ponto é que quem come os cogumelos, ao invés de fazer chá, deve pensar em seguir esse conselho de colher até quando o véu se abrir. Cogumelos velhos e fibrosos podem dar uma sensação desagradável no estômago, dependendo da quantidade ingerida.

Sobre a crença de colher qnd o véu se rompe, eu me pergunto como funcionaria em strains do tipo penis envy? Já que normalmente com elas o véu se rompe muito antes de estarem no ponto correto de colheita, as vezes o cogumelo ainda está bem duro qnd rompe e o ponto certo é qnd ele se encontra com uma textura macia, lembrando um marshmallow. Nisso, ele ainda cresce bastante.

Já escutei falar (sem fontes acadêmicas) que uma erva antes de produzir flores o teor de óleo essencial nela é maior, a partir do momento que a flor vai virar semente DIZEM que o óleo essencial é convertido em energia para a formação das sementes.
Não vou procurar fontes, tô com preguiça, se eu estiver errado e a sua fonte estiver mais acessível, me corrija.
Se o principio for verdadeiro, talvez aconteça o mesmo processo com o fungos.

beijinho no coração kkk

Mas se o momento mais importante para o fungo é a liberação de esporos, não faria sentido o teor de psilo ser maior durante essa fase? Já que o mesmo serve como uma forma de defesa. Pq entre o véu romper e começar a liberação de esporos ha espaço de tempo e a maior liberação ocorre quando o chapéu está bem aberto

uma erva antes de produzir flores o teor de óleo essencial nela é maior, a partir do momento que a flor vai virar semente DIZEM que o óleo essencial é convertido em energia para a formação das sementes
Mas se o momento mais importante para o fungo é a liberação de esporos, não faria sentido o teor de psilo ser maior durante essa fase? Já que o mesmo serve como uma forma de defesa.

Que discussão massa!

Pegando essa analogia com as plantas, o óleo essencial tem 2 funções principais sendo a primeira a de atrair polinizadores, então depois de cumprir sua função biológica faz todo sentido que seja realocado pra outro propósito. Mas a segunda função é a de defesa, nesse caso se a redução do óleo for real, a planta estaria disposta a correr riscos na fase final pra garantir a nutrição das sementes.

Tive pensando aqui em qual desses dois cenários eu apostaria.
Se houver correspondência com o reino vegetal - e reconhecendo que o cogumelo é o corpo frutífero - plantas de todas as espécies exaurem a si mesmas para que seus frutos agreguem o máximo de nutrientes e substâncias defensivas. Ex: capsaicina nas pimentas, licopeno nos tomates, resveratrol na uva.

Se for esse o caso, parece uma boa estratégia lógica o micélio, que é rico em alcaloides, enxarcar seus frutos com esse material até que a esporulação esteja completa.

Última edição:
Mas se o momento mais importante para o fungo é a liberação de esporos, não faria sentido o teor de psilo ser maior durante essa fase?

Eu creio que na natureza um cogumelo maduro dura bem menos que nos cultivos protegidos, nos quais podemos ver um cogumelo por dias, conforme a temperatura e as condições gerais do cultivo..

Assim que o véu rompe e começa a esporulação é uma corrida contra as condições climáticas, insetos, vermes etc. É um ciclo rápido, e faz sentido o fungo desviar toda a energia possível para maximizar a produção maciça e liberação rápida dos esporos. Por isso não seria surpresa se for confirmado que a síntese de alcaloides termina com a abertura do véu.

Eh, eu fiz uma suposição na base do achismo, mas seu ponto de vista tbm é interessante, e fico com a dúvida, nesse cenário se a síntese termina após romper o véu, o psicoativo ainda estará presente no tecido após o rompimento , não acho que ele vai metabolizar ou transformar o princípio ativo em coisa, então se for levar em conta a potência, seria indiferente.

Salve!

Galera, valeu pelas respostas! Sempre bom ver um assunto sendo debatido!

Jogue a bucha e sai correndo!!! rs
Me falta experiencia para dar pitaco no assunto.
Deixando a potencia de lado, os argumentos do @SpiritualMind são bons. Talvez seja mais pratico mesmo colher quando o véu rompe.

Um ponto que eu fiquei pensando é que quanto mais maduro o cogumelo está, mas energia e umidade o micélio gastou.
Pode ser que colhendo mais cedo a gente consiga mais gramas/substrato.
Alguém concorda?

Sobre as comparações com outros organismos, sempre acho válido, mas aqui tem um problema.
Tanto plantas quanto animais tem diversas para se proteger.
Por exemplo, tem plantas que lançam os brotos com toxina e quando eles estão maduros não tem toxina, tem planta que faz o contrario disso!
O lúpulo por exemplo carrega as flores femininas de óleo essencial, mas isso dura até a fertilização, o fruto mesmo não tem. É o oposto da pimenta que protege mais o fruto que as flores. Posso dizer o mesmo para alguns insetos.

VW

Um ponto que eu fiquei pensando é que quanto mais maduro o cogumelo está, mas energia e umidade o micélio gastou.
Pode ser que colhendo mais cedo a gente consiga mais gramas/substrato.
Alguém concorda?

Não sei se entendi bem a sua dúvida.

Na verdade é o oposto, colhendo mais cedo conseguimos menos gramas frescas.
O cogumelo jovem é mais leve.

Porém se considerarmos o cogumelo desidratado o ponto da colheita se torna irrelevante, o peso seco é muito próximo.

Back