Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

mmm... trufas brancas do oregon (eua)

casgoodie

Cogumelo maduro
Cadastrado
19/11/2006
159
71
bom, de todas as minhas cacadas de cogumelos nenhuma foi mais recompensante do que essa. foi a primeira vez que realmente achei trufas, sao duas especies macroscopicamente iguais, apenas diferenciadas pelos esporos:
Tuber gibbosum e Tuber oregonense

sao tao deliciosas quanto as trufas europeias, mas custam relativamente menos, em torno de R$800/kg.

fomos num encontro de trufas regionais numa fazenda de arvores (coniferas) da especie Pseudotsuga menziesii. todos com um ancinho de 4 dentes, alguns com cachorros farejadores e alguns apenas com luvas. num dia frio, chuvoso e ate com um pouco de neve caindo fomos ensinados sobre as 4 especies que encontrariamos e foi aberta a temporada.

era so escolher um lugar e comecar a cavar com o ancinho em torno das arvores, as trufas brancas iam surgindo e sendo colhidas. depois poe se a terra de volta no lugar e adiante. em apenas 3 horas eu e meu colega conseguimos uma 200 trufas de tamanhos variados, a maioria do tamanho de um amendoim e alguns maiores do tamanho de bolas de ping pong.

o cheiro eh sexy e muito apetitoso. nao vejo a hora de experimenta-las. ai vao algumas fotos

dscn2164ka4.jpg
 
Última edição por um moderador:
Olha aí que interessante..
Parabens pelo achado.
Me tira uma duvida, como é que se come as trufas?
Deve se cozinhar primeiro ou limpa-se e come cru?
Eu não conheço ninguém que já tenha comido essas preciosidades..
 
Trufas sao como temperos, raspadas em finas camadas como a noz moscada.
É um sabor bbem peculiar.
Coisa de gente fina mesmo morena.
(trufles, caça ae e veja o preço na sua regiao.)
 
Trufas sao como temperos, raspadas em finas camadas como a noz moscada.
É um sabor bbem peculiar.
Coisa de gente fina mesmo morena.
(trufles, caça ae e veja o preço na sua regiao.)


Não consigo encontrar muita coisa sobre as TRUFAS, eu até gostaria de ir a proucura mas não sei aonde.
NO inverno eu sei que é mas em que tipo de floresta?
E seria facil de proucurar somente com algo para cavar a terra ou elas se encontram a metros de profundidade?
AH E OUTRA COISITA

Só seria possível com cachorro farejador ou sozinha tb seria possivel?:confused:
 
Olha aí que interessante..
Parabens pelo achado.
Me tira uma duvida, como é que se come as trufas?
Deve se cozinhar primeiro ou limpa-se e come cru?
Eu não conheço ninguém que já tenha comido essas preciosidades..

geralmente rala-se ou fatia-se (bem fino) cru mesmo e po-se em cima de qualquer prato que queira, nada com sabor muito forte para nao cobrir o sabor das trufas.

ate agora eu fiz um monte de manteiga de trufa que pode ser congelado, fiz um pouco de azeite, fiz 3 potes de arroz cru com uma trufa em cada (o arroz absorve o aroma das trufas e pode ser usado para um risoto por exemplo e a trufa conservamelhor assim). hoje a noite a janta foi gnocchi(nhoque) com manteiga, nozes e trufa. ainda tenho muito mais e preciso usar logo enquanto estao no auge. estou pensando em fazer um sorvete mmmmm...

as trufas sao encontradas na europa e norte da africa ha milhares de anos, e recentemente (nos ultimos 100 anos) estao sendo descobertas especies na america do norte. eh capaz que haja trufas no brasil, mas nao sei se seriam comestiveis, imagino que eh uma coisa que ninguem tenha procurado, se houver, seriam nas regioes mais frias. as trufas sao micorizzais, ou seja estao em simbiose com as raizes de certas especies de arvore, as que encontrei sao simbioticas com coniferas, as famosas trufas italianas sao relacionadas a arvore da avela se nao me engano.

Não consigo encontrar muita coisa sobre as TRUFAS, eu até gostaria de ir a proucura mas não sei aonde.
NO inverno eu sei que é mas em que tipo de floresta?
E seria facil de proucurar somente com algo para cavar a terra ou elas se encontram a metros de profundidade?
AH E OUTRA COISITA

Só seria possível com cachorro farejador ou sozinha tb seria possivel?:confused:

procure as especies de Tuber e "truffles" no google.
alguns sites com bastante informacao:
www.trufflezone.com
www.natruffling.org

pode ser que voce seja a primeira pessoa a encontra-las no brasil. nao duvido que estejam presentes nas partes mais frias da america do sul, como o sul do chile e argentina. mas existem trufas de verao tambem.

nao eh necessario cachorro ou porco para encontra-los, mas eh mais facil pois eles sao atraidos pelo cheiro das trufas amadurecidas que tem sabor melhor. o problema com porcos eh que eles encontram a trufa e tentam come-la assim que acham entao tem que lutar com o porco quando ele achar a trufa. o cachorro seria melhor. eh possivel cheira-las com o nariz humano, e usar um ancinho com dentes bem separados para nao destruir as trufas.(metodo que utilisei). sao encontradas de 4 a 20cm de profundidade
 
Última edição por um moderador:
procure as especies de Tuber e "truffles" no google.
alguns sites com bastante informacao:
www.trufflezone.com
www.natruffling.org

pode ser que voce seja a primeira pessoa a encontra-las no brasil. nao duvido que estejam presentes nas partes mais frias da america do sul, como o sul do chile e argentina. mas existem trufas de verao tambem.

nao eh necessario cachorro ou porco para encontra-los, mas eh mais facil pois eles sao atraidos pelo cheiro das trufas amadurecidas que tem sabor melhor. o problema com porcos eh que eles encontram a trufa e tentam come-la assim que acham entao tem que lutar com o porco quando ele achar a trufa. o cachorro seria melhor. eh possivel cheira-las com o nariz humano, e usar um ancinho com dentes bem separados para nao destruir as trufas.(metodo que utilisei). sao encontradas de 4 a 20cm de profundidade


Puxa vida Casgoodie, mais que isso só dois disso.
Valeu pela explicação e pelos sites.
Eu moro na europa mesmo, por isso me interessei.
Quem sabe não vou numa floresta cornifera com meu esposo dá uma proucurada.
Me interessei agora..:p::)
 
Já percebi a ocorrência de um tipo de trufa aqui no sul do Brasil.

Não tenho fotos no momento, mas em uma próxima investida, vou registrar e postar aqui.

Onde eu as vi, existiam centenas delas, embaixo de coníferas, e o tamanho variava desde bolas de ping-pong até bolas de tênis.

A cor era branca/creme, e a textura superficial, como se fosse uma amanita, com as pintas marrom.

Fiquei interessando, talvez essas que percebo aqui são comestíveis também...

Legal Casgoodie, bom apetite!!! pra mim, isso é novidade. :pos:
 
Já percebi a ocorrência de um tipo de trufa aqui no sul do Brasil.

Não tenho fotos no momento, mas em uma próxima investida, vou registrar e postar aqui.

Onde eu as vi, existiam centenas delas, embaixo de coníferas, e o tamanho variava desde bolas de ping-pong até bolas de tênis.

A cor era branca/creme, e a textura superficial, como se fosse uma amanita, com as pintas marrom.

Fiquei interessando, talvez essas que percebo aqui são comestíveis também...

Legal Casgoodie, bom apetite!!! pra mim, isso é novidade. :)


Fala muilok meu amigo!!
só uma duvida?
Tu não está confundindo as trufas com os cogus desse tópico: https://teonanacatl.org/threads/na-floresta-de-pinus.2462/
Acredito que sejam diferentes pois ficam enterradas e esses ficam por cima da terra!

Me interessei tambem, adoro cozinhar, temperos novos são sempre bem vindo!!

abraço a todos
 
Foi sim Victor, acabei confundindo... e eu tinha perdido esse post.

Matou a charada, e aumentou minha curiosidade sobre essas trufas aí... são caras hein??

E, eu também adoro um tempero diferente... vc não imagina cada gororoba que sai pilotando o fogão à lenha aqui... até agora, nenhum dos cães aqui morreu, e nunca reclamaram:)

grande abraço meu irmão!!!:pos::pos: ;)
 
e o gosto? vale o preço??

eu nao teria como comprar, mas de graca, na natureza eu topo. eh realmente uma delicia, agora eustou a procura das fas negras que sao muito mais raras e mais caras ainda.

o negocio das trufas eh bem fechado, nao querem mais gente entrando nesse ramo, mas eu to ai

Puxa vida Casgoodie, mais que isso só dois disso.
Valeu pela explicação e pelos sites.
Eu moro na europa mesmo, por isso me interessei.
Quem sabe não vou numa floresta cornifera com meu esposo dá uma proucurada.
Me interessei agora..:p::)

de nada. eu fico feliz em compartilhar o que vou aprendendo.

se mora na europa, na regiao certa com certeza pode encontra-las, se me disser qual pais eu posso te dar mais detalhes sobre quais encontrar e quais arvores. boa sorte
 
Última edição por um moderador:
eu nao teria como comprar, mas de graca, na natureza eu topo. eh realmente uma delicia, agora eustou a procura das fas negras que sao muito mais raras e mais caras ainda.

o negocio das trufas eh bem fechado, nao querem mais gente entrando nesse ramo, mas eu to ai
rola um cultivo será?
a partir de especiemes coletados in natura?
tenta uma plaquinha de agar ou de papelao antes que elas sequem totalmente.
ehehhe
se der certo eu queroooo
auehuaehuaeh:D
 
rola um cultivo será?
a partir de especiemes coletados in natura?
tenta uma plaquinha de agar ou de papelao antes que elas sequem totalmente.
ehehhe
se der certo eu queroooo
auehuaehuaeh:D


a unica forma de cultivo que rola no momento eh a inoculacao das arvores, acho que eles espirram solucao de micelio na base das arvores para acelerar o processo. pois sao como amanitas, so nascem em simbiose com as raizes de arvores. pode-se comprar arvores inoculadas que em 5 anos podem comecar a dar trufas, mas mesmo assim essas arvores sao caras e eu nao teria paciencia
 
de nada. eu fico feliz em compartilhar o que vou aprendendo.

se mora na europa, na regiao certa com certeza pode encontra-las, se me disser qual pais eu posso te dar mais detalhes sobre quais encontrar e quais arvores. boa sorte


Opa, então ..Eu moro na Suíça..
 
Arrume um cão farejador morgana :D

Labradores acham de tudo no mato, os meus me auxiliam até nas colheitas, reconhecem o cheiro dos mágicos de longe kkkk......

aimg186.imageshack.us_img186_8749_02yj4.jpg

Paz, Luz e boas farejadas....
 
morgana:

com serteza ha trufas na suica. uma especie eh Tuber melanosporum, a famosa trufa negra. algumas especies de arvores:

avela, alnus, "oak", "beech" nao sei traduzir esses somes sao em ingles
 
morgana:

com serteza ha trufas na suica. uma especie eh Tuber melanosporum, a famosa trufa negra. algumas especies de arvores:

avela, alnus, "oak", "beech" nao sei traduzir esses somes sao em ingles


Valeu Casgoodie, vou dar uma proucurada nessa arvores na net e proucurar saber onde elas estão..
Se eu achar eu posto aqui..
 
rola um cultivo será?
a partir de especiemes coletados in natura?
tenta uma plaquinha de agar ou de papelao antes que elas sequem totalmente.
ehehhe
se der certo eu queroooo
auehuaehuaeh:D
__________________

Oi,Mortadello.
Meu pai é imigrante japonês e disse que já leu à respeito, que os chineses e japoneses tentaram exaustivamente cultivá-los, mas ninguém teve sucesso ainda.

Pena né?
Se pudesse, eu iria querer cultivar também. Ficaria rico. Dizem que, em torno de 30g de trufa seca, custa + ou - U$200,00.

Não consigo encontrar muita coisa sobre as TRUFAS, eu até gostaria de ir a proucura mas não sei aonde.
NO inverno eu sei que é mas em que tipo de floresta?
E seria facil de proucurar somente com algo para cavar a terra ou elas se encontram a metros de profundidade?
AH E OUTRA COISITA

Só seria possível com cachorro farejador ou sozinha tb seria possivel?:confused:

Vejam este Link com imagens, desenterrando trufas.
http://www.micologia.net/articulos/trufas.htm

geralmente rala-se ou fatia-se (bem fino) cru mesmo e po-se em cima de qualquer prato que queira, nada com sabor muito forte para nao cobrir o sabor das trufas.

ate agora eu fiz um monte de manteiga de trufa que pode ser congelado, fiz um pouco de azeite, fiz 3 potes de arroz cru com uma trufa em cada (o arroz absorve o aroma das trufas e pode ser usado para um risoto por exemplo e a trufa conservamelhor assim). hoje a noite a janta foi gnocchi(nhoque) com manteiga, nozes e trufa. ainda tenho muito mais e preciso usar logo enquanto estao no auge. estou pensando em fazer um sorvete mmmmm...

as trufas sao encontradas na europa e norte da africa ha milhares de anos, e recentemente (nos ultimos 100 anos) estao sendo descobertas especies na america do norte. eh capaz que haja trufas no brasil, mas nao sei se seriam comestiveis, imagino que eh uma coisa que ninguem tenha procurado, se houver, seriam nas regioes mais frias. as trufas sao micorizzais, ou seja estao em simbiose com as raizes de certas especies de arvore, as que encontrei sao simbioticas com coniferas, as famosas trufas italianas sao relacionadas a arvore da avela se nao me engano.


Eu moro no RS, na região serrana, num sítio pequeno, mas nunca reparei algo parecido, durante lavras. Talves se eu cavasse no mato levando um cão treinado para farejar trufas. Mas como treinar? Não tenho nem como comprar um pouco desse troço, e ensinar um de meus cães. he,he...
Se tiver, teria que ser, um daqui, ou será que tem cheiros um pouco diferentes em cada país?

procure as especies de Tuber e "truffles" no google.
alguns sites com bastante informacao:
www.trufflezone.com
www.natruffling.org

pode ser que voce seja a primeira pessoa a encontra-las no brasil. nao duvido que estejam presentes nas partes mais frias da america do sul, como o sul do chile e argentina. mas existem trufas de verao tambem.

nao eh necessario cachorro ou porco para encontra-los, mas eh mais facil pois eles sao atraidos pelo cheiro das trufas amadurecidas que tem sabor melhor. o problema com porcos eh que eles encontram a trufa e tentam come-la assim que acham entao tem que lutar com o porco quando ele achar a trufa. o cachorro seria melhor. eh possivel cheira-las com o nariz humano, e usar um ancinho com dentes bem separados para nao destruir as trufas.(metodo que utilisei). sao encontradas de 4 a 20cm de profundidade

Qua!...qua...
Lutar com porco? pela trufa!? he,he...
Então, aqui no RS, sem chances... Porque tem muitos animais cavadores como tatus, preás,ratos,quatis,...e aves silvestres que cavam também,tem alguns aqui no meu sítio.São aniamis que comem de tudo que encontram de comestível pela frente, ainda mais se tem cheiro de coisa boa de comer como trufas.
Se tivesse trufas iriam comer tudo,não sobraria nada,não é? Deve ser por isso que já provávelmente, tenha se extinguido, à milhares de anos.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top