Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mini SAB

Sigillvm Dei

Esporo
Membro Ativo
03/10/2022
72
4
41
Olá a todos!

Vou aproveitar para apresentar uma técnica que aprendi e que tenho utilizado faz algum tempo e que funciona bastante bem. Só para contextualizar, eu por conta do trabalho me mudo muito, por isso, não consigo andar com uma grande quantidade de material e tive de simplificar o máximo. A uns anos aprendi com um cultivador essa técnica muito simples de uma mini SAB. Ainda tenho eventuais contaminações (podendo ser contaminantes nos esporos), mas tenho uma taxa de sucesso muito alta.

Utilizar essa técnica é similar a comer com pauzinhos. Precisa de um pouco de prática.

Utiliza-se uma caixa de metal, esta aqui é um tipo marmita, mas pode ser de material cirúrgico que costuma ser mais cara. Você vai precisar de umas pinças, preferencialmente mais longas, uma pinça curva curta, e dois raspadores (que se usa para croché). Tenho dois potinhos de alumínio que aproveitei daquelas velas decorativas.

Eu uso agulhas totalmente de metal G18 que reutilizo continuamente. As seringas são descartáveis.

IMG_20221228_214150.jpgIMG_20221228_214816.jpg

A pinça pequena é embrulhada em papel alumínio e não é colocada dentro da caixa. O restante do material é colocado na caixa de metal. Ambos são autoclavados na panela de pressão por 45 minutos ou fervidos na panela por 1 hora.

Enquanto isso, vamos buscar uma caixa plástica pequena. Essa tem de ser bem lavada e desinfetada. Eu lavo com cândida e aplico um filme plástico por cima. Coloco álcool 70 graus por um canto e giro a caixa de forma que o álcool passe por todas as paredes inclusive sobre o filme plástico.

Agora está na hora de colocar a caixa de material dentro da caixa de plástico. Para isso, depois de lavar as mãos e calçar luvas esterilizadas, abro um pouco a caixa de metal de forma invertida e soltando o filme plástico mais próximo da borda inferior insiro a caixa dentro da mini SAB. Faço isso com a caixa de metal ainda bastante quente.

Com os dedos, abro a caixa na totalidade e empurro o corpo da caixa para trás (pratique antes).



IMG_20221228_214654.jpg


Efetuo agora dois cortes triangulares no filme plástico, serão usados para manipular os elementos da caixa. Eu desenhei para ser possível ver o filme plástico.
IMG_20221228_214720.jpg

Com a pinça que foi colocada em alumínio e a parte, uso para retirar as pinças grandes da caixa. Essa pinça pequena é a única que entra e sai da caixa. Sendo com ela que se coloca o carimbo de esporos, cujo envelope ainda sem abrir é limpo com alcool 70.
IMG_20221228_214847.jpg

Vou organizar o material todo na caixa, deixando apenas uma pequena parte dos instrumentos nas bocas de entrada. Os dedos não entram dentro da caixa!
IMG_20221228_214913.jpgIMG_20221228_215026.jpg

É preciso um pouco de prática, mas utilizando só as pinças é possível abrir o carimbo de esporos. Eu pratiquei com um pedaço de alumínio com uma bola preta pintada para não estragar um carimbo de verdade.

IMG_20221228_215119.jpg

Você pode raspar os carimbos para dentro dos potinhos de alumínio...
IMG_20221228_215326.jpg

...ou colocando uma gota de água com a seringa, raspar o carimbo.


IMG_20221228_215349.jpg

Quando quero usar um carimbo parcialmente, opto por raspar dentro do pote. Quando é um carimbo pequeno ou já utilizado, opto por colocar a gota de água e raspar no alumínio.

Depois é só usar a seringa para recolher a agua com os esporos seja do alumínio ou do potinho.

IMG_20221228_215513.jpgIMG_20221228_215523.jpg

Todo o material pode ser reutilizado, bastando ser limpo e autoclavado.

A vantagem dessa técnica é que se limita muito o contato de mãos que vem do exterior para o interior e o movimento de ar, pois tudo é tratado dentro da mini SAB. A entrada da caixa quente mantém a esterilidade do material até o ultimo segundo.

As seringas eu deixo hidratando por 24 horas antes de colocar nos bolos.

Nota: Essas fotos eu tirei simulando para fins demonstrativos, não estou usando luvas para poder operar o celular e o carimbo não é verdadeiro também. Para água pode se utilizar os copinhos de agua mineral ou água de injeção que vendem em farmácias.
 

Anexos

  • IMG_20221228_215122.jpg
    IMG_20221228_215122.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 6
  • IMG_20221228_215329.jpg
    IMG_20221228_215329.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 3
  • IMG_20221228_215351.jpg
    IMG_20221228_215351.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 3
Última edição:
Olá @MarceloHirosse ! Obrigado pela mensagem!

Eu cheguei a construir uma caixa de fluxo de ar laminar em madeira, pesava 12kg! E eu tinha muito material. Como me mudo muito tenho de optar pelo minimalismo, ou é um pesadelo. Também limitei o uso do plástico. Prefiro materiais em metal ou vidro. Plástico só mesmo as seringas e as caixas. Obviamente que isso que apresentei não tem a mesma praticidade de uma caixa de fluxo de ar laminar e exige certa prática e adaptação, mas o uso é tão ocasional... 2, talvez 3 vezes por ano... Optei por fazer CL e usar. Quando mudo é que tenho de confiar nos carimbos.
 
@MarceloHirosse kkkk é mesmo. E as placas de petri em vidro, valem a pena ?

Gostei do seu tutorial, quero ver mais deles aqui no forum ;)
Você deixou tão organizadinho que eu imaginei o Dexter Morgan organizando. kkkkk

abraço e um feliz ano novo!
 
@MarceloHirosse kkkk é mesmo. E as placas de petri em vidro, valem a pena ?

Gostei do seu tutorial, quero ver mais deles aqui no forum ;)
Você deixou tão organizadinho que eu imaginei o Dexter Morgan organizando. kkkkk

abraço e um feliz ano novo!
Pensando no apocalipse as de vidro são boas sim mano, mas no dia a dia é tão mais prático comprar a descartável já esterilizada, tô comprando por 30 centavos a unidade.
A de vidro, mesmo tendo uma estufa a disposição, ainda é um rolê pra remover os resíduos antes de botar lá dentro.
Sem contar que ficar abrindo placa contaminada dentro de casa pra lavar é zuado. Tô com uma aqui com aspergillus niger, uma delícia de inalar :ROFLMAO:
 
Back
Top