Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Minha Tentativa de Shiitake e Shiimeji

Diário de cultivo problemático.
Olá Pessoal, com incentivo de nosso amigo @cubensisdedread através de seus cultivos, resolvi tentar com os comestíveis desta vez.

Preparei o meio de cultura BDA da seguinte forma:
500ml de água + uma batata pequena descascada (50g) Fervi por 20 minutos, coei com filtro de café.
Passados os 20 minutos, essa água reduziu para 240ml. Acrescentei 4g de Dextrose + 4g de Agar Comestível.
Levei a mistura para a panela de pressão e após começar a chiar, marquei 20 minutos.
Limpei as placas petri com água e sabão e depois passei Álcool, levei ao formo elétrico á 200° por 20 minutos. (esperei esfriar e levei para a GloverBox).
01.JPG
Aguardei 1 hora e meia para esfriar um pouco a panela, preenchi as placas com o meio de cultura.
04.JPG
No dia Seguinte, comprei uma bandeja de Shiitake e uma de Shiimeji
SAM_2447.JPG SAM_2448.JPG
Cortei com um bisturi e retirei um pequeno pedaço do seu interior diretamente para a placa petri.
SAM_2450.JPG SAM_2451.JPG
Levei para a incubadora á 26/27°
SAM_2454.JPG

OBS: Junto com estas, fiz também mais 4 placas com Culturas Liquidas que eu tinha a uns 6 meses na geladeira, apenas para fazer testes com a placa e o BDA. (01 dos selvagens que cultivei, 01 de Pesa, 01 de GT e uma de Pan que também é selvagem, porem nao tinha cultivado ainda, apenas feito a CL).
SAM_2452.JPG SAM_2453.JPG
Vamos ver no que dá.
Abraços a todos.

Última edição:
Parabéns Kinney. Vc vai tirar de letra esse cultivo. Esse shimeji que vc comprou pe o Shimeji Preto, esse gosta de temperatura mais frias, na hora da pinagem/frutificação tentá manter de 18ºc a 20ºc!! agora vai que vai, abração

Agradeço pelas aulas e diários, qualquer dúvida já sabe né. Pergunto mesmo... kkkk
Mexer com gelo acho chato, mas vou tentar. :)

Muito bom mano! Trabalho profissa.

Você achou alguma dificuldade com o ágar comestível? Qual recipiente você utilizou na panela de pressão?

Você achou alguma dificuldade com o ágar comestível? Qual recipiente você utilizou na panela de pressão?

@RainSpirit eu utilizei um Erlenmeyer que comprei no mercado livre.
Hoje dei uma olhada nas placas, e notei que o meio de cultura ficou meio mole, acho que não vai dar certo. Eu deveria ter colocado um pouco mais de agar.
Se não der certo, faço novamente! :cry:
É errando que se aprende...:olhoroxo:

Hoje dei uma olhada nas placas, e notei que o meio de cultura ficou meio mole, acho que não vai dar certo. Eu deveria ter colocado um pouco mais de agar.

Quatro gramas para 240 ml de água deveria ser suficiente. Esse agar é alimentício ou PA?

Esse que eu usei é o Agar alimentício.

Já sei porque ele ficou mole... Faltou Agar mesmo.
Olhando no site http://www.himedialabs.com.br/ Temos:
P-01457.jpg
Dividindo essa receita em 4 seria mais ou menos isso:
50g de batatas
250ml (água de cozimento das batatas)
5g de Dextrose
8g de Agar

Tentarei esse da proxima vez.

Última edição:
Bom dia Pessoal,
Das placas que eu tinha preparado, apenas uma está saudável com o clone de Shimeji a caminho. (porem com o meio de cultura meio mole). As demais placas contaminaram, com 3 tipos diferentes de contaminação... :matreiro:

Ontem dia 11/05 fiz novas placas, dessa vez com a receita do post acima:
  • 50g de batatas sem cascas.
  • 250ml (água de cozimento das batatas)
  • 5g de Dextrose
  • 8g de Agar Comestível
Eu esterelizei na pressão em um Erlenmeyer por 20 minutos, e depois passei para as placas que havia deixado á 200° por 30 minutos no formo elétrico. Agora sim, o meio de cultura ficou firme e hoje farei a inoculação novamente com Shimeji, Shitake.:cautious:
Estou pensando em retirar esse pedaço de Shimeji que deu certo e passar para essa outra placa antes que esse meio de cultura mole prejudique o micélio. Pretendo fazer em frente ao forno elétrico ligado servindo como uma capela de fluxo laminar. O que acha, devo passar para outra placa mesmo ?

Esta é a placa que deu certo: (retirei e passei para outra placa).
2014-05-12_202214.jpg
E estes são novas: (O meio de cultura ficou ótimo bem firme).
SAM_2474.JPG

Tentei inoculações com:
  • Shitake (clone)
  • Shimeji (clone)
  • Cubensis Selvagem (esporos)
  • Panaeolus Selvagem (esporos)
  • GT - (esporos)
  • Florida (esporos)
  • Laccaria Amethystina (Eu tinha um carimbo deste, mas resolvi por na placa pra ver no que dá)
Vamos ver se contamina ou se vai pra frente...

Faz mesmo @RainSpirit, essa receita que usei ai em cima deu certo. Ficou bem firme.
Depois de coado o caldo e adicionado o agar e a dextrose eu deixei ele no fogo um pouco e mexi durante uns dois minutos mais ou menos para diluir bem, ai sim depois pressão.

Atualizando o processo...
Esta placa é de shitake, está com uma contaminação:
SAM_2479.JPG
Esta está saudavel:
SAM_2480.JPG SAM_2481.JPG
Estas são de Shimeji:
SAM_2478.JPG SAM_2476.JPG SAM_2477.JPG
Estão com muita água na tampa pois estão ficando de cabeça pra baixo para não pingar na placa.
Estou achando esse micélio muito Estranho. @cubensisdedread o que acha?

Anexos

• SAM_2479.JPG
    SAM_2479.JPG
    154.9 KB · Visualizações: 46
Está meio dificil de identificar, mas o da 2ºfoto está com um micélio muito cinza pra ser de Shimeji. A primeira parece bem, mas está ficando com muita água. A dica que eu te dou eh tampar as petris com papel aluminio, e abrulhar a tampa avulsa no papel aluminio... assim quando vc for tempar ela ta seca.

Eai galera, estou contente em mexer com BDA. Achei que seria mais complicado, mas nem é tanto assim!
Hoje realizei repique das placas, segue imagens para acompanhamento...
Fiz 3 de cada.
20140522_IMG_5050.JPG 20140522_IMG_5049.JPG 20140524_IMG_5092.JPG 20140524_IMG_5082.JPG 20140524_IMG_5085.JPG 20140524_IMG_5094.JPG 20140524_IMG_5096.JPG

Atualizando com algumas fotos...
Substrato: Serragem + farinha de arroz integral, (1:30 de pressão).
Técnica de compactação do substrato conforme dicas de nosso companheiro @cubensisdedread.
Inoculação das sementes no substrato dia 05/06/14 (realizado em 4 potes de shimeji)
IMG_5436.JPG IMG_5429.JPG IMG_5430.JPG IMG_5431.JPG IMG_5432.JPG IMG_5433.JPG

Alguns dias depois...
IMG_5479.JPG

Hoje! 14/06/14 este pote é o que está mais colonizado. (shimeji)
IMG_5545.JPG IMG_5546.JPG IMG_5548.JPG IMG_5547.JPG

Hoje inoculei mais 4 copos, mas agora foi com sementes de shiitake... Estão na incubadora.
Por enquanto é isso.

Olá kinney, muito legal sua cultura!

Para o Shiitake, qual parte dele você cortou?
Foi a base do cogumelo (isolando um pedaço de micélio vivo), ou foi um pedaço do chapéu (para iniciar com os esporos)?
É possível fazer um carimbo com uma bandeja de Shiitake comprado no supermercado?
Qual seria o substrato ideal para iniciar a cultura?

Desculpa a quantidade de perguntas...

Back