Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Milho Quirera

Atackama

Cogumelo maduro
Membro Ativo
15/05/2007
959
76
Olá pessoal !!

Na busca incansável por novos substratos e tek's, pensei em utilizar em uma experiência com milho quirera, pelo fato de já estar moído e assim deixar o miolo do mesmo bem mais esposto, facilitando a esterilização.....

Alguém já fez algo com o Quirera? funciona? ou deve ser somente utilizado o milho pipoca em cultivos?

No aguardo da ajuda e com muita Paz e Luz !!!

Já fiz com milho de pipoca moido + arroz com casca + vermi e deu certo! Com o quirera pura acho bem pouco provável, mas se você misturar com vermiculita pode ser que dê certo!

O Oregon sempre chegando na frente! rsrsrs
Então... depois de perder dois casings pro trichoderma no meu primeiro cultivo e depois de muito passear pelos tópicos do CM, resolvi mudar de tática!
Não posso esquecer de falar das dicas do avô dos meus transkeis!

Não comprei quirera pronta! Descolei um pilão na casa da minha querida avózinha e resolvi investir tempo e suor na empreitada!

500 gramas de milho de pipoca selecionada (Yoki®) e ritmo, ao som de Ekova.

O resultado foi o pretendido! Apenas quebrei o milho, sem moer, porque penso que moído ele grudaria um no outro quando na fase de colonização prejudicando a aeração. Sem falar que a absorção de água seria muito maior!
5 minutos de microondas aí lavei bem num escorredor e coloquei de molho por 12h, por sinal a hora que eu for almoçar vou escorrê-lo!

Agora vamos ver como a coisa anda!

Good vibes a todos!

Mais que respondido profeta.....

Uma aula como sempre.....sem palavras !!!

Paz e Luz !!!

Provavelmente quem tentou quirera (aqui no interior eu conheço por QuireLa) não deve ter tido muito sucesso provavelmente por causa de susbtâncias anti-fungicas q deve haver na mistura.

Vou comprar aki um pouco e vou tentar cultivar com 100% quirera mesmo, pra isso axo q deixar 24~48horas de molho na água + um pré cozimento de uns 20~30 min antes da esterilização deve ajudar a remover essas substancias e germinar endoesporos

Eu já tentei uma vez, o micélio tem um pouco de dificuldade em avançar, mas não obtive sucesso pois contaminaram todos os 15 copos!

Abraços

Muito bom compartilhar as experiências !!!!

Quirela ou quirera, parece ser meio chato de fazer mesmo! e arriscado também.

Agradeço a atenção de todos, obrigado !

Paz e Luz !!!

Opa!
Achei o post no fundo do baú e aproveitando vou falar da minha experiência com a quirera (milho quebrado).

Como eu disse há 1 mês atrás, quebrei no pilão, 500g de milho de pipoca Yoki® (escolhi essa marca pq foi a que encontrei os grãos maiores e mais limpos).
Quebrado e selecionado, 5 minutos de microondas aí lavei bem num escorredor e coloquei de molho por 12h, olhei e tava duro ainda deixei de molho por mais 24h em água mineral (500 ml) + H2O2 (20 ml), depois ao microondas em 2 etapas por 10 minutos em potencia alta. Sinceramente, eu achei que ia virar uma papa, mas...... deu certo!
Misturado com vermiculita na proporção 2 pra 1, foram para os potes.

Resultado:
5 potes 100% colonizados em 14 dias, sem sinal qquer de contaminação!
Atualmente estão terminando o processo de colonização nos casings, provavelmente irão para o terrário no mais tardar amanhã a noite!

Espero ter ajudado compartilhando isso.

Paz e Luz a todos!

Apesar do tópico ter um tempinho de vida, queria tirar uma dúvida... o milho foi esterelizado só no microondas? será que dá certo? poxa essa é uma das coisas que não quer calar: o tal do microondas funciona? uns acham que sim, outros que não, em todo caso fiz uns bolinhos usando o micro e vou esperar pra ver... valeu até mais!

Apesar do tópico ter um tempinho de vida, queria tirar uma dúvida... o milho foi esterelizado só no microondas? será que dá certo? poxa essa é uma das coisas que não quer calar: o tal do microondas funciona? uns acham que sim, outros que não, em todo caso fiz uns bolinhos usando o micro e vou esperar pra ver... valeu até mais!

Muitos cultivadores aqui usam o microondas, eu venho utilizando á muito tempo e sem maiores problemas, inclusive com milho !!! Funciona sim !!!

Cia muito obrigado pela resposta, inoculei potinhos ontem seguindo à risca a técnica de raspagem de esporos em grãos, acho que vai dar tudo certo... Valeu mesmo, facilitou muitas coisas!

Back