Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Milho de pipoca, descrito com e sem o uso de dextrose e antibiotico.

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Você ira precisar de:

- Milho para pipoca
- Um recipiente com tampa
- Água
- Dextrose (opcional)
- Antibiótico (opcional, avançado)

Primeiro meça a quantidade de milho a ser usada, faça isso enchendo metade dos recipientes que você ira usar para cultivo, depois de hidratado e cozido o milho dobra de tamanho.

Agora pegue o milho e coloque no recipiente com tampa, vá adicionando água até que eles fiquem totalmente submersos e o volume seja de mais ou menos um ou dois dedos acima da quantidade de milho, nessa hora é comum que alguns bóiem mas a grande maioria ficará no fundo. Tampe e deixe de molho por 24 horas. Não os deixe muito tempo de molho pois com certeza eles começarão a brotar e é muito comum o surgimento de contaminações após o segundo dia consecutivo na água.

Pegue um escorredor e separe o milho da água, descarte a água e enxágüe o milho com água corrente.

Coloque nos copos de cultivo e esterilize normalmente. Está pronto.

Agora vou descrever o preparo com o antibiótico e a dextrose, utilize-os se você quiser uma longevidade maior e menos chances de contaminação.

Quando colocar o milho nos copos adicione de 1 a 2g de dextrose por recipiente (uma colherinha de café basta) e no máximo 50mg de antibiótico, misture bem e pode esterilizar.

Se o seu objetivo é uma maior longevidade e você pretende adicionar o antibiótico pode deixar uma reserva de água no fundo dos copos, mas apenas se você adicionou o antibiótico.

A dextrose serve para acelerar a colonização e dar mais alimento ao micélio, eu recomendo o uso mas lembrando de que ela aumentara os riscos de contaminação e poderá atrair insetos (isso se você deixar suas culturas ao ar livre, é uma possibilidade bem remota), por isso recomendo apenas o uso associado com o antibiótico. Eu costumo usar amoxicilina, mas é porque consigo em amostra grátis, o preço dela nas farmácias é meio salgado, em breve testarei outros antibióticos mais acessíveis.

Não se esqueçam que a frutificação sem o uso de casing no cultivo de grãos inteiros é bem difícil de acontecer, tendo sido raramente vista, então se for optar por esse substrato esteja por dentro também das técnicas de casing.

OBS: Você pode ferver o milho em uma panela com agua antes da esterilizaçao se preferir, isso os deixara mais moles e mias hidratados.

Bom espero que tenha ajudado.

Paz, amor e muita poesia.
milho 012.jpg
 
Só utilizem a amoxicilina se forem cultivar a partir de culturas de tecido vivo, aqui nos meus testes estou tendo problemas para germinar esporos em meios com amoxicilina, mas ela nao atrapalha no desenvolvimento de tecido vivo.

Mas ainda preciso fazer mais testes para afirmar com certeza que a amoxicilina atrapalha na germinação dos esporos. Hehe por enquanto é bom evitar usar esporos nesse meio com antibiotico. Eu tive lindos e volumosos resultados usando com tecido vivo.
 
Eu por exemplo tive problemas desse tipo:

- por usar soro
- por usar amoxilina

Mas isso é um fato! Alguma das duas substâncias, ou ambas substrâncias impediram que os esporos germinassem em 3 tentativas consecutivas de cultivo, sendo que, em nenhum deles apareceu micélio de P. cubensis, apenas contaminação.
 
Back
Top