Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Milho com cor escura! Ajuda por favor!!!

Severance

Cogumelo maduro
Cadastrado
26/09/2007
16
68
galera, inoculei 3 copos de milho de pipoca 1 colonizou 100% o segundo 80% e uma parte embaixo ta escura com uma aparência de pdre e terceiro colonizou 60% e a parte de baixo ta molhada e com aspecto de podre, a principio achei que fosse uma contaminação mais a parte com miscelio ta branquinha que so ela e apenas a parte solta e molhada que ta assim ai to em duvida se eu descarto os copos, espero mais ou uso a parte colonizada e raspo esses molhados e escuros, por favor alguem me tire essa duvidaaaaaa !
 
Sem fotos é mais difícil adivinhar, amigo.

Mas eu utilizaria somente o spam em que a colonização chegou ao 100% sem problemas e montaria um casing tentando frutificar e tirar alguns prints.

O problema que vc relatou pode ser fermentação, excesso de líquido nos grãos, esterilização não suficiente, ou até contaminantes como lipstick mold (de aspecto vermelho como batom) ou até trichoderma.

Elimine e enterre as contaminações, proteja olhos, utilize luvas e máscara.
 
Sem fotos é mais difícil adivinhar, amigo.

Mas eu utilizaria somente o spam em que a colonização chegou ao 100% sem problemas e montaria um casing tentando frutificar e tirar alguns prints.

O problema que vc relatou pode ser fermentação, excesso de líquido nos grãos, esterilização não suficiente, ou até contaminantes como lipstick mold (de aspecto vermelho como batom) ou até trichoderma.

Elimine e enterre as contaminações, proteja olhos, utilize luvas e máscara.

vamos diser q seja msm contaminaçao em baixo dos copso dele
nao tem perigo dele usar a parte de cima colonisada ?
as bacterias de baixo ja nao contaminaram a parte saudavel de cima?
ou nao? Gostaria de sabe pq sempre fasso isso quando algum copo esta com alguma parte contaminada, eu sempre aproveito a parte saudavel.
 
Fala Kleber.

Existe um perigo muito grande sim, em utilizar a parte não contaminada de um spawn com sementes. Mesmo que vingue o cultivo, mesmo que vc colha muitos e lindos frutos, existe um grande perigo que alguns chamam de medo.

Pensa vc fazer uma experiência, os cogumelos serem potentes e algumas coisas sairem do controle, e lá no meio dessa bagunça toda, algo lhe faz lembrar da contaminação, nossa os cogumelos estão envenenados, eu estou envenenado, a essa altura já morri !!! :D

Bem, sem tanta "romantismo poético fúngico", já aconteceu de aproveitar a parte colonizada sem contaminação, já colhi frutos mas logo a contaminação apareceu. Não consumi os frutos pois quando já maduros e com o véu a romper, percebi a contaminação na base do estipe. Não recolhi nem esporos, por segurança.
 
:D ´vou evitar pegar essas partes boas dos copos q estao colonisados
vai que derepente eu caio nessa BAD do envenenamento aíi,é fassinho de acontecer mesmo.
obg :D Muita paz
 
Sem fotos é mais difícil adivinhar, amigo.


O problema que vc relatou pode ser fermentação, excesso de líquido nos grãos, esterilização não suficiente, ou até contaminantes como lipstick mold (de aspecto vermelho como batom) ou até trichoderma.

Elimine e enterre as contaminações, proteja olhos, utilize luvas e máscara.

Aqui já aconteceu coisa semelhante e foi culpa de poucas gotinhas de agua no fundo do pote. Os grãos do fundo ficam umidos, o micelio nao avança e o milho começa apodrecer ate ficar bem escuro. Nao é como as contaminaçoes que rapidamente tomam o copo inteiro, cobrindo inclusive o micelio. Ficam somente aqueles poucos grãos podres no fundo do copo_O pior é na hora de abrir, FEDE DEMAIS!
Fique longe, descarte o copo.
Da próxima vez que observar gotas no fundo, role o copo até perceber que as gotinhas foram absorvidas pelo restante dos grãos. Mas isso deve ser feito ainda na primeira semana de incubaçao, caso contrário o micélio nao vai avançar e voce ainda compromete o copo todo.
 
Isso mesmo, Spoo.

Com um pouco de experiência e observação é fácil eliminar este problema, a ação que vc relatou é eficaz.

O melhor mesmo é eliminar o problema pela raiz. Após a preparação do milho, além de escorrer muito bem, secar com toalha de prato ou até mesmo colocar os grãos sobre papel toalha, é uma boa.

O milho não precisa ficar com o aspecto de úmido externamente. Na fervura ele já absorve água necessária para o desenvolvimento do micélio.

Bons cultivos irmãos!
 
galera, inoculei 3 copos de milho de pipoca 1 colonizou 100% o segundo 80% e uma parte embaixo ta escura com uma aparência de pdre e terceiro colonizou 60% e a parte de baixo ta molhada e com aspecto de podre, a principio achei que fosse uma contaminação mais a parte com miscelio ta branquinha que so ela e apenas a parte solta e molhada que ta assim ai to em duvida se eu descarto os copos, espero mais ou uso a parte colonizada e raspo esses molhados e escuros, por favor alguem me tire essa duvidaaaaaa !

Monsanto!:)

Quanto ao utilizar partes 'saudáveis' de um copo com contaminantes, já tive sucesso, mas não vale a pena o risco. As chances são baixas.
 
Back
Top