Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Microondas, amigo da inoculação

mestrepirr

Cogumelo maduro
Membro Ativo
09/06/2007
387
73
Não tinha titulo mais tosco que esse.. por isso botei esse :D

Esse processo eu uso pois não tenho grana nem saco pra a cada nova inoculação comprar seringa e pote de coletas novos.

Do que voce vai prescisar:

• Microondas
  • Seringa
  • Pote de coletas de exame de fezes

Procedimento:

Coloque o pote de coletas(com a tampa entreaberta)(com a colherzinha dentro) e a seringa(SEM A AGULHA) num refratário com água.

Coloque no microondas e bote na potência maxima por 4 minutos.

Após os quatro minutos abra o microondas e feche a tampa do pote de coletas rapidão.

Retire a seringa e o pote esteréis do microondas, acople a agulha(que já vai ter sido flambada e limpa em alcool) na seringa, e ligue o microondas novamente de 2 a 4 minutos apenas com o refratário e a água dentro

Abra a porta do microondas e sugue a agua do refratário para a seringa.

Espere a água esfriar á temperatura ambiente

Abra o pote de coletas e com a colherzinha raspe o esporo para dentro do pote

Despeje a água que estava dentro da seringa para o pote com os esporos e sugue novamente.

Repita o processo de depejar e sugar a água mais duas vezes

Pronto.. agora é só deixar a seringa hidratando

Não tinha titulo mais tosco que esse.. por isso botei esse :D

Esse processo eu uso pois não tenho grana nem saco pra a cada nova inoculação comprar seringa e pote de coletas novos.

Do que voce vai prescisar:

• Microondas
  • Seringa
  • Pote de coletas de exame de fezes

Procedimento:

Coloque o pote de coletas(com a tampa entreaberta)(com a colherzinha dentro) e a seringa(SEM A AGULHA) num refratário com água.

Coloque no microondas e bote na potência maxima por 4 minutos.

Após os quatro minutos abra o microondas e feche a tampa do pote de coletas rapidão.

Retire a seringa e o pote esteréis do microondas, acople a agulha(que já vai ter sido flambada e limpa em alcool) na seringa, e ligue o microondas novamente de 2 a 4 minutos apenas com o refratário e a água dentro

Abra a porta do microondas e sugue a agua do refratário para a seringa.

Espere a água esfriar á temperatura ambiente

Abra o pote de coletas e com a colherzinha raspe o esporo para dentro do pote

Despeje a água que estava dentro da seringa para o pote com os esporos e sugue novamente.

Repita o processo de depejar e sugar a água mais duas vezes

Pronto.. agora é só deixar a seringa hidratando
Cara! Uso a mesma tek! Só que ao invés de potinhos de coleta eu utilizo xícara pequena(duralex) com filme plástico tampando a boca da mesma. E, 6 minutos no micro. O filme forma uma bolha e depois é sugado para dentro da xícara devido o vácuo que o vapor, quando esfria; provoca! Aí espero esfriar a xícara, raspo a print e cubro novamente com filme limpo com álcool(Rapidão! Ninja mesmo! E, dentro da glovebox!) No mais eu faço tudo igual! Só que injeto e puxo a água através do filme plástico até os esporos serem totalmente sugados para dentro da seringa.
Realmente o microondas é um dos melhores amigos do meu cultivo!
Utilizo até para esterelizar substrato. Como, milho, centeio, semente de girassol, etc...

Paz e Luz!
Abraxx

No mais eu faço tudo igual! Só que injeto e puxo a água através do filme plástico até os esporos serem totalmente sugados para dentro da seringa.
Realmente o microondas é um dos melhores amigos do meu cultivo!
Utilizo até para esterelizar substrato. Como, milho, centeio, semente de girassol, etc...

Paz e Luz!
Abraxx

Pode crer.. injetar e puxar pelo filme plástico é mais "Limpo" né?
heheh vou começar a adaptar isso na minha tek:p:

Puts acabei de usar o micro como glove box para a preparação da seringa e inoculação mas somente com proteção não para esterelizar!!!

Deveria ter lido isso antes!!!

Muito obrigado amigo, no proximo vou usar essa tek!!!!!!

Paz e luz!

Da última vez que coloquei milho no microondas ele ficou assim:

POPCORN.jpg

:p:

Hehe, e quanto ao assunto do tópico, po, minha inoculação foi a mais porca possível e não perdi nenhum copo por causa disso, mesmo não usando toca, luva, máscara ou filme no copo de coleta, eu consegui fazer 8 copos desenvolverem micélio saudável, e os únicos 3 copos que contaminaram, contaminaram por culpa de trincos.
O mais importante é a esterilização do substrato do copo, a inoculação não precisa ser tão neurótica assim, pelo simples fato de que não existem milhões de esporos de trichoderma por centímetro cúbico de ar como alguns devem pensar.

Mas sei lá né, pode ser que com raças mais "frágeis" a história seja diferente, mas, ao menos com PESA, não vi tanta necessidade de assepsia na hora da inoculação.

" não existem milhões de esporos de trichoderma por centímetro cúbico de ar como alguns devem pensar " MAS existem milhões de esporos de diversos tipos de fungos: alguns que comem outros fungos, outros que comem o substrato e competem com o micélio do cubensis...

Obrigado Ecuador:pos:
Você acha que dá pra fazer uma estimativa de quão exposto está um procedimento? Como por exemplo quanto de uma agulha não esterilizada poderia carregar, em número de esporos? Acha válido pensar isso?

Obrigado Ecuador:pos:
Você acha que dá pra fazer uma estimativa de quão exposto está um procedimento? Como por exemplo quanto de uma agulha não esterilizada poderia carregar, em número de esporos? Acha válido pensar isso?

Acho que não. Nunca vi uma estimativa de quantos esporos seriam necessários para causar uma contaminação que acabe com um cultivo, mas apostaria em muito poucos, principalmente se for um contaminante agressivo, e se for na fase de meio ainda não colonizado.

Uma agulha não esterilizada certamente pode espalhar contaminates por um meio estéril e não colonizado. Bem arriscado.

Melhor trabalhar com o propósito de não permitir a entrada de esporos contaminantes.

Back