Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micrografias de esporos

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,060
5
98
Micrografias de esporos

:teo_seta_direita: Introdução:

Esporos de cogumelos podem ser visualizados através de um econômico microscópio ótico, apesar da identificação da espécie não ser sempre possível, ainda com objetivas para óleo de imersão. Veja Usando um microscópio: visualizando e medindo esporos (em inglês). Um microscópio eletrônico de varredura pode revelar todos os detalhes da superfície em três dimensões, se bem que sem cores, mas estes gigantes são mantidos nas maiores universidades.

:teo_seta_direita: Notas sobre o cultivo e degustação

Das espécies abaixo eu fui bem sucedido em cultivar as seguintes: Copelandia cyanescens Hawaiian, Panaeolus cyanescens Hawaiian, Panaeolus cyanescens Jamaican, Psilocybe cubensis e Psilocybe tampanensis. Eu consegui amostras (de esporos) de Psilocybe cyanescens de uma fonte confiável, assim como Psilocybe semilanceata (Liberty Cap) selvagens. Minha preferência pessoal entre todos estes é pelos Copelandia cyanescens Hawaiian, apesar de serem mais difíceis de cultivar que os ubíquos Psilocybe Cubensis. A experiência subjetiva não é fácil de relatar, ao contrário do gosto ou da intoxicação alcoólica, apesar de outros terem confirmado minha preferência. Eu comprei os esporos da agora extinta Pacific Exotic Spora de Honolulu em 1994, através de um pequeno anúncio na High Times, mas não aprendi os segredos do seu cultivo até 2000.

:teo_seta_direita: Notas técnicas

Os esporos foram fotografados usando uma Canon PowerShot A590 equipada com um adaptador de lente 52mm e um step down 52-42(0.75).

ISO 80, White Balance Tungsten, Drive Mode 2 sec Self-Timer, Metering Mode Spot
Aperture f/8 (mínimo) usando Aperture Priority (Av mode), Exposure Compensation +1.66, Zoom 4.0x (zoom ótico máximo).

O foco automático é travado no micrômetro ocular e o foco é ajustado com o controle de foco fino na base do Biolam (microscópio), usando o zoom digital máximo para verificar. Se necessário a câmera pode produzir imagens compostas as quais, com a câmera ligada a uma placa de TV, exibem uma imagem ampliada.

Um microscópio Zenith Biolam foi usado, com uma objetiva 40x (a objetiva é a lente que no microscópio fica próxima e apontada para o material observado) e uma ocular 7x (a ocular é a lente pela qual olhamos no microscópio) equipada com um micrômetro – o tamanho de cada divisão é calculada usando um micrômetro de estágio. A iluminação foi uma lâmpada de bancada tipo Kohler. O Biolam foi equipado com um adaptador de câmera T2 (M42 x 0,75). Apenas a ocular x7 pode ser usada, pois a ocular x15 teria atingido a câmara quando a lente vem para fora!

As lamínulas foram montadas nas lâminas com substância adesiva para vidro, a qual endurece na luz diurna. Tenho poucas dúvidas de que a minha técnica de montagem e micrografia poderia ser melhorada, embora deva ser enfatizado que eu sou apenas um micologista amador. Cada divisão das fotomicrografias abaixo é de 4,3 µm (micrômetro – equivale a um milésimo de um milímetro).

Copelandia cyanescens Hawaiian.jpg Panaeolus cyanescens Hawaiian.jpg
Copelandia cyanescens Hawaiian | Panaeolus cyanescens Hawaiian

Panaeolus cyanescens Jamaican.jpg Panaeolus cyanescens Suphanburi.jpg
Panaeolus cyanescens Jamaican | Panaeolus cyanescens Suphanburi

Psilocybe azurescens SO3722.jpg Psilocybe cubensis SY.jpg
Psilocybe azurescens | Psilocybe cubensis

Psilocybe cyanescens FS.jpg Psilocybe mexicana.jpg
Psilocybe cyanescens | Psilocybe mexicana

Psilocybe semilanceata.jpg Psilocybe tampanensis.jpg
Psilocybe semilanceata | Psilocybe tampanensis

:teo_seta_direita: Nota de rodapé

Minha coleção inteira de esporos foi roubada em uma batida da Alfândega, com apoio de policiais a paisana, às 7:00h da sexta-feira de 19 de março de 2010. Apesar da Alfândega sofrer uma derrota de 4-0 na Canterbury Crown Court (no tribunal), depois de declinar de apresentar qualquer evidência, meus esporos nunca foram devolvidos - veja www.customsrogues.20m.com.

Glossário para ajudar nos termos de fotos usada nas Notas Técnicas do artigo disse:
Step down
Conversor em forma de anel que permite o uso de uma lente de tamanho maior em um acessório com saída de tamanho inferior.

White Balance (Balanço de Branco):
O white balance, WB ou balanço de brancos é usado para corrigir a cor da fotografia de acordo com a luz do ambiente. A intenção é fazer com que os brancos fiquem realmente brancos. Em luz incandescente, por exemplo, se ele não for ajustado corretamente as fotos ficaram amareladas. As máquinas geralmente fazem isso de forma automática, mas nas câmeras profissionais também podemos ajustar tudo manualmente.

Exposure Compensation (Compensação de Exposição):
Também conhecida como compensação EV, a compensação de exposição impõe uma condição mais clara ou mais escura à imagem, através do sistema de exposição.

ISO (Definições de sensibilidade):
É a sensibilidade da camera a luz ou seja, se você vai tirar uma foto de dia com bastante luz você não precisa de um ISO muito alto, 200 já ta bom, agora se você vai tirar um foto com pouca luz você vai precisar de uma sensibilidade maior como ISO 400 por exemplo.. quanto maior o ISO mais sensivel é o "filme" a luz, cameras digitais geralmente definem o ISO automaticamente no momento da foto..

Metering mode(Modo de medição):
É o que determina a área de atuação do fotômetro

Aperture (Abertura):
Quanto maior a abertura → menor o número de F → mais luz entra → menos tempo de exposição que é necessário para que a foto fique bem exposta → menor a probabilidade da foto ficar tremida.

Quanto menor a abertura → maior o número de F → menos luz entra → mais tempo de exposição é preciso para que a foto fique bem exposta → mais facilmente a foto fica tremida.

A abertura faz variar a profundidade de campo, isto é, aquelas fotos em que vemos por exemplo, um retrato de uma pessoa com fundo completamente desfocado, enquanto que a cara da pessoa está perfeitamente focada, tem muito pouca profundidade de campo.

Ou seja: Quanto maior a abertura → menor o número do F → menor é a profundidade de campo

:teo_seta_direita: Fonte: http://www.mushrooms.20m.com/SporeMicrographs.htm
:teo_seta_direita: Tradução: Ecuador
 
Talvez uma ou outra, bolo, porque vez ou outra leio sobre alguma strain ter esporos com certa característica distintiva, geralmente a cor.

Mas a grande maioria das strains deve ter esporos absolutamente indistinguíveis.
 
O que será que levou o sistema a dar uma "batida" na casa deste cultivador? será que alguma denúncia?

Boa pesquisa, mas com um final infeliz. Baterem em sua casa as 7 da matina para busca e apreensão de prints, é porque algo de maior talvez tenha ocorrido. Lamentável.
 
O que será que levou o sistema a dar uma "batida" na casa deste cultivador? será que alguma denúncia?

Boa pesquisa, mas com um final infeliz. Baterem em sua casa as 7 da matina para busca e apreensão de prints, é porque algo de maior talvez tenha ocorrido. Lamentável.

De acordo com a policia:

charges.png
 
Ja tava achando estranho que o cara foi preso por observações microscópicas...

ainda que em certos estados dos EUA é proibido a possessão de esporos de cogumelos.
 
Bem, normalmente quem tem esporos tem cogumelos. Senão de onde viriam os esporos?

De vez em quando um desses fornecedores comerciais de esporos sofre batidas. E a menos que ele tenha um esquema bem profissional de ter outra pessoa cultivando os esporos para ele é problema certo.

Esse cara em particular parece que deu bastante bandeira na net.
 
Bem, normalmente quem tem esporos tem cogumelos. Senão de onde viriam os esporos?

De vez em quando um desses fornecedores comerciais de esporos sofre batidas. E a menos que ele tenha um esquema bem profissional de ter outra pessoa cultivando os esporos para ele é problema certo.

Esse cara em particular parece que deu bastante bandeira na net.

Mas os esporos não possuem alcalóides, ou a concentração é insignificante. Quanto de onde viriam, pode ser de muitas fontes. De um pasto, por exemplo.
 
Se a pessoa só tem esporos, Rain, não tem problema.
 
Back
Top