Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micelio Programável? Como?

Mortandello

O tal do mortan
Cultivador confiável
01/11/2005
7,007
98
Mauá - ABC - SP
Bom isso com ccerteza é apenas uma loucura que se repete muitas vezes na minha cabeça Mas vamos lá:

Gostaria de, com a ajuda dos outros participantes do fórum, montar um Banco de dados sobre os possiveis tipos de COMANDOS(estimulos) e Respostas(reaçoes) do micelio.

Poderiamos montar uma cadeia com as varias possiveis maneiras de se "programar" o micelio para conseguir respostas desejadas.
como isso?

ex =
Estimulo - frio - resposta - parada no crescimento
Estimulo - calor - resposta - crescimento acelerado
Estímulo - seccionar o micelio - resposta - cada secçao se recupera e gera um novo micelio


entenderam??

Nao sei como organizar isso, mas seria legal se conseguissemos montar uma "linguagem" de programaçao - uma base de dados pra pesquisa tanto pro pessoal mais novato quanto pro pessoal mais entendido.

Algum "GENIO" na area que possa dar uma forcinha?

Eu sei q entre nós existem programadores, artistas cantores, macumbeiros, proxenetas, loucos... e GENIOS...

eae? loucura minha mesmo ou seria possivel?
 
Fala Boca, pensando bem dá pra organizar algo sim....

que tal uma organização tipo no final do manual de instruções, que tem problemas e possíveis soluções??

Bom... programando....

Em uma ocasião, queria acelerar um flush de uns bolos, fiz o choque térmico, por umas 8 horas, logo mandei o bolo e programei o terrário para operar em 30 graus.... 2 dias depois já tinha pins, acredito que consegui programar o micélio, na aceleração da pinagem. Isso ocorreu no meu primeiro cultivo.

Seria algo do tipo que o irmão espera, senão, explica melhor aêee!!!

vlw brow

paz e luz
 
Fala Boca, pensando bem dá pra organizar algo sim....

que tal uma organização tipo no final do manual de instruções, que tem problemas e possíveis soluções??

Bom... programando....

Em uma ocasião, queria acelerar um flush de uns bolos, fiz o choque térmico, por umas 8 horas, logo mandei o bolo e programei o terrário para operar em 30 graus.... 2 dias depois já tinha pins, acredito que consegui programar o micélio, na aceleração da pinagem. Isso ocorreu no meu primeiro cultivo.

Seria algo do tipo que o irmão espera, senão, explica melhor aêee!!!

vlw brow

paz e luz

Mas quando a gente tira o bolo ou casing do choque termico não temos que manter a temperatura baixa até aparecer os pins, isso é regra ou vai pinar de qualquer jeito?

Uma coisa que eu to achando que ainda vou tentar provar e que se retirarmos todos os cogus antes de abrir o chapeu o micélio acha que não conseguiu perpetuar a especie e manda mais e mais até algun abrir, bom por enquanto eu só acho....mas estou fazendo teste pra tentar comprovar minhas teorias!!!!

Mas a ideia do boca é legal, acredito que facilite bastante pra quem sabe mexer no computador mas não entende nada de micologia/biologia e outras coisas terminas em gia!!!!

abraço a todos:pos:
 
Se for com ética eu acho uma boa.

Só lamento o micélio ser tão surpreendente e avesso às definições e controles, sem isso prosseguiríamos muito, muito mais! Mas dá pra formular algum espectro básico de possíveis resultados aos estímulos.

Só por favor, não usem o micélio como material descartável, um nada, afinal:
 
to meio preocupado com meus bolos....

o micelio começou a colonizar em forma de teias, diferente do crescimento de outros bolos que vi, no caso do cultivo do kilphos, que vejo como um algodão se formando...

meus bolos estão quase 100% e apresentam novas "teias" no meio do micélio, no caso no meio das mesmas teias já formadas, fazem-se tiras de micelio, não tenho camera para postar fotos , se alguem poder me ajudar ficarei muito feliz.

Luz a todos.

to meio preocupado com meus bolos....

o micelio começou a colonizar em forma de teias, diferente do crescimento de outros bolos que vi, no caso do cultivo do kilphos, que vejo como um algodão se formando...

meus bolos estão quase 100% e apresentam novas "teias" no meio do micélio, no caso no meio das mesmas teias já formadas, fazem-se tiras de micelio, não tenho camera para postar fotos , se alguem poder me ajudar ficarei muito feliz.

Luz a todos.


desculpem se postei no lugar indevido...:confused:
 
Fala Vitor

Não assusta não, pelo que vc descreveu, eu diria que é o normal aspecto rizomórfico do micélio. Algumas strains apresentam essa qualidade, outras, justamente apresentam micélio em formato algodoado. Se não apresenta nada de contaminação, está tudo devidamente certo.

paz e luz
 
re- ativando este topico agora que contamos com mais pesquisadores.
postem suas experiencias.
 
Achei muito interessante esse tópico e se ainda estiverem dispostos em prol dessa pesquisa.Seria necessário certo rigor científico para resultados mais consistentes:
Mas apenas lembrando que cada strain possui suas particularidades.
Assim como o @Kliphos disse é necessário o estudo de uma strain por uma.
Assim como é necessário:
-Fotos/Vídeos para observação assim como a descrição do processo para auxiliar o leitor na compreensão do assunto em questão.
-Medidas em geral.Tudo deve ser especificado e descrito.
-O auxilio dos membros para comprovar a veracidade de uma afirmação através da repetição do experimento fiel da afirmação em observação.
-Ética, assim como o @NeuroFX disse e comprometimento / responsabilidade.
-Uma amostra para o grupo de controle assim como outra para o grupo experimental
-Análise das informações coletadas aqui.
"O objetivo final é provar ou negar a hipótese e, assim, responder à pergunta inicial:é possível programar o micélio"
Vou além e pergunto:Até que ponto é possível se chegar?
De acordo com a evolução:
Uma das formas de se obter tais características favoráveis é através da mutação, que provoca uma alteração genética em um indivíduo.
Por fim,
re- ativando este topico agora que contamos com mais pesquisadores.
postem suas experiencias.
Vamos lá pessoal,animem-se !
Vocês sabem por que é que os gringos norte-americanos possuem tanta informação?
Simples,eles gostam de estudar!
Charles Darwin, por exemplo, passou cerca de 20 anos apenas analisando os dados que colhera em suas pesquisas .
Li aqui no CM certa vez que a mistura de genes(recessivos/dominates) fortalece a raça.
Assim como a seleção e purificação da mesma á enfraqueça(Esse era o objetivo dos nazistas á procura de uma sociedade ariana).
Vamos deixar de lado esse nosso "jeitinho brasileiro", e mostrar ao mundo o poder da nossa grande e variada miscigenação!
 
Estava lendo algo hoje, e me lembrei desse tópico.
Trata-se de um pequeno trecho acerca das camadas de cobertura, e que visa o aumento da produtividade.
A revisão foi feita com foco nos Agaricus, mas talvez possa ser útil para quem procura formas de estimular o micélio de PC.

"A presença de bactérias na camada de cobertura é essencial para a indução da frutificação do cogumelo (RAINEY, 1990). Dentre essas bactérias, a Pseudomonas putidaparece promover a remoção de compostos auto-inibitórios produzidos pelo cogumelo, facilitando a frutificação. Existem várias técnicas utilizadas para o aumento da produtividade que se relacionam ao manejo da camada de cobertura. Uma técnica usada na Europa, com significativo aumento e uniformidade de produção, consiste na inoculação da cobertura com composto colonizado com a mesma semente que inoculou o substrato de produção, processo este conhecido como “ spawned casing” (GUPTA et al., 1989; GUPTA et al., 1993; MACCANNA, 1983). Outra técnica é o “ruffling”, que consiste na mistura da camada de cobertura já parcialmente colonizada com um pouco do composto colonizado imediatamente abaixo com o auxílio de escarificador (MACCANNA, 1983). Há ainda o “ranking” que consiste em remexer a cobertura já colonizada para que esta se fracione em torrões (BONONIet al., 1995). Após utilizar estas técnicas é preciso esperar mais alguns dias para que o micélio se recomponha e, então, deve-se aumentar a ventilação e reduzir a temperatura para a indução dos primórdios."


Caso o texto não esteja de acordo com o tópico, ou já tenha sido postado aqui no fórum... sorry.
 
Back
Top