Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Micélio subindo o substrato como agulhas

whitesky

Hifa
Cadastrado
28/04/2016
15
12
Boa noite, amigos!

Estou iniciando meu primeiro cultivo segundo PF-TEK, tradicional receita 2-1-1 com farinha de arroz integral. Há 3 semanas realizei minha primeira esterelização (60 minutos em pressão) e inoculação (através de glovebox e abundância de álcool isopropílico). Realizei a inoculação de 4 copos (3 B+, 1 Puerto Rycan), e o Puerto Rycan parece ter colonizado bem mais rápido que os outros, eu considero que está 95% colonizado, só tendo visível um pedaço de substrato no fundo do copo.
Pra contextualizar, um erro que notei foi que exagerei no filtro de vermiculita no topo (achando que mais seria melhor), onde posso ter colocado entre 2 e 3 centímetros, sendo que percebi depois que a agulha dos esporos era pouco menor que isso - certas inoculações acabaram sendo meio que no meio do filtro de vermículita. Recipiente do substrato: Copos de requeijão, 4 furos no topo (além do furo no lacre) nos quais havia micropore, mas foram furados pela águlha e deixados assim.
Ambiente da colonização: Caixa organizadora 30L, garrafa de 1L de água com aquecedor de áquario 5W ligado em dias de ausência de calor.

1. Venho aqui lhes perguntar sobre o meu Puerto Rycan prodígio. Parei de verificar o crescimento no sábado, quando a colonização externa deveria estar por volta dos 80%. Ontem, já notei que havia uma leve aparência molhada amarela, que suponho que deva ser o tal do micelium piss segundo minha pesquisa no fórum, e o micélio aparentava começar a subir na vermiculita. Hoje, o micélio já deu uma boa espichada e parece agulhas saindo do topo da vermiculita.
Isso é normal? Minha primeira suposição é que há algo de errado com o oxigênio, mas será contaminação?
Arquivos: PR1.jpg a PR5.jpg

___
2. Aproveitando o espaço, vou lhes perguntar sobre o que acho ser cobweb: um dos copos de requeijão mais altos acabou sendo derrubado, derrubando uma parte de vermiculita e deixando o substrato com esporos B+ quase exposto. Estou acompanhando o copo e ele pareceu colonizar próximo à parte mais exposta, mas o micélio no topo parece meio algodoado. Será cobweb? Devo descartar?
Arquivo:B+.jpg
___
3. Aproveitando novamente o espaço, fiz também semana passada a inoculação em pequenos potes de 250ML de plástico PP5. Para aquecê-los próximos aos copos antigos sem expô-los ao mesmo ar, fechei-os numa tuppleware. Acontece que no dia que os inoculei, acredito que posso não tê-los secados bem ao retirá-los da panela de pressão, e podem ter ficado gotículas de água.
Problema: Sexta feira notei pequenos pontos verdes externos a 2 dos potes plásticos, em torno de 1 ou 2 milímetros. Passei papel toalha com álcool isopropílico em todos os potinhos (inclusive apagando os nomes das 2 strains dos potes, mas deixa pra lá :whistle:), borrifei álcool em todo a tuppleware e os pontos não voltaram a aparecer. Será que devo descartá-los mesmo assim?

Obrigado, amigos!

Anexos

• Colonizacao.jpeg
    Colonizacao.jpeg
    110.2 KB · Visualizações: 30
  • PR1.jpeg
    PR1.jpeg
    115.7 KB · Visualizações: 31
  • PR2.jpeg
    PR2.jpeg
    124.4 KB · Visualizações: 32
  • PR3.jpeg
    PR3.jpeg
    126.5 KB · Visualizações: 35
  • PR4.jpeg
    PR4.jpeg
    115.6 KB · Visualizações: 34
1. Isso se chama rizomorfismo. É uma característica dos cubensis saudáveis, e da qualidade genética da strain e carimbo que está usando. Os copos estão com aparência muito boa.

2. O arquivo não veio?

3. Pode manter os potes em local ventilado e seco.

Upvote 0
1. Isso se chama rizomorfismo. É uma característica dos cubensis saudáveis, e da qualidade genética da strain e carimbo que está usando. Os copos estão com aparência muito boa.

2. O arquivo não veio?

3. Pode manter os potes em local ventilado e seco.

Grato pelas respostas! É um grande alívio. Acredito que logo procederei com dunk and roll com o copo saudável de Puerto Rycan.

Sobre o item 2, acredito que a foto estava pesada e o servidor do fórum deve ter rejeitado, uparei novamente neste post.

Anexos

• B+.jpg
    B+.jpg
    802.8 KB · Visualizações: 13
Upvote 0
Tá jóia, colonizou muito bem, micélio agressivo.

Só continuar caprichando que vai ter belos frutos.

Upvote 0
Olá, amigos.

Acredito que eu deva realizar meu dunk and roll amanhã. Pelo que vejo nos tutoriais, há sempre o costume de raspar a camada de vermiculita seca, uma vez que ela seria uma barreira contra contaminantes e não há, a princípio, benefícios nutricionais pro micélio.
Entretanto, o micélio populou boa parte da vermiculita seca, chegando até a tampa de requeijão! Qual seria a melhor escolha aqui? Raspar a vermiculita seca com micélio?

Upvote 0
Pelo que vejo nos tutoriais, há sempre o costume de raspar a camada de vermiculita seca

Atenção com os tutoriais que você anda lendo. Não há nenhuma necessidade de raspar ou tirar a camada de vermiculita.

Aliás, se tiver algum tutorial, aqui no TEO, com essa recomendação de sempre raspar a camada de vermiculita, por favor me passe o link.

Upvote 0
Atenção com os tutoriais que você anda lendo. Não há nenhuma necessidade de raspar ou tirar a camada de vermiculita.

Aliás, se tiver algum tutorial, aqui no TEO, com essa recomendação de sempre raspar a camada de vermiculita, por favor me passe o link.

Obrigado pela resposta, Ecuador.
Os tutoriais que mais consultei são por vídeos públicos no youtube. Encontrei referência a um vídeos desses na biblioteca, onde aos 6:18 ele fala desse detalhe que citei. Talvez seja pertinente fazer uma correção na descrição do post.
Dunk & Roll | Teonanacatl

Em links externos tenho outros exemplos. É só clicar nos vídeos que eles já abrem no momento em que os autores falam pra tirar a vermiculita.

View: https://youtu.be/kQ6LIe-v1hI?t=15m22s

View: https://youtu.be/0Zu5JVq7UI8?t=2m36s

Upvote 0
Encontrei referência a um vídeos desses na biblioteca, onde aos 6:18 ele fala desse detalhe que citei. Talvez seja pertinente fazer uma correção na descrição do post.
Dunk & Roll | Teonanacatl

O fato de estar publicado na biblioteca não quer dizer que os cultivadores do fórum concordem com tudo que está no vídeo. Há muito material pela net, e não dá para comentar todos eles.

O que posso dizer é que não é necessário remover a camada extra de vermiculita. É um passo desnecessário. Não removo essa camada, e nunca vi nenhum problema advindo disso. E quando ela sobrevive mais ou menos intacta ao dunk, vira parte do double-casing.

Upvote 0
Eu no máximo tiro com umas leves batidas de mão o excesso da camada de vermiculita que esteja totalmente solta e que já vai soltar na água mesmo, mas coisa pouca. O próprio micélio retém uma grande parte da vermiculita, que vai se perdendo devagar a cada dunk. Não é preciso no entanto se preocupar em removê-la. :coffee:

Upvote 0
Back