Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Micélio azulado e retraído, com Pontos escuros

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Normalmente coloco essas dúvidas nos diários, mas como esta refere-se ao Diário Completo #1 que serve pra esclarecer dúvidas e não para fazer perguntas, vou postar aqui essa situação estranha que ainda não me deparei. :huh:

Eis como está o copo #4 do meu cultivo. As fotos seguem progressivamente os ângulos para dar noção também da profundidade que ficou o micélio, além do azulamento e do amarelão no meio:
angulo 1.jpg angulo 2.jpg angulo 3.jpg angulo 4.jpg angulo 5.jpg angulo 6.jpg --> putz, nem preciso dizer a agonia que ver isto me dá, nunca peguei uma contaminação assim.
E do outro lado do copo onde tem micélio está com aparência de contaminação bacteriana:
outro lado do copo - parece contaminação bacteriana.jpg --> são esses monte de pontinhos e tracinhos escuros no meio do micélio, que não era pra ter, mas ainda assim ele parece muito branco e vigoroso.

Bem, estou em dúvida... :unsure:

Por favor, algum outro membro mais experiente pode me dar uma luz sobre do que se trata? É contaminação bacteriana mesmo? No caso, o lado que está "pra dentro e azulado" é onde a bactéria conseguiu já praticamente digerir o micélio? :bigode:
 
Última edição:
Por favor, algum outro membro mais experiente pode me dar uma luz sobre do que se trata?


É contaminação sim, ExPoro.

Para mim parece Penicillium.

Quanto aos pontinhos pretos parece só substrato grudado.
 
Upvote 0
Upvote 0
Back
Top