Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Mex Jalisco 1º Cultivo [fruto e esclerócio]

Ossaim

Hifa
Cadastrado
03/09/2013
2
17
42
Pachamama
Boas!!!

Tenho um seringa com 10ml de MexB e vou iniciar o meu 1º cultivo. Amanha mesmo chega o grão de trigo, biológico como manda a lei.

240820133382.jpg

Estava a pensar em ferver o trigo uns 10 a 15 minutos, passar por àgua corrente, encher os frascos e inocular diretamente pois não tenho panela de pressão. :cabecada:
A técnica de ferver 3 vezes o milho doce também se aplica ao trigo e ao centeio? Corro muitos riscos?
A ideia era 10ml de esporos para 5 frascos de 250ml.
2 frascos com trigo para frutificar em caising, 2 com centeio também para caising e 1 com centeio para fazer g2g naqueles sacos plástico com respiro para produzir esclerócios. Este ultimo estou na duvida se não faço a inoculação direta no saco.

Sugestões? :oops:



Boas colheitas!
 



Pesquise mais o fórum.

Use as técnicas recomendadas e não tente inventar no primeiro cultivo. O caminho que você descreveu acima é contaminação na certa. Desperdício de esporos, material e tempo.

Comece com uma PFTek.
 
Sem panela de pressão acho muito arriscado. É muito caro uma PP seminova?
 
Tenho um seringa com 10ml de MexB e vou iniciar o meu 1º cultivo.


E um detalhe que passou desapercebido.

Por que resolveu começar com Psilocybe mexicana ao invés de Psilocybe cubensis, que é a espécie de início de cultivo para praticamente todo mundo?
 
View attachment 53600

Estava a pensar em ferver o trigo uns 10 a 15 minutos, passar por àgua corrente, encher os frascos e inocular diretamente pois não tenho panela de pressão. :cabecada:
Rapaz iniciante, já tentei usar atalhos e comprovado! não dá certo! compre, empreste ou faça a sua panela de pressão,o_O (se é que tem como fazer uma) os endosporos (dos contaminantes) são muito resistentes, você só vai dar um banhozinho neles desse jeito e vão eclodir, a contaminação vai pegar na certa como disse o Ecuador... paciência associada ao bom senso vai dar certo,
Esse esquema de ferver 3 vezes é mais para o milho, o trigo e centeio é molho 24 horas só se fizer isso com eles vão virar pápa, pesquise ai no forum que vai achar as dicas necessárias... boa sorte !
 
E ai?

Obrigado pelas dicas.

Panela de pressão seminova assusta. Tantos relatos de explosão e assim... Já tive mas dei por não usar... :cry:
Vou tentar conseguir emprestada pois comprar está fora de questão.

Psilocybe mexicana pelo que li é mais adaptável e produz os tão apetecidos esclerócios, :greyalien: daí a escolha. E Psilocybe cubensis encontro muito facilmente mesmo selvagens...

A ideia do trigo surgiu numa pesquisa por Jalisco aqui no fórum. Nem sabia que tinha que deixar de molho. No vídeo que vi punham uns x ml de centeio com y ml de água destilada num frasco e colocavam na panela 1h a 120º. Não há risco de o centeio virar "papa" como o F.J.P. falou? Acabei por comprar centeio em vez de trigo e estou na duvida se ponho de molho ou uso a técnica do vídeo que falei.
PFTek acho que tem que usar farinha de arroz e vermiculite ( :question: sei muito pouco mesmo...) que não e fácil de encontrar aqui na gringa. E também bagunça muito mais que o grão de centeio na minha opinião. E não tem como clonar g2g.

Vou dar mais uma volta no fórum para ver o que os vei andam fazendo por aí com centeio e Jalisco. Se quiserem ir ajudando aqui no diário fico eternamente agradecido.

Eu vou atualizando mal chegue a panela de pressão.
 
Última edição:
No vídeo que vi punham uns x ml de centeio com y ml de água destilada num frasco e colocavam na panela 1h a 120º. Não há risco de o centeio virar "papa" como o F.J.P. falou? Acabei por comprar centeio em vez de trigo e estou na duvida se ponho de molho ou uso a técnica do vídeo que falei.
@Ossaim

Se tu usar a técnica do milho (3 dias e por 1h na pressão) usando centeio ou trigo é bem provável que o centeio/trigo fique bem mole mesmo pois ele já é um grão mais macio...

Como tu vai deixar 1 hora em 120º sem panela de pressão? esse é o ponto, pelo que sei somente na pressão que chega nos 120º, na panela comum não passa muito de 100º.

As panelas explodem por ai?o_O eu já usei muito panela velha e até hoje nada explodiu, revise bem as válvulas de proteção e a borracha, se for boa não dá nada de errado.

O centeio tem que ser bem lavado, escorrido, fervido um pouco (15/20min) + 24 de molho para tirar as sujeiras, (o mesmo se aplica para o trigo) depois põe na pressão por 1h... ai sim, fica filé para inocular.

Esse molho ai tem a finalidade de amaciar um pouco o grão e fazer alguns endósporos de contaminantes saírem do "casulo" e entrarem na fase vegetativa, na fase vegetativa eles ficam mais vulneráveis a destruição nos 120º da pressão...

boa sorte! :ler:

Expliquei mal?
Cozer três vezes por um curto período de tempo não é igual a cozer uma só mas por mais tempo?
Não vai dar papa na mesma?
usa a técnica do Mauricio se for milho, joga água fervente nos grãos tampa a panela e deixa 24h, dia seguinte escoa os grãos, ferve água e joga e deixa mais 24h, dia seguinte escoa e põe mais uma vez a água fervente e deixa 24h, depois escoa, lava bem e seca os grãos... esse processo é oque disse em cima, vai despertando os esporos de contaminantes, eles vão ficando mais vulneráveis a destruição, dá para usar cloro neste processo também.. mas creio que é só pro milho isso, o centeio e trigo são mais simples, lava bem, ferve uns 15 min, deixa de molho 24h e no dia seguinte escoa bem, seca e põe nos frascos para esterilizar na pressão
 
Última edição por um moderador:
Acompanhando e desejando-lhe SUCESSO! @Ossaim, siga o conselho do pessoal daqui para não se frustrar no seu primeiro cultivo. A Micologia é uma Ciência que só se aprende mesmo com a prática, e o melhor para isso é ir do mais simples ao mais complexo, das técnicas mais fáceis e práticas às mais difíceis e trabalhosas. Meu conselho pessoal é que você comece com a PF TECK básica, mas já que decidistes começar com grãos e casing, trate ao menos de arranjar uma panela de pressão para esterilizar substrato e potes a serem inoculados, e cuide muito bem da assepsia de tudo, inclusive do ar do ambiente em que vai inocular e realizar os procedimentos. No mais, boa sorte aí!
 
Psilocybe mexicana ótima pedida, mas como o pessoal falou, tente ir com um método mais básico e cuidado para não desperdiçar todos os seus esporos em uma primeira empreitada, estude técnicas aqui no fórum para dividir a seringa, aproveitar novamente.
 
Back
Top