Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu primeiro Terrario

Sgarbi

Primórdia
Membro Ativo
03/12/2014
88
22
Eaai pessoal, tranquilo? Queria compartilhar meu primeiro terrario e receber as devidas criticas, alem do jeito de aprimorar hehe.

Peguei uma caixa de isopor de 40L, cortei a tampa e coloquei um plastico transparente. Comprei um termostato de 75W (agradecer ao @tupy e o @Cosmik pelos esclarecimentos),uma bomba de ar de aquario e um termometro.
Segue a foto de como ele esta ficando:
image.jpg image.jpg

Minhas duvidas até agora:
1. Devo aumentar o recipente do termostato para melhor controle de temperatura? Ja que ele ira ter q aquecer toda a agua, sendo assim liberando mais calor ao terrario e melhor controle.
2. O tamanho onde irei colocar o filtro de cafe esta bom? Apenas um ou é melhor mais?
image.jpg
3. Devo prender os filtros internamente e externamente?
4. Caso adquira um exaustor de PC (cooler), e prendesse o filtro de cafe na sua parte externa, ele iria queimar de sobrecarga? E devo colocar ele acima dos filtros de cafe?

Quem quiser acompanhar meu primeiro cultivo: https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-a-albino-pf-tek.10741/

Valeu galera!
 
O tamanho onde irei colocar o filtro de cafe esta bom? Apenas um ou é melhor mais?

Creio que não precisava de uma abertura tão grande em cima. Vai dificultar controlar a temperatura com garrafas de gelo nesse verão.

E acho melhor dois furos desses. Filtro de café é um material de baixa resistência. Já pensou em micropore ou transpore? No meu próximo terrário vou tentar com transpore. É caro, mas acho que vai compensar.


Caso adquira um exaustor de PC (cooler), e prendesse o filtro de cafe na sua parte externa, ele iria queimar de sobrecarga?

Não gosto dessa idéia de um exaustor com filtro de café. Não sei se vai queimar, mas o filtro pode rasgar, conforme a força do exaustor.
 
Obrigado @Ecuador ! Vou procurar o transpore, ja que e mais indicado. Eu aplico ele internamete e externamente? E sobre o exaustor, eu usaria outro metodo para saida de ar, ou não me prejudicaria não ter?
O termostato, tem algum sentido o que mencionei :s ? Desculpa pela quantidade de duvidas :/.
 
Eu aplico ele internamete e externamente?

Creio que é o mais indicado. E pensando bem, se você usar mesmo um exaustor ou outro modo mecânico de promover a troca de ar pode ser suficiente apenas um furo.


E sobre o exaustor, eu usaria outro metodo para saida de ar, ou não me prejudicaria não ter?

Para a saída de um exaustor acho que tem que ser algo bem resistente, tipo lã acrílica. Mas não aconselho grudada no exaustor. Tem que ver como montar de modo a deixar um espaço. E há outros modos de promover a troca de ar tipo uma bomba de aquário. A diferença é que uma bomba de aquário injetaria ar os invés de soprar o mesmo para fora. Tanto o exaustor quanto uma bomba de aquário podem ser ligados a um timer.

Quanto maior a troca de ar maior o impacto sobre a umidade e o controle de temperatura.
 
Devo aumentar o recipente do termostato para melhor controle de temperatura? Ja que ele ira ter q aquecer toda a agua, sendo assim liberando mais calor ao terrario e melhor controle.

Durante esse verão (tenso) no Brasil eu acho que o micélio vai querer esse termostato bem longe do terrário dele. Imagina eu chegando na sua casa para instalar um aquecedor no seu quarto! Seria uma tortuna, não?! :unhas:

Em relação ao cooler, sugiro que por enquanto use-o somente como última opção. Porque a ventoinha requer mais controle, mais observação e experiência do cultivador. É preciso adaptá-la para saber exatamente quanto tempo deve ficar ligada. Por exemplo, se ficarem ligadas por muito tempo, podem facilmente diminuir a umidade relativa, causando todo um desequilíbrio na climatização do terrário.

Ao menos nos primeiros cultivos, recomendo que vá pelo caminho simplificado. O compressor de ar é mais do que suficiente. Você pode deixá-lo ligado 24 horas, ou dependendo da potência você pode variar o tempo ON/OFF usando um timer. Se possível leia os diários dos grandes cultivadores do CM, perceberá que boa parte tem terrário simples, mas muito eficaz. :)
 
Muito esclarecedor seu exemplo do aquecedor hahah não tinha parado pra pensar nisso. Vou seguir o conselho de vcs e optar pelos filtros comuns. Valeeu @Cosmik !
 
Eaai galera, venho com mais uma duvida que provavelmente teria de seguir as tecnicas mais basicas. Porem é horrível esse desconforto em não ter aprendizado, e perpetuar na ignorancia. Entao vai la:
1. Pensei no filtro ser internamente transpore, no meio lã acrilica e externente filtro de cafe. Não sei se a troca de ar seria muito pequena, pela quantidade de filtros ou seria mais resistence ao tempo.
 
Pensei no filtro ser internamente transpore, no meio lã acrilica e externente filtro de cafe. Não sei se a troca de ar seria muito pequena, pela quantidade de filtros ou seria mais resistence ao tempo.

Para que tantos materiais diferentes?

Vai ter ganho de quê com isso? Sugiro que faça só com transpore ou com lã acrílica.
 
Back
Top