Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Meu Primeiro cultivo!

Jdumay

Esporo
Cadastrado
23/09/2020
2
2
23
Salve, galera. Antes de mais nada gostaria muito de agradecer a todas as dicas do fórum, sem vocês eu não conseguiria se quer ter inoculado.
Bom como esse é meu primeiro cultivo ainda não tenho o olho bom pra saber se isso é uma contaminação ou não. Alguém poderia me ajudar ?
E caso seja, será que vale a pena tirar esse pedaço?
 

Anexos

  • IMG_20200923_010655077~2.jpg
    IMG_20200923_010655077~2.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 22
Solução
Fala @Jdumay
Fica tranquilo, não me parece contaminação, acredito ser o azulamento natural do micélio, causado por algum tipo de estresse.
Pode ser umidade muito baixa, pode ter sido ai que você segurou ou esbarrou e "machucou" o micélio fazendo azular.
O nome desse azulamento é "bruising", pra te ser sincero não sei se no fórum tem tradução, mas resumindo, não faz mal ao seu cultivo.
Já ouvi a teoria de que se tiver muitos hematomas (tradução de bruising) pode gerar menos cogumelos pois o micélio gasta energia em se curar, porém não se preocupe, ta bem pouco :)
Fala @Jdumay
Fica tranquilo, não me parece contaminação, acredito ser o azulamento natural do micélio, causado por algum tipo de estresse.
Pode ser umidade muito baixa, pode ter sido ai que você segurou ou esbarrou e "machucou" o micélio fazendo azular.
O nome desse azulamento é "bruising", pra te ser sincero não sei se no fórum tem tradução, mas resumindo, não faz mal ao seu cultivo.
Já ouvi a teoria de que se tiver muitos hematomas (tradução de bruising) pode gerar menos cogumelos pois o micélio gasta energia em se curar, porém não se preocupe, ta bem pouco :)
 
Última edição:
Upvote 1
Solução
Fala @Jdumay
Fica tranquilo, não me parece contaminação, acredito ser o azulamento natural do micélio, causado por algum tipo de estresse.
Pode ser umidade muito baixa, pode ter sido ai que você segurou ou esbarrou e "machucou" o micélio fazendo azular.
O nome desse azulamento é "bruising", pra te ser sincero não sei se no fórum tem tradução, mas resumindo, não faz mal ao seu cultivo.
Já ouvi a teoria de que se tiver muitos hematomas (tradução de bruising) pode gerar menos cogumelos pois o micélio gasta energia em se curar, porém não se preocupe, ta bem pouco :)
Ahhhh sensacional!! Muito obrigado 👽♥️
 
Upvote 0
O nome desse azulamento é "bruising", pra te ser sincero não sei se no fórum tem tradução

Bora traduzir! Esse é o caminho. Se não a gente ainda tava chamando carimbo de print, seringa de syringe, etc. kkk

Partiu chamar de "hematoma", que é a tradução literal e que se encaixa perfeitamente.

Nem precisa explicar muito: essa mancha aí é um hematoma por colisão durante manipulação ou secura do bolo. :D
 
Upvote 1
Fala @Jdumay
Fica tranquilo, não me parece contaminação, acredito ser o azulamento natural do micélio, causado por algum tipo de estresse.
Pode ser umidade muito baixa, pode ter sido ai que você segurou ou esbarrou e "machucou" o micélio fazendo azular.
O nome desse azulamento é "bruising", pra te ser sincero não sei se no fórum tem tradução, mas resumindo, não faz mal ao seu cultivo.
Já ouvi a teoria de que se tiver muitos hematomas (tradução de bruising) pode gerar menos cogumelos pois o micélio gasta energia em se curar, porém não se preocupe, ta bem pouco :)
Boa explicação irmão. O meu ocorreu ontem isso. Agora fiquei mais tranquilo. Achei que era contaminação.

Boa explicação irmão. O meu ocorreu ontem isso. Agora fiquei mais tranquilo. Achei que era contaminação.
É azulado a mancha. A foto não ajuda muito. Fiz o teste com um cotonete. Não saiu nada nele. Parece ser só machucado do micélio mesmo.
 

Anexos

  • C5FAB7CC-9944-4928-9F46-9DBEC6AEB6B1.jpeg
    C5FAB7CC-9944-4928-9F46-9DBEC6AEB6B1.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 14
  • CF3E1687-7A1A-44AE-ABE3-304FAF83F6C6.jpeg
    CF3E1687-7A1A-44AE-ABE3-304FAF83F6C6.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 14
Upvote 0
Back
Top