- Raças
- MDK
- Inoculação
- 21/05/2021
- Inoculação via
- PF TEK
- Assepsia (Inoculação)
- Lamina de Ar
- Terrário
- Caixa organizadora
- Técnicas
- Técnicas padrão para iniciantes , PFTEK , Seringas e ETC
- Substratos
- Arroz integral e Vermiculita

(imagem meramente ilustrativa da strain) Recomendo a leitura do diario ouvindo : Space Ambiente Music
Informação geral
Raça(s) Psilocybe Cubensis Raça MDKInoculação Dia 21/05
Inoculação Via Bolo PFTEK
Assepsia (Inoculação) Fluxo de Ar laminar Da Tampa do Forno do Fogão
Terrário Caixa Organizadora 20L com Cooler pra exaustão de ar, Argila expandida e Borbulhador de O²
Técnica(s) Bolo PFTEK e Terrario Padrão
Substratos Arroz integral moído + Vermiculita
Sumário
Diz-se que os Esporos originais desta linhagem provêm dos mesmos cogumelos mexicanos vendidos nas smartshops holandesas. Se for verdade, isto explica a sua capacidade de frutificação sob grande variedade de condições.Excelente para os iniciantes. Forte depositor de Esporos.
Dificuldade: Fácil
Tamanho: MédioSubstrato: composto, centeio, estrume e palha pasteurizados
Temperatura durante colonização: 28-30 C
Temperatura durante o florescimento: 22 – 26 C
Esterilização dos Bolos PFTEK
Fiz a proporção de arroz integral com a vermiculita , Não me lembro bem as partes de uma pra outra por isso não vou citar, mas a umidificação da vermiculita foi bem certinha pois ficou apenas algumas gotas enquanto eu apertava , coloquei a mistura de substrato nos copos de 250mLs padrão e esterilizei por 1:30h os 4 bolos , Apos pegar a pressão abaixei o fogo e deixei os copos pra acontecer a auto clave do substrato e esperei esfriar por cerca de 8 horas. Detalhe , sempre de Mascara e Cabelo preso.Inoculação
Depois de esterilizados e frio os bolos , fiz a seringa de esporos que comprei pois não tinha a quem recorrer pra me doar então tive que adquirir e foi até bem caro 70 reais o carimbo. no meio do processo e deixei na geladeira por volta de duas horas depois quando os bolos esfriaram e ficaram em temperatura ambiente inoculei apenas 2 Furos mas fiz 4 Furos pro micelio respirar e tampei com fita microporosa e coloquei na incubadora , Dia 22/05 Detalhe , sempre de Mascara e Cabelo preso.
Incubadora ( Padrão a Incubadora aquecida)
Logo Depois de inocular o Bolo PFTEK Coloquei na minha primeira incubadora improvisada , uma caixa pequena de papelão que cabia certinho os 4 bolos, mas depois de alguns dias fui percebendo que a temperatura estava muito baixa pra colonização dos bolos , percebi isso pois estavam aparecendo micélio mas muito algodoado e de progressão lenta e sem rizoformismo.

Um dos 4 copos pegou alguma contaminação por ter tombado dentro da panela de pressão provavelmente e foi isolado rapidamente
Logo depois eu decidi fazer uma outra incubadora com aquecedor de aquario de 30W e um termometro químico de mercurio furando a parede pra acompanhar a temperatura interna do ar dentro da incubadora e assim fui indo desligando e ligando e controlando e mantendo a 28 graus , mas um acidente aconteceu e eu esqueci de desligar o aquecedor e chegou a 45°C!!!! Fiquei desesperado de ter matado o micelio

Por sorte ficaram vivos e resistiram a uma temperatura maior que a temperatura mortal do micelio
Continuando a jornada porém com mais cautela o micelio foi crescendo e crescendo E ja está assim na data de hoje 10/6.

O terrario e o aniversario
Como os copos ja estão chegando a epoca de receber o aniversario ja providenciei a caixa de 20L , Uma bomba de ar , um termostato(que não me foi util tive que trocar e usar o da incubadora pra ter a temperatura ideal de 28 graus dentro do terrario) E ja Fiz os furos e tampei com fita micropore e coloquei um cooler 12v para retirar o CO2 que o micelio produzir pra evitar abrir o terrario , se não der conta irei abrir uma vez por dia para fazer a troca gasosa.Logo logo Continuarei com as imagens e o aniversario dos bolos, O contaminado irei enterrar em fibra de coco e vermiculita em um vaso de planta normal e irei regar , se der algum fruto ja é lucro !
Valeu a todos do forum pelas informações e a quem leu até aqui

Anexos
Última edição: