Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Meu 1° Isolamento. MDK em BDA.

Diário de cultivo problemático.
Boa Noite. A um tempo venho lendo e estudando sobre clonagem e isolamento. No início eu pensei que seria um bicho de 7 cabeças, não estou dizendo que é fácil mas também não é tão difícil quanto parece.
Eu tentei fazer uma clonagem de um Flórida e tive sucesso, então fiquei pensando, se ja consegui a clonagem porque não vou conseguir mexer com o BDA ?

Os trabalhos começaram no dia 26/11. Cortei acho que 30g(não lembro exatamente) de batata(eu só tinha BATATA DOCE). 5g de AGAR AGAR comestível e 5g de DEXTROSE comprada em loja de suplemento.
Usei potes de Sopa de Bebê, fiz 4 potes com BDA, 1 inoculei com esporos de Australia e o outro inoculei com esporos de MDK. e os outros 2 potes ficaram guardados Estéreis... um deles agora esta com o repique de MDK.
DSC04574.JPG DSC04575.JPG DSC04576.JPG Esterilizei por 40 minutos

DSC04580.JPG Dia 26 foi colocado os Esporos de MDK
DSC04654.JPGuns 4 dias depois ja tinha sinal de micélio...
DSC04664.JPG mais uns dias depois já dava pra ver a evolução. Alias, todo dia dava pra ver evolução. Em um pouco mais de 10 dias o pote foi tomado todo.
Parte Rizomórfica mesmo foi bem pequena, que foi exatamente os pedaços em que eu cortei.

CAM00140.jpg Essa era a placa colonizada, que eu cortei. Sobrou a parte mais algodoada.
CAM00141.jpg CAM00143.jpg Passei o Setor mais forte pra outro pote de BDA.
Sobraram alguns setores mais rizos, e o resto era todo Algodoado, então eu fiz o seguinte.

Preparei um pote de PP com Pó de Coco, Arroz integral e Farelo de arroz integral com calcário de Conchas...
As Partes rizos que sobraram eu cortei e joguei dentro do Pote de PP com o substrato citado a cima.
CAM00134.jpg CAM00135.jpg CAM00137.jpg Eu esterilizei uma colher junto, entao abri buraco no substrato e joguei o BDA cortado.
E no Final fica tudo na deliciosa bagunça...
CAM00138.jpg
O que sobrou na placa cortada foi o setor algodoado com bem pouco Rizo, Eu deixo essa placa pra usar novamente ? pq pelo q vi ela ta colonizando o BDA que ficou Exposto... da pra utilizar de novo ?
CAM00140.jpg

Isso ae Galera, a Micologia Prossegue. Abraços.
 
Parabéns!

Na foto não dá pra identificar direito como estava o micélio junto ao BDA. Quanto ao usar novamente o micélio do mesmo BDA que você já tirou um pedaço, eu esperaria ver como este vai se comportar primeiro no substrato.
 
Parabéns!

Na foto não dá pra identificar direito como estava o micélio junto ao BDA. Quanto ao usar novamente o micélio do mesmo BDA que você já tirou um pedaço, eu esperaria ver como este vai se comportar primeiro no substrato.
Obrigado, tupy, vou seguir esse conselho. Está realmente dificil de ver o bda, O micélio colonizou o BDA todo e começou a subir no vidro então acabou atrapalhando bem a visibilidade do BDA, na hora de cortar a maneira foi olhar apenas por dentro do pote. Mas por enquanto, tudo ok! Vamos Aguardar. Obrigado e um Abraço!
 
Obrigado, tupy, vou seguir esse conselho. Está realmente dificil de ver o bda, O micélio colonizou o BDA todo e começou a subir no vidro então acabou atrapalhando bem a visibilidade do BDA, na hora de cortar a maneira foi olhar apenas por dentro do pote. Mas por enquanto, tudo ok! Vamos Aguardar. Obrigado e um Abraço!
Outra, batata doce é interessante, não tinha visto ainda, só a batatinha inglesa comum. A batata doce tem muito mais carboidratos que a batata comum.
A batata-doce ganha em vários aspectos, ela tem mais carboidratos, vitamina A, tiamina, riboflavina, ácido ascórbico, sódio, fósforo e cálcio em comparação a batata inglesa*, mas o que isso implicaria no crescimento do micélio não saberia dizer.

* Rodolfo Anthero de Noronha Peres – Nutricionista Esportivo
 
Hmm bom saber, mas vou continuando pra vermos... ainda estou com paciência de passar pra mais umas placas hehe ! obrigado tupy :)
 
ainda estou com paciência de passar pra mais umas placas hehe !

Lembre-se que a cada transferência é bom variar os nutrientes da placa. Caso contrário o micélio fica estagnado/enfraquecido. Por exemplo, se nessa placa você usou batata-doce, na próxima use outro tipo de batata ou troque por outro nutriente (ex. levedura desativada).
 
Back
Top