Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Metodo facil e pratico para esterilizar sacos DIY?

Lord Demolay

Esporo
Cadastrado
10/04/2021
4
2
24
Estou para entrar no mundo do cultivo de cogumelos mas mesmo após boa pesquisa, fiquei com duvida em relação a esterilização de sacos com substrato (pellets de madeira).
Entendo que uma forma pratica de esterilizar grão para o as "sementes" é colocar os graos molhados num pote e usar a panela de pressão como autoclave, mas como proceder com sacos de plastico contendo a serragem para cultivo??

Comprei alguns sacos alimentícios (por KG, numa loja de embalagens). Só quando cheguei em casa me atentei ao fato que o material do saco importa. Creio que esses que comprei são de polietileno, ou seja, não posso autoclavar.

Qual seria a dica para eu esterilizar o substrato? Fazer em potes na pressão e transferir para o saco previamente higienizado com alcool? Cozinhar saco + serragem ja selado e com pouco ar em panela normal por 90 min? Alguma outra forma?
Realmente não sei como proceder.

Após a esterilização pretendia fazer um furo para inocular e colar um bloodstop ou gaze + filtro de café com micropore para tampar o furo.

O que me dizem??
 
Para o cultivo de comestíveis, a esterilização é apenas para o spawn.

O substrato é pasteurizado (pelo menos no caseiro, pois a quantidade de substrato para produzir quantidade boa para a culinária fica inviável fazer em panela de pressão ou autoclave pequena).

O melhor caminho é esterilizar o spawn na panela de pressão, em sacos de polipropileno (5) e pasteurizar (em tonel com fogueira ou resistência e controlar a temperatura).
Precisa fazer a boquinha no saco pra não estourar com a pressão.
Tem um tutorial aqui no fórum.
Posteriormente, transferir o spawn para o substrato.

Ideal é fazer uma cultura líquida para servir de micélio matriz, quando tiver uma genética boa.
Utilizar ela para inocular o spawn.

Se for em menor quantidade, pode usar a panela de pressão (20l pelo menos).
Porém, os cuidados com substrato estéril são bem mais importantes do que com o substrato pasteurizado.

Pode também dar uma olhada em porta de inoculação autocura ou em selante (não lembro o nome específico do selante agora, mas é para alta temperaturas e que a cura é em temperatura ambiente).
 
Última edição:
Back
Top