Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Memória e cogumelos, dúvida.

Estrelazul

Cogumelo maduro
Cadastrado
14/07/2014
49
60
30
Cheguei aos 30 anos, de acordo com a ciência as pessoas com essa idade começa a diminuir os neurônios e hormônios etc. Estou querendo saber de pessoas que consomem o psylocibes cubensis para melhora a memória, sinto que tenho dificildade de lembrar alguns nomes, como exemplo perguntar para alguém você vai para, e fica um vázio, tentando lembrar o nome do lugar, então eu especifico como é o nome. Bem não quero digitar muito aqui. Quero voltar a cultivar cogumelos e também juba de leão para manter meu cérebro ativo e bem. Valeu por ter lido. Saúde a todos!

Psilocibina >parece< promover a neurogênese, mas eu acho muito difícil que isso interfira de modo duradouro em processos como memória. Imagino que treinar seja infinitamente mais valioso que ficar tomando cogumelo (seja ele qual for).

Estudar de verdade pra algum objetivo (como concursos públicos), fazer exercício físico com frequência (artes maciais são bem interessantes), aprender a tocar algum instrumento, são exemplos de coisas que podem melhorar a memória.

Em outro sentido, se isso está realmente te atrapalhando, vale a pena fazer uns exames pra ver se está tudo certo. Falta de vitamina B12, por exemplo, é algo MUITO comum e que afeta diretamente a memória.

And, não adianta nem começar nada disso se seu sono estiver bagunçado, porque sono adequado é premissa básica pra ter memória.

Enfim, o que eu quero dizer é que não adianta ficar tomando suplemento alimentar se você não for pra academia.

Última edição:
Psilocibina >parece< promover a neurogênese, mas eu acho muito difícil que isso interfira de modo duradouro em processos como memória. Imagino que treinar seja infinitamente mais valioso que ficar tomando cogumelo (seja ele qual for).

Estudar de verdade pra algum objetivo (como concursos públicos), fazer exercício físico com frequência (artes maciais são bem interessantes), aprender a tocar algum instrumento, são exemplos de coisas que podem melhorar a memória.

Em outro sentido, se isso está realmente te atrapalhando, vale a pena fazer uns exames pra ver se está tudo certo. Falta de vitamina B12, por exemplo, é algo MUITO comum e que afeta diretamente a memória.

And, não adianta nem começar nada disso se seu sono estiver bagunçado, porque sono adequado é premissa básica pra ter memória.

Enfim, o que eu quero dizer é que não adianta ficar tomando suplemento alimentar se você não for pra academia.
Eu estudo muito, para o trabalho e faculdade. Faço esporte de esgrima japonesa chamada Kendo, toco guitarra. Fiz um exame recente, a médica encontrou bem pouco o nível de B12 e me receitou para fazer na farmácia de manipulação a vitamina, vou fazer. Mas acho que os cogumelos podem me auxiliar melhor ainda na resposta da memória, em vez de demorar para responder.

Valeu pela resposta!

Na minha experiência, cogumelo não melhora a memória.

Talvez reavive algumas memórias antigas da qual você não se fazia conta. Mas não facilita a aquisição de novos conteúdos.

Isso porque pode bagunçar um pouco atividades que exigem concentração / foco (estudo), porque a mente fica viajando em vários assuntos paralelos, em vez de focar em um só.

Mas mal também não faz, e não reduz a capacidade intelectual, nem durante nem depois, como fazem algumas outras substâncias.

Quanto a essa coisa de lembrar de nomes, certamente não ajuda. Eu continuo esquecendo. 🤔

Esquecer as coisas pode ser porque você está usando a memória demais (com tanto trabalho, estudo). Geralmente a cura para isso é dormir bem, usar menos a mente, evitar a dispersão entre muitos assuntos diferentes num mesmo dia. Coisa bem difícil, na sociedade em que estamos inseridos atualmente e que nos bombardeia diariamente com informações o tempo todo.

Faça tudo o que quiseres, mas faça uma coisa de cada vez.

evitar a dispersão entre muitos assuntos diferentes num mesmo dia. Coisa bem difícil, na sociedade em que estamos inseridos atualmente
Quanto a isso, outra coisa que acaba com a nossa memória é o uso excessivo de celular e redes sociais. É um fator a se prestar bastante atenção, especialmente naquela "olhadinha" antes de dormir que invade o momento em que seu cérebro deveria estar se preparando pra baixar as portas organizar as coisas.

Fiz um exame recente, a médica encontrou bem pouco o nível de B12 e me receitou para fazer na farmácia de manipulação a vitamina, vou fazer.
Essa vitamina tem relação direta com memória. É perceptível a diferença.
Sou vegano, essa é a principal vitamina que os veganos precisam ter atenção porque realmente existe uma maior dificuldade de absorção de fontes vegetais e por isso eu tenho alguma base pra falar do assunto. Deficiência grave causa problemas bastante sérios.
O que eu mais vejo é médico recomendando esse nutriente errado, com dosagens próximas as da necessidade diária, porém a B12 tem uma biodisponibilidade baixíssima e pra conseguir ser absorvida precisa de "superdosagens". O pessoal especializado costuma passar uma dosagem de, no mínimo, 500mcg combinada com folato. Eu uso 1000mcg/dia.
Os nutricionistas e médicos que conhecem esse problema costumam tentar elevar a B12 no sangue bem acima da taxa mínima aceitável.
Em farmacia você acha dosagens em torno de 2,5mcg, que é a necessidade diária recomendada., porém seu corpo absorve uma quantidade ínfima dessa vitamina. Tem gente que mesmo com 5000mcg não consegue elevar os níveis e precisa de injeção, vai muito de organismo, mas é uma vitamina importante e de absorção bem chata, com altas taxas de deficiência na população.

Última edição:
Vou dar uma opinião diferente do resto, até pra não ser repetitivo, já que concordo.

Desde as aulas de história no ensino fundamental, que precisava decorar nome de presidente antigo, nome de rio do outro lado do país, eu sempre tive dificuldade de lembrar nomes.

Mas em compensação eu lembro os ~160 nomes dos personagens pra jogar league of legends, mesmo agora que eu nem jogo mais e dos novos que eu nunca joguei.

Eu tenho interesse pelo jogo em si, enquanto pelos nomes dos presidentes não tinha.

Independente de ciência, evidências científicas, pessoalmente acho que isso é mais limitante que a próxima capacidade biológica de memória.
A forma como recebemos a informação.

Como exemplo a nova ponta em construção que liga o Paraguai e o Brasil. O nome aprovado por políticos é Jaime Lerner, que ninguém liga pra quem é.
As próprias pessoas da cidade chamam pelo nome "ponte da integração", esse ninguém esquece.

Ao ouvir o nome eu penso "foda-se, eu não ligo, só mais um político ou nome genérico ou totalizando desnecessário de lembrar".
Não de forma consciente, mas igual quando alguém fala com você sobre algo totalmente desinteressante e você desliga e só fica "aham, sim ".

Eu acho que "melhorar" a memória é muito mais receber os nomes ou situações de forma mais aberta.

Pra facilitar, é como se te perguntasse o que você almoçou ha 23 dias atrás.
E em contrapartida perguntasse o que você comeu a última vez que foi no seu restaurante favorito ou que foi com pessoas que você gosta.

Apesar de nem todo almoço poder ser especial, se teve um domingo que você fez um medalhão de mignon você lembra.
Não necessariamente pela comida ser melhor, mas pelo seu humor no dia estar mais ativo, não almoçando durante o intervalo de trabalho só pela necessidade.

Eu estudo muito, para o trabalho e faculdade

Ao falar que você estuda muito (que seria um julgamentos seu, já que quantidade é relativo), passa a ideia de que "é mais do que você considera normal" ou que deveria ser.

Por abstração, acho que o mesmo sentimento é responsável por reduzir a capacidade de lembrar de coisas banais como nomes que não vão te ajudar na faculdade e nem a ganhar dinheiro.
Acho que a dificuldade é mais um vício do treino de memorizar para fins práticos e rentáveis.

Quando eu comecei a trabalhar, atendia todos os clientes igualmente. Após anos eu atendo "melhor" os que vão me pagar mais.

Eu lembro o nome de todos meus melhores clientes e de todos os familiares deles que eu nem conheço.
Dos "piores" eu não sei nem se tem filhos.

Acho que o "treinamento de memória" realmente necessário é mudar a forma de receber a informação de nomes dos lugares, dando mais importância no momento que escuta. E isso vale até para uma releitura, você pode buscar no celular o nome agora mesmo e daqui 30 minutos esquecer, porque você só quis resolver o problema.

Agora sobre a relação com cogumelos.
Na minha experiência o cogumelo realmente ajuda com a capacidade de lembrar, mas... durante o efeito.
Fica fácil rever memórias lá da infância, da semana passada, da última trip que nem lembrava sóbrio. (Não vou nem falar de memória falsa)

Mas assim que passa o efeito, sinto o efeito oposto.
Bem similar a tomar ritalina sem necessidade médica.
Assim que interrompe o uso se sente extremamente burro e incapaz.
Com cogumelo é como se ficasse acostumado a ter as lembranças na palma da mão, só pensando um pouquinho e isso faz acostumar com essa facilidade, assim que passa o efeito retornar a "lentidão" do pensamento é fica ainda mais difícil do que era originalmente.

Tem estudos (ainda controversos, sem reprodutibilidade até agora, ou seja, não muito útil) que falam sobre a formação de novas ligações entre neurônios ou neurogenese como o barra falou, não significa que ajude de forma significativa ou direta nas minhas próprias capacidades.

Por exemplo, eu falo bastante no chat, coisas como relacionar Harry Potter com jesus Cristo, budismo, física e matemática.
Essas "ligações" extras poderiam facilitar o relacionamento de conhecimentos diferentes, como o que eu falei acima.
Mas isso não quer dizer que Harry Potter realmente tenha qualquer relação com a origem do universo, afinal, é apenas um filme.
Ou mesmo que isso seja um benefício.
Poderia muito bem ser visto como algo negativo até para a memória.

Pessoalmente, se eu quisesse utilizar cogumelos para melhorar minha memória, eu partiria de trips fortes, tentando identificar meus hábitos que provocaram a gravação de memórias e de hábitos que dispensam ela.
E depois do efeito passar tentaria mudar esse hábitos.

Exemplo: Eu não ligo para o nome de pessoas, fico mais focado no que ela diz do que no nome, na aparência, na roupa.

Identificando o motivo: Colocar valor na pessoa pela sua opinião, capacidade tecnológica, separando do indivíduo.

Mudando a abordagem: se forçar a perceber a relação do que a pessoa fala com sua aparência, nome, história de vida, afinal, a própria opinião e capacidade dela é baseada nesses fatores.

No caso de nome de locais: Um parque chamado Jailton Aranha, eu não ligo pra quem foi, eu gosto do parque porque tem um lago, animais, fácil acesso bem no centro da cidade.

Identificando o motivo: eu acredito que a escolha do nome é uma decisão política de poucos indivíduos que eu considero idiotas, então além de não me importar, ainda tenho rejeição natural.
Nome de locais privados tem a diferença de serem pensados para chamar a atenção e ter identidade de marca, é mais fácil lembrar por isso. Locais menores também podem ter o mesmo problema dos públicos.

Mudando a abordagem: Como não há possibilidade de eu gostar do nome que não "concordo", a mais prática é relacionar diferenciais do local. Se o lago do parque tem um formato diferente, se tem pedalinhos, alguma espécie de árvore que eu percebi diferente, se ele fica em um local bom para mim.
Identificando diferenças que sejam exclusivas daquele local, relacionar o nome com o local, não com o nome em si.
Não pensar no Jailton humano, mas que o próprio parque se chama Jailton.

Quando você come uma comida nova, como um jalapeno, a textura, ser picante é o que você lembrar. É difícil esquecer o nome, porque tem um gosto específico.
Com a prática você consegue guardar informações do "gosto" e ao comer um prato diferenciar até se é pimenta do reino ou pimenta branca.
Mas precisa prestar atenção no gosto antes de conseguir.
Assim como precisa prestar atenção mas características do local que quer lembrar o nome.
O cogumelo traria a lembrança do gosto ou do local na trip, usar essa capacidade de "imaginar" o gosto e analisar de forma mais complexa que facilitaria a memória depois do efeito passar, não pelo fato de comer o cogumelo e ter o efeito psicotrópico. Mas isso seria como remover a empresa terceirizada por gravar suas memórias. Elas seriam mais precisas, mas inviáveis de fazer no dia a dia. Por isso a importância de aprender a fazer isso sem depender da substâncias.

Imagina se acostumar a depender do cogumelo para lembrar, ao ficar sem seria pior do que nunca ter conhecido.

Fiz um exame recente, a médica encontrou bem pouco o nível de B12 e me receitou para fazer na farmácia de manipulação a vitamina, vou fazer.

Se você está com deficiência de B12 trate rápido. Eu já vi pessoas que nunca se recuperaram totalmente de deficiência de B12. Era para ter começado quando saiu do consultório da médica. Ela não falou em usar B12 injetável?

Cogumelos não vão ajudar com essa deficiência ou outras possíveis causas de perda de memória.

Deficiência de B1 também está relacionada com memória disfuncional. Assim como algumas infecções, depressão, stress e tiroide.

Na minha experiência, cogumelo não melhora a memória.

Talvez reavive algumas memórias antigas da qual você não se fazia conta. Mas não facilita a aquisição de novos conteúdos.

Isso porque pode bagunçar um pouco atividades que exigem concentração / foco (estudo), porque a mente fica viajando em vários assuntos paralelos, em vez de focar em um só.

Mas mal também não faz, e não reduz a capacidade intelectual, nem durante nem depois, como fazem algumas outras substâncias.

Quanto a essa coisa de lembrar de nomes, certamente não ajuda. Eu continuo esquecendo. 🤔

Esquecer as coisas pode ser porque você está usando a memória demais (com tanto trabalho, estudo). Geralmente a cura para isso é dormir bem, usar menos a mente, evitar a dispersão entre muitos assuntos diferentes num mesmo dia. Coisa bem difícil, na sociedade em que estamos inseridos atualmente e que nos bombardeia diariamente com informações o tempo todo.

Faça tudo o que quiseres, mas faça uma coisa de cada vez.
Eu penso que pode melhorar a minha memória, tive uma época em que usei micro dosagens de LSD, e minha memória ficou muito boa, lembro que teve uma vez em que eu estava com meu pai no carro e ele viu um telefone, pediu para mim memorizar, e eu olhei uma vez ou duas e memorizei muito rápido.

Outro aspecto da memória que penso é o quanto fazemos as coisas com um certa volocidade, mais lenta, sentindo etc. Melhorou muito.

Minha vontade agora é usar microdosagens dos Psilocibes Cubensis para manter o meu cérebro mais saudável. Mas estou estudando isso provavelmente posso fazer um diário.

Agradeço pela resposta.

Cheguei aos 30 anos, de acordo com a ciência as pessoas com essa idade começa a diminuir os neurônios e hormônios etc. Estou querendo saber de pessoas que consomem o psylocibes cubensis para melhora a memória, sinto que tenho dificildade de lembrar alguns nomes, como exemplo perguntar para alguém você vai para, e fica um vázio, tentando lembrar o nome do lugar, então eu especifico como é o nome. Bem não quero digitar muito aqui. Quero voltar a cultivar cogumelos e também juba de leão para manter meu cérebro ativo e bem. Valeu por ter lido. Saúde a todos!
Eu com 40 só lembro mesmo o essencial rss deixa pra lá o resto que segue natural !!!
Mas me ajuda a lembrar o mais importante, quem EU SOU. é uma maravilha!

Quanto a isso, outra coisa que acaba com a nossa memória é o uso excessivo de celular e redes sociais. É um fator a se prestar bastante atenção, especialmente naquela "olhadinha" antes de dormir que invade o momento em que seu cérebro deveria estar se preparando pra baixar as portas organizar as coisas.

Essa vitamina tem relação direta com memória. É perceptível a diferença.
Sou vegano, essa é a principal vitamina que os veganos precisam ter atenção porque realmente existe uma maior dificuldade de absorção de fontes vegetais e por isso eu tenho alguma base pra falar do assunto. Deficiência grave causa problemas bastante sérios.
O que eu mais vejo é médico recomendando esse nutriente errado, com dosagens próximas as da necessidade diária, porém a B12 tem uma biodisponibilidade baixíssima e pra conseguir ser absorvida precisa de "superdosagens". O pessoal especializado costuma passar uma dosagem de, no mínimo, 500mcg combinada com folato. Eu uso 1000mcg/dia.
Os nutricionistas e médicos que conhecem esse problema costumam tentar elevar a B12 no sangue bem acima da taxa mínima aceitável.
Em farmacia você acha dosagens em torno de 2,5mcg, que é a necessidade diária recomendada., porém seu corpo absorve uma quantidade ínfima dessa vitamina. Tem gente que mesmo com 5000mcg não consegue elevar os níveis e precisa de injeção, vai muito de organismo, mas é uma vitamina importante e de absorção bem chata, com altas taxas de deficiência na população.

Cara, que foda!
Também sou vegano (vegetariano estrito), comecei a estudar sobre esse lance de nutrição por causa disso mesmo. Uma coisa interessante é que 40% da população tem deficiencia dessa vitamina, costumam correlacionar sua deficiencia com o veganismo, mas a é uma condição extremamente comum. Essa vitamina é produzida por cianobacterias presentes em rios lagos e vegetais in natura, ou seja, antes da modernização do processamento dos alimentos essa vitamina era abundante, porém não é mais.

Fico feliz de encontrar um irmão de batalha!

Uma coisa interessante é que 40% da população tem deficiencia dessa vitamina

Os dados que eu achei indicam prevalência de deficiência de B12 menor que isso:

1729173136348.png

É claro que essa é uma média, e há países, como o Índia, com taxas mais elevadas (por que será?), assim como alguns grupos populacionais, como vegetarianos e veganos. A ingestão baixa de B12 é uma causa óbvia de deficiência.

Os dados que eu achei indicam prevalência de deficiência de B12 menor que isso:

View attachment 215782

É claro que essa é uma média, e há países, como o Índia, com taxas mais elevadas (por que será?), assim como alguns grupos populacionais, como vegetarianos e veganos. A ingestão baixa de B12 é uma causa óbvia de deficiência.
A discrepancia pode ser por causa da metodologia: Exemplo: No Brasil a ANVISA estabelece que 2,4 ug de b12 é 100% do vd que precisamos, nos EUA é 6,0ug. Mas o foda de pegar artigo da wikipedia é que não sabemos onde esse estudo foi publicado. Sabemos que existem comunidades mais cientificamente rígidas e não publicam artigos sem uma revisão minuciosa. É prudente usar de referencia artigos da PubMed ou Nature, de preferencia ainda, os mais citados, como o que estou compartilhando abaixo:

Os artigos sérios sobre a deficiência de b12 entre veganos são de 2011, 2012, aidna sim as diferenças não foram tão maiores. Acredito que nessa época os mesmos não se ligavam em suplementação, hoje em dia é bem capaz da taxa de b12 ser maior entre veganos pois estes se atentam nesse ponto, a maioria da população já não tomam tanto cuidado.

Outro ponto é que em países desenvolvidos a b12 é adicionada na farinha e em outros insumos (assim como ferro na farinha e iodo no sal), logo o índice de deficiência será menor. Em continentes com incidência maior de subnutrição a taxa de deficiência também tende a ser maior.

Anexos

• B12.jpg
    B12.jpg
    116.9 KB · Visualizações: 1
Apesar de não haver vitamina b12 nos cogumelos, fica aqui minha contribuição com uma tabela de outras vitaminas presentes nos fungos comestíveis.
Tbm mando uma segunda tabela sobre outros compostos ativos
IMG_20241017_131942.jpg

IMG_20241017_131949.jpg

Apesar de não haver vitamina b12 nos cogumelos, fica aqui minha contribuição com uma tabela de outras vitaminas presentes nos fungos comestíveis e outra falando de outros compostos ativos interessantes:
View attachment 215789

View attachment 215788
Cara, procuro há anos alguma fonte sobre a informação nutricional do Psilocybe Cubensis e jamais encontrei. Queria muito tirar essa curiosidade.

Quanto ao consumo de cogumelos e neurogênese : É fato que o cérebro é um órgão com capacidade de regeneração e a neurogenese é nada mais que a regeneração de áreas que sofreram traumas ou não são estimuladas. A psilocibina atua de forma similar à serotonina, as duas substancias estimulam o receptor 5-HT2A de serotonina, que pode levar à ativação de vias de sinalização celulares envolvidas na neurogênese.

Esse processo é relevante se você fica apenas se drogando (sem fazer exercícios, ler e executando atividades de raciocínio)? Acredito que não. Somente o fato de usar uma substância não vai ajudar muito.

É prudente usar de referencia artigos da PubMed ou Nature, de preferencia ainda, os mais citados, como o que estou compartilhando abaixo:

Esse artigo da Nature concorda que até a deficiência subclínica é menor que 40%:

"Clinical B12 deficiency with classic haematological and neurological manifestations is relatively uncommon. However, subclinical deficiency affects between 2.5% and 26% of the general population depending on the definition used"

E o verbete da wiki traz uma longa lista de referências, é só consultá-las:

Por último, eu já fui vegetariano, em alguns períodos quase vegano, e participei de um grupo bem grande. De vez em quando aparecia alguém com deficiência de B12. Muitas vezes por acreditarem em um mito de que "a B12 está em toda parte", ou que "o vegetarianismo e a B12 não aumentam o risco de deficiência de B12". A maioria se recuperou, em maior ou menor grau, da deficiência, após tratamento médico. Mas uma minoria, após meses de injeções, e níveis normais de B12 no sangue, ficou com sequelas. Então fiquem espertos com a B12.

Ele n
Esse artigo da Nature concorda que até a deficiência subclínica é menor que 40%:

"Clinical B12 deficiency with classic haematological and neurological manifestations is relatively uncommon. However, subclinical deficiency affects between 2.5% and 26% of the general population depending on the definition used"

E o verbete da wiki traz uma longa lista de referências, é só consultá-las:

Por último, eu já fui vegetariano, em alguns períodos quase vegano, e participei de um grupo bem grande. De vez em quando aparecia alguém com deficiência de B12. Muitas vezes por acreditarem em um mito de que "a B12 está em toda parte", ou que "o vegetarianismo e a B12 não aumentam o risco de deficiência de B12". A maioria se recuperou, em maior ou menor grau, da deficiência, após tratamento médico. Mas uma minoria, após meses de injeções, e níveis normais de B12 no sangue, ficou com sequelas. Então fiquem espertos com a B12.
Isso se considerar deficiência clínica de vitamina B12 com manifestações hematológicas e neurológicas, não é deficiência constatada por biomarcadores e sim as manifestações subclínicas.

Cara, primeiro ponto: Tanto animais quanto plantas não produzem b12. Fato. Bactérias como a Propionibacterium freudenreichii presentes no trato digestivo dos animais conseguem fermentar e gerar alguma quantidade dessa vitamina, se não houvesse suplementação nos animais (Potemin) o número de pessoas com deficiência seria absurdamente maior pois a quantidade da vitamina também reduziria drasticamente nos animais.

Quanto ao seu relato: a deficiência de b12 demora anos para apresentar sintomas. Para uma pessoa ter uma deficiência forte a ponto de sequelar ela muito provavelmente já tinha essa deficiência antes do veganismo/vegetarianismo, são anos de omissão. Dizer que "b12 está por todas parte" é um equívoco, só o fato da maior quantidade de vitamina b12 presente nos animais de corte serem de origem laboratorial já é uma evidência de que essas bactérias não estão mais biodisponíveis no mundo atual ("por toda parte"). Em ambientes selvagens há b12 até na água, mas não é a realidade do momento e a suplementação é importante.

É uma vitamina extremamente barata com casos de hipervitaminose quase inexistentes, minha opnião é que todos deveriam suplementar, sem excessão.

Esse médico nutrólogo cita o estudo em questão, o cara é especialista em b12. Se alguém tiver interesse em assistir:

Outro ponto interessante: Algumas pessoas absorvem tão pouca vitamina b12 que tem que tomar injeções cavalares (5.000 mcg) repetidas vezes para aumentar pouco o nível sérico da mesma.

Acho que já escrevi demais, espero ter contribuído!

Treinem, estudem e suplementem b12, é nois!

Última edição:
Esse médico nutrólogo cita o estudo em questão

Cara, um vídeo de mais de duas horas não dá. Sinto muito. E olha que o Eric participava do tal grupo que eu falei acima. Na época a posição dele era: TOMEM SUPLEMENTOS. Não sei se mudou.

E Potemin? Por favor. Carne naturalmente tem B12. Ponto. Final. Qualquer animal precisa de B12 para viver. É simples. Você fala que ao mesmo tempo que a B12 dos animais é de origem laboratorial e que tem bactérias no intestino deles que produzem B12. Qual das duas é?

Será que esse bisão aqui, declarado como carne de caça, usou suplemento de Potemin?

Porção de 100g:

Vitamin B-121.79µg

É justamente esse tipo de pensamento diversionista que leva muitos veganos a terem deficiência.

Última edição:
Cara, um vídeo de mais de duas horas não dá. Sinto muito. E olha que o Eric participava do tal grupo que eu falei acima. Na época a posição dele era: TOMEM SUPLEMENTOS. Não sei se mudou.

E Potemin? Por favor. Carne naturalmente tem B12. Ponto. Final. Qualquer animal precisa de B12 para viver. É simples. Você fala que ao mesmo tempo que a B12 dos animais é de origem laboratorial e que tem bactérias no intestino deles que produzem B12. Qual das duas é?

Será que esse bisão aqui, declarado como carne de caça, usou suplemento de Potemin?

Porção de 100g:

Vitamin B-121.79µg

É justamente esse tipo de pensamento diversionista que leva muitos veganos a terem deficiência.
Você está tirando conclusões fora do que foi escrito, quase tudo que vc citou que eu teria escrito não é verdade. Por favor, leia e releia o que eu disse. Não vou ensinar interpretação textual aqui.

Última edição:
Por favor, leia e releia o que eu disse. Não vou ensinar interpretação textual aqui.

Nem eu vou ensinar isso a você. Sinto muito. Ou você aprende, ou não.

Algumas das suas ideias, como a de que o gado depende de suplementar de Potemin para a carne ter B12 suficiente para as pessoas que comem carne não ficarem deficientes são tão inexatas que pode-se dizer que são trágicas.

Outras, como essa abaixo, confirma a minha Idea que veganos acham que há B12 em todo lugar. Você, que falou acima em consultar links do pubmed, tem alguma fonte que mostre que há quantidades apreciáveis de B12 na água dos ambientes selvagens?

Em ambientes selvagens há b12 até na água, mas não é a realidade do momento e a suplementação é importante.

Porção de 100g:

Vitamin B-121.79µg

Então vamos lá, vou mostrar que sua interpretação foi equivocada ponto a ponto.

1- "Cara, um vídeo de mais de duas horas não dá. Sinto muito. E olha que o Eric participava do tal grupo que eu falei acima. Na época a posição dele era: TOMEM SUPLEMENTOS. Não sei se mudou.

Citando literalmente o que eu disse: " É uma vitamina extremamente barata com casos de hipervitaminose quase inexistentes, minha opnião é que todos deveriam suplementar, sem excessão."

2- "E Potemin? Por favor. Carne naturalmente tem B12. Ponto. Final. Qualquer animal precisa de B12 para viver. É simples. Você fala que ao mesmo tempo que a B12 dos animais é de origem laboratorial e que tem bactérias no intestino deles que produzem B12. Qual das duas é?"

Veja que em nenhum momento foi dito que carne não tem b12 naturalmente ,isso ai vc quem inventou atacou a interpretação equivocada que você mesmo criou. Qual das duas (laboratorial ou natural)? Simples: grande parte da b12 biodisponível em alimentos de origem animal é de origem sintética, ou seja, o número de deficientes aumentaria sem a suplementação dos animais, ficando apenas a b12 natural.

3 - Como vc interpretou erroneamente o primeiro ponto, colocou a informação nutricional de um animal selvagem contendo b12 como se eu tivesse escrito ao contrário disso. Não vou contrapor, pq é fato que eles possuem esse nutriente. Se é quantidade razoável é bem questionável (1,79 ug). Mas ok.

4 - "É justamente esse tipo de pensamento diversionista que leva muitos veganos a terem deficiência."
Mesmo caso do primeiro ponto.

Por fim digo e repito: Animais e plantas não produzem b12, apenas absorvem em relações simbióticas. Não existe processo fisiológico onde animais produzem essa vitamina e sim que absorvam. A vitamina b12 nos animais selvagens tiveram origem bacteriana (dentre elas a Propionibacterium freudenreichii) e foi somente absorvida pelos animais que posteriormente servem de alimentos para outros. Se você conseguir mostrar um caso sequer de animal que produz b12 em processos autônomos e fisiológicos eu retiro tudo que eu disse. Revisionismo seria dizer que animais o fazem.

Toda sua penúltima argumentação foi em cima de falácia de interpretação errada do que eu falei acima. Não vou perder meu tempo debatendo indo às proximas.. vc vai continuar tirando conclusões que não entendeu.

É minha última resposta.

Back