Vou dar uma opinião diferente do resto, até pra não ser repetitivo, já que concordo.
Desde as aulas de história no ensino fundamental, que precisava decorar nome de presidente antigo, nome de rio do outro lado do país, eu sempre tive dificuldade de lembrar nomes.
Mas em compensação eu lembro os ~160 nomes dos personagens pra jogar league of legends, mesmo agora que eu nem jogo mais e dos novos que eu nunca joguei.
Eu tenho interesse pelo jogo em si, enquanto pelos nomes dos presidentes não tinha.
Independente de ciência, evidências científicas, pessoalmente acho que isso é mais limitante que a próxima capacidade biológica de memória.
A forma como recebemos a informação.
Como exemplo a nova ponta em construção que liga o Paraguai e o Brasil. O nome aprovado por políticos é Jaime Lerner, que ninguém liga pra quem é.
As próprias pessoas da cidade chamam pelo nome "ponte da integração", esse ninguém esquece.
Ao ouvir o nome eu penso "foda-se, eu não ligo, só mais um político ou nome genérico ou totalizando desnecessário de lembrar".
Não de forma consciente, mas igual quando alguém fala com você sobre algo totalmente desinteressante e você desliga e só fica "aham, sim ".
Eu acho que "melhorar" a memória é muito mais receber os nomes ou situações de forma mais aberta.
Pra facilitar, é como se te perguntasse o que você almoçou ha 23 dias atrás.
E em contrapartida perguntasse o que você comeu a última vez que foi no seu restaurante favorito ou que foi com pessoas que você gosta.
Apesar de nem todo almoço poder ser especial, se teve um domingo que você fez um medalhão de mignon você lembra.
Não necessariamente pela comida ser melhor, mas pelo seu humor no dia estar mais ativo, não almoçando durante o intervalo de trabalho só pela necessidade.
Eu estudo muito, para o trabalho e faculdade
Ao falar que você estuda muito (que seria um julgamentos seu, já que quantidade é relativo), passa a ideia de que "é mais do que você considera normal" ou que deveria ser.
Por abstração, acho que o mesmo sentimento é responsável por reduzir a capacidade de lembrar de coisas banais como nomes que não vão te ajudar na faculdade e nem a ganhar dinheiro.
Acho que a dificuldade é mais um vício do treino de memorizar para fins práticos e rentáveis.
Quando eu comecei a trabalhar, atendia todos os clientes igualmente. Após anos eu atendo "melhor" os que vão me pagar mais.
Eu lembro o nome de todos meus melhores clientes e de todos os familiares deles que eu nem conheço.
Dos "piores" eu não sei nem se tem filhos.
Acho que o "treinamento de memória" realmente necessário é mudar a forma de receber a informação de nomes dos lugares, dando mais importância no momento que escuta. E isso vale até para uma releitura, você pode buscar no celular o nome agora mesmo e daqui 30 minutos esquecer, porque você só quis resolver o problema.
Agora sobre a relação com cogumelos.
Na minha experiência o cogumelo realmente ajuda com a capacidade de lembrar, mas... durante o efeito.
Fica fácil rever memórias lá da infância, da semana passada, da última trip que nem lembrava sóbrio. (Não vou nem falar de memória falsa)
Mas assim que passa o efeito, sinto o efeito oposto.
Bem similar a tomar ritalina sem necessidade médica.
Assim que interrompe o uso se sente extremamente burro e incapaz.
Com cogumelo é como se ficasse acostumado a ter as lembranças na palma da mão, só pensando um pouquinho e isso faz acostumar com essa facilidade, assim que passa o efeito retornar a "lentidão" do pensamento é fica ainda mais difícil do que era originalmente.
Tem estudos (ainda controversos, sem reprodutibilidade até agora, ou seja, não muito útil) que falam sobre a formação de novas ligações entre neurônios ou neurogenese como o barra falou, não significa que ajude de forma significativa ou direta nas minhas próprias capacidades.
Por exemplo, eu falo bastante no chat, coisas como relacionar Harry Potter com jesus Cristo, budismo, física e matemática.
Essas "ligações" extras poderiam facilitar o relacionamento de conhecimentos diferentes, como o que eu falei acima.
Mas isso não quer dizer que Harry Potter realmente tenha qualquer relação com a origem do universo, afinal, é apenas um filme.
Ou mesmo que isso seja um benefício.
Poderia muito bem ser visto como algo negativo até para a memória.
Pessoalmente, se eu quisesse utilizar cogumelos para melhorar minha memória, eu partiria de trips fortes, tentando identificar meus hábitos que provocaram a gravação de memórias e de hábitos que dispensam ela.
E depois do efeito passar tentaria mudar esse hábitos.
Exemplo: Eu não ligo para o nome de pessoas, fico mais focado no que ela diz do que no nome, na aparência, na roupa.
Identificando o motivo: Colocar valor na pessoa pela sua opinião, capacidade tecnológica, separando do indivíduo.
Mudando a abordagem: se forçar a perceber a relação do que a pessoa fala com sua aparência, nome, história de vida, afinal, a própria opinião e capacidade dela é baseada nesses fatores.
No caso de nome de locais: Um parque chamado Jailton Aranha, eu não ligo pra quem foi, eu gosto do parque porque tem um lago, animais, fácil acesso bem no centro da cidade.
Identificando o motivo: eu acredito que a escolha do nome é uma decisão política de poucos indivíduos que eu considero idiotas, então além de não me importar, ainda tenho rejeição natural.
Nome de locais privados tem a diferença de serem pensados para chamar a atenção e ter identidade de marca, é mais fácil lembrar por isso. Locais menores também podem ter o mesmo problema dos públicos.
Mudando a abordagem: Como não há possibilidade de eu gostar do nome que não "concordo", a mais prática é relacionar diferenciais do local. Se o lago do parque tem um formato diferente, se tem pedalinhos, alguma espécie de árvore que eu percebi diferente, se ele fica em um local bom para mim.
Identificando diferenças que sejam exclusivas daquele local, relacionar o nome com o local, não com o nome em si.
Não pensar no Jailton humano, mas que o próprio parque se chama Jailton.
Quando você come uma comida nova, como um jalapeno, a textura, ser picante é o que você lembrar. É difícil esquecer o nome, porque tem um gosto específico.
Com a prática você consegue guardar informações do "gosto" e ao comer um prato diferenciar até se é pimenta do reino ou pimenta branca.
Mas precisa prestar atenção no gosto antes de conseguir.
Assim como precisa prestar atenção mas características do local que quer lembrar o nome.
O cogumelo traria a lembrança do gosto ou do local na trip, usar essa capacidade de "imaginar" o gosto e analisar de forma mais complexa que facilitaria a memória depois do efeito passar, não pelo fato de comer o cogumelo e ter o efeito psicotrópico. Mas isso seria como remover a empresa terceirizada por gravar suas memórias. Elas seriam mais precisas, mas inviáveis de fazer no dia a dia. Por isso a importância de aprender a fazer isso sem depender da substâncias.
Imagina se acostumar a depender do cogumelo para lembrar, ao ficar sem seria pior do que nunca ter conhecido.